A culpa é da mãe?

sábado, outubro 30, 2010Marcia



É comum ouvir por aí frases do tipo: "Ah,se o bebê não fala,é culpa da mãe que não ensinou" ou "Se ainda não anda é porque a mãe não estimula" ou " Vive doente? Culpa da mãe que não cuida direito..." ou " Nunca ficou doente? Culpa da mãe, que protege demais, quando pegar a primeira doença vai ser pior".
Se a mãe trabalha fora, a acusam de deixar o filho abandonado; se abandona a carreira pra cuidar do filho,está mimando demais. Quantas cobranças,meu Deus! Ouvindo os relatos de muitas leitoras, percebo que todas vivemos esse tipo de cobrança diariamente, seja nas ruas,na família, entre amigos...
Pois é, e nós pobres mães? Sempre perdidas no meio de tantas opiniões controversas,afogadas em culpa, desejando e lutando sempre para fazer o melhor para nossos filhos.
A verdade é que nenhuma mãe é perfeita, mas acredito profundamente no amor que cada uma leva no coração. E sem dúvida, esse mesmo coração é cheio de boas intenções. E,queridas amigas,vivemos em constante aprendizado. Isso em qualquer aspecto de nossas vidas.Não poderia ser diferente agora que também somos mães. Fazemos o nosso melhor,o que está ao nosso alcance,sempre.
Quantas vezes já me culpei por ter deixado que ele passasse frio ou calor... E por ter sido picado pelo mosquito da dengue! Ah, como me culpei por isso! E agora,muitas vezes me culpo quando vejo que alguns bebês já foram ensinados a fazer coisas que eu ainda não ensinei! Porque me esqueci, ou porque não sabia... Enfim...
No entanto,sou mãe,mas também sou humana.Faço o meu melhor e acredito que estou indo muito bem,visto que sou a única referência feminina na vida do meu filho e estou sendo mãe pela primeira vez(por momentos nem eu mesma acredito nisso,quantas vezes me pego olhando pra ele e pensando"Gente, esse menininho aí é meu filho!Eu sou mãe dele!"rs)
E além disso quando tenho esses sentimentos de culpa,penso muito em Deus. E creio que Ele não teria me dado a oportunidade de ser mãe se eu não fosse capaz.Foi isso que tanto desejei durante toda a minha vida e certamente estou dando a ele o que há de mais precioso em mim.
E vocês, queridas leitoras, que tipo de cobrança sofrem da sociedade? E mais, como lidar com elas?

Marcia ( mãe do Gustavinho)

VEJA MAIS POSTAGENS

9 comentários

  1. Cobranças existirão sempre... pois na sociedade as pessoas sempre tentam colocar as outras para baixo (essa é a minha opinião)... sempre olham o lado negativo e nunca o positivo... ninguém chega pra nós e diz nossa como vc cuida bem do seu filho!!!!... acho q elas precisam se autoafirmar e por isso veem o qto o outro é ruim e "elas melhores"... depois que percebi isso NÃO me importo com a opinião dos outros, tento fazer o melhor em tudo por meu filho e AMA-LO da forma mais intensa possivel... pois pra mim, o meu amor é o que ele relamente se importará em ter.... bjsss

    ResponderExcluir
  2. Ai Marcia... Falou tudo!!!
    Não bastasse a cobrança alheia, ainda nos sentimos culpada por qualquer coisa...
    Sinceramente quando a cobrança vem de terceiros, eu fico pestanejando, pestanejando... Às vezes até dou ouvidos, mas na grande maioria, sorrio e agradeço... Deixa pra lá né?!
    Mas quando a cobrança vem de mim, putz, só o que me resta é ficar com o caração apertado e torcer para que eu não "erre" novamente!
    Bjocas,
    Carol

    ResponderExcluir
  3. Marcia, sem comentários para as cobranças né? Infelizmente as pessoas acham que mãe não é gente, que qualquer deslize é omisão, negligência. E sabe o que me deixa mais triste nisso tudo, é mãe julgando mãe.
    Tem mulheres que se acham sempre melhor do que as outras, acham que o que elas fazem é que é o certo. Isso sim me dá tristeza, porque são os seres que mais deveriam ter compreensão em relação aos outros, mas às vezes são as primeiras a apontar o dedo.
    Mas é isso mesmo que vc falou, dou meu máximo e tenho plena consciência disso e é isso que importa. Em tempos de síndrome de super mãe, seu post vem muito a calhar.
    Obrigada por lembrar isso, que somos seres humanos como todo mundo.
    bjinsss

    ResponderExcluir
  4. Oiii, muito bom o post!
    A dias que qieria falar sobre esse assusto no meu blog! Somos cobradas demais, a todo instante mesmo!

    bjos

    ResponderExcluir
  5. A sociedade culpa e nós mesmo nos culpamos.
    Temos que ser perfeitas em tudo.
    Temos que nos informar o máximo, e ter segurança no que fazemos.
    Assim os comentários, as cobranças, viram meros motivos para pertubar, falta do que fazer ao invés de nos atingir.
    Para alguns a gente tem a resposta na ponta da lingua, para outros manda catar coquinho ou ignora. Rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Meninas, tudo bem?

    Quero convidar vocês para entrar em uma campanha para ajudar o Miguel, um bebê que tem uma doença rara e precisa de uma fórmula especial de leite, infelizmente muito caro.
    Conheça a estória dele no meu blog e nos ajude a divulgar e levantar doações.
    Como mãe, não pude deixar de me envolver e peço ajuda de todas vocês.

    beijos, acesse o meu blog, está lá: http://bbpontocom.blogspot.com/2010/10/campanha-urgente-miguel-precisa-de.html

    Mey

    ResponderExcluir
  7. Oi Márcia!
    Essa é uma frase que a gente ouve mesmo.
    Como mães somos muito visadas, mas tendo na consciência que fazemos o melhor que podemos, essas coisas não vão nos atingir.
    Um beijo e um restante de domingo.

    ResponderExcluir
  8. A coisa mais chata é gente dando palpite no que fazemos. As pesoas têm que entender que, se não é pra ajudar, que não atrapalhem com críticas desnecessárias.

    Um beijo,

    Míriam - redatora do Blog Maria Barriga
    mariabarriga.blogspot.com
    @MaBarriga

    ResponderExcluir
  9. Olá Márcia!!

    Desde que minha filha nasceu tenho vivido um grande dilema, no qual tem me tirado o sono e causado uma dor que antes desconhecia. Ela está com quatro meses, infelizmente não tenho nenhum familiar por perto para ficar com ela quando eu começar a trabalhar, sei que muitas mamães enfrentam essa situação, por isso gostaria de saber a opinião de vocês sobre o assunto. Infelizmente terei que coloca-lá na creche, e enquanto algumas pessoas dizem que é o certo, outras me olham torto e dizem: "Nossa, você vai ter coragem de fazer isso com ela?" Imagina o sentimento de culpa que isso acaba me trazendo. Bom, valeu o desabafo. É a primeira vez que entro no Blog, mas gostei e vou voltar.

    Beijos...

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!