Por que blogamos?

terça-feira, outubro 19, 2010Giovana



Olá meninas, meu nome é Giovana, do blog http://www.amoresquesaoeternos.blogspot.com/
Sou mãe de dois meninos. Um que completou dois aninhos ontem e outro de dois meses. Mãe e futura jornalista, e bem por isso mesmo vou lançar sempre temas que mexem com questões de informação e opinião.

Bom, esses dias vi um post em um blog falando a respeito de um e-mail muito chato que essa pessoa recebeu. Era um e-mail anônimo destratando a blogueira e dizendo coisas como que ela era desocupada, que o filho dela não era nada especial, sim um menino que apenas vestia marcas e coisas dessa alçada.

Claro que coisas como essas estão sujeitas a acontecer no mundo virtual e não devemos dar mais atenção do que realmente se deve.

Tive vontade de mandar um e-mail para aquela pessoa destrinchando um terço de bobagens, xingamentos e protestos. Gente, me senti ofendida por aquela blogueira que tadinha, tão humildemente ainda dividiu com a gente esse episódio triste.

Mas aí, num momento mais racional me peguei pensando por que afinal blogamos?Por que nos damos ao trabalho de postar nosso dia a dia, as fotos dos nossos pequenos, seus feitos, suas conquistas, nossos esforços de mãe, nossas opiniões sobre assuntos do dia a dia, a educação dos pequenos entre tantas outras coisas?

Simples, hoje as mães mais do que nunca fazem uma coisa que antigamente era quase impraticável no universo materno: compartilhar.

Não somos mais mulheres isoladas num mundo onde era a mãe, os filhos e parentes próximos. Assim que a mulher ganhava seu baby, é conhecida a quarentena como um isolamento quase total, nem lavar a cabeça elas podiam, lembra?
Imagina o resto, receber muitas visitas, ir num salão fazer a unha, conversar sobre suas dificuldades na amamentação, sobre que tipo de parto gostaria de ter ou sobre o pós parto.

Tudo era tabu.

Às vezes, as pobres ficavam sofrendo com dúvidas pequenas, com coisas que para nós hoje até pareceria bobagem, mas para elas causava sofrimento e muitas vezes gerava outras dificuldades até mesmo no casamento.

Enfim, blogar é uma atividade de mães modernas, que acompanham a vida dos seus pequenos sob um olhar mais informado, mais atento, mais corajoso e demonstram o amor pelos seus filhos, seus erros, seus acertos e compartilham isso.

Mais do que compartilhar, aprendem com tudo isso.

Blogs de mães não são apenas hobbys, iletrados como consideram alguns, não tem apenas o objetivo de ganhar coisas como pensam outros, um blog de mãe é um passo à frente que as mamães modernas conseguiram dar.

Elas tornaram a maternidade algo prazeroso, não que ela não fosse antes, mas as blogueiras mostraram que mesmo com todo trabalho e desgaste que muitas vezes a maternidade traz, é algo que pode ser vivido intensamente, de forma bem humorada, inteligente, versátil, com menos stress e mais amor.

Blogar é uma terapia, é uma atividade positiva e só tende a crescer e melhorar com o tempo. As mães blogueiras já foram destaque em muitas reportagens porque chamaram atenção da mídia positivamente. Tem várias delas, mas aqui mostra mães de filhos de diferentes idades, como e porque blogam a respeito de seus filhos. Muito legal não é?

Então mal-amados de plantão, sosseguem aí que as mamães vão continuar na net e cada vez mais, com muito mais força e alegria do que se espera. E a resposta para pergunta acima seria: Pensamos, logo, blogamos.

É uma nova geração que influencia além de tudo o comércio, a opinião pública, o comportamento dentro dos lares e acredite, até na política. Vai por mim, digo, vai por nós!

E você, oque te levou a abrir seu blog?

VEJA MAIS POSTAGENS

14 comentários

  1. Olá, fico feliz em ver que muitas mulheres estão saindo do armário e invadindo este universo virtual. Ter um blog, é compartilhar mesmo o nosso dia-a-dia, é estar inserida num ambiente prazeroso, fazer novas amizades e trocar informações... como sou novo nesse universo MAMÃE, sempre fico atenta aos blogs dedicados a mães, para aprender mais e mais com ricas experiências que as mulheres (blogueiras) postam em seus blogs.Bjokas

    ResponderExcluir
  2. Que bom que existe esse mundo pra gente compartilhar nossas angústias, tristezas e alegrias. Sorte de nós que temos o privilégio de fazer tantos amigos aqui.
    Mas estamos sujeitos a nos deparar com esse tipo de gente, que usa seu tempo em prejudicar o outro. Quem é que não tem o que fazer, nós ou eles?
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. adoreiiiii , muito bom o texto, é isso mesmo, vamos continuar e crescer a cada dia nessa blogosfera...rsrs

    bjusss

    ResponderExcluir
  4. Oi Querida,

    Mais do que uma terapia, blogar é entender e ser entendido, ajudar e ser ajudado, dar e receber apoio. Escrevi um post sobre DPP e baby blues e várias mães comentaram que tiveram e nem sabiam.

    Blogar é tudo de bom!

    Bjkas

    Helena

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas!
    Legal o texto sobre blogar...rs*
    O blog além de ser um diário,é também um lugar onde podemos desabafar e contar com novas amigas a nos apoiar,a nos entender...
    A cada dia me surpreendo com esse mundo tão maravilhoso que é a blogesfera!
    Beijos!
    Danny e Matheus
    www.mamysdematheus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Fiz o blog para ficar de lembrança para a Lara quando ela crescesse, mas descobri aqui tudo isso que você disse - e bota terapia nisso!
    Acho que não cheguei a desenvolver Baby blues por que mesmo na primeira semana não deixe de entrar nos blogs.
    Era só ler um pouquinho ou reler os meus próprios posts que eu voltava com todas as energias do mundo para cuidar da minha filhotinha!

    Pensamos, logo, blogamos! Nada mais sábio!
    Um beijo! Ótimo post!

    ResponderExcluir
  7. Oi Giovana,
    também vi o post sobre o tal e-mail. Na verdade acho que essas pessoas que fazem esse tipo de coisa não merecem a menor atenção.

    Blogar faz bem para nós e isso basta. COmecei o blog para ser uma memória para as minhas filhas e acabei me surpreendendo com tudo que esse universo tem para me oferecer, com as amizades, com o apoio, com as dicas. É um prazer enorme compartilhar ideias, sentimentos, dúvidas e alegrias.

    Adorei o seu post.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Nossa choquei com isso de criticar quem tem um blog...absurdo né...
    claro que a internet não é minha vida,mas amo blogar, e decidi fazer um blog a principio para ter sempre guardado um momento que vivenciei, e que futuramente meus filhos irão me questionar e poderão ler tudo o que escrevi...enfim,e também para minha irmã que mora distante acompanhar o crescimento do sobrinho,mas o blog se tornou tanto uma terapia,quanto um lugar onde fiz amizade,compartilho o dia a dia, opiniões,ideias, e um lugar onde me sinto bem desabafando,falando bobagem ou simplesmente relatando o meu dia.Ter um blog é maravilhoso!!

    amei seu texto
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Olá Giovana,achei excelente o seu post.
    Este é um assunto realmente bem importante!
    Eu também li esse email que mandaram para nossa amiga, que por sinal tbm faz parte da equipe do Recanto, fiquei muito indignada! Mas sabe, isso pareceu coisa de criança ou adolescente sem mais o que fazer, ainda mais se julgarmos pelos erros de português... Sabe, navegando pela net eu tenho visto tantos blogs de mamães abandonados, alguns a mais de 4 anos e muitos engraçadinhos escrevem coisas horríveis nos comentários que nao tem moderação, é muito triste! Fico tentando imaginar o que levou a pessoa que fez um blog tão lindo e cheio de informações pessoais abandonar assim, não seria melhor excluir?
    Eu penso muito sobre isso de blogar também sabe... isto tudo é virtual, fazemos amizades virtuais, formamos a imagem e a personalidade de cada um na nossa cabeça(que nem sempre condiz com a realidade) e este mundinho acaba fazendo parte da nossa vida: nos preocupamos quando alguem some, eu pessoalmente oro pela situação compartilhada pelas amigas,as vezes ficamos tristes ou indignadas com comentarios maldosos e por aí vai. A gente acaba transportando tudo para nossa vida real.
    Para mim, compartilhar as experiências e crescimento do meu filho atraves do blog é um prazer, no inicio eu apenas escrevia sem esperar que alguem fosse ler, mas vieram as amigas virtuais que eu considero muito e ficou melhor ainda!
    Beijos, Lauri

    ResponderExcluir
  10. Olá Giovana!
    Que ótimo post, parabéns!!!
    Quando minha filha nasceu eu não tinha blog, eu praticamente não usava a internet. Minha terapia era ligar pra uma amiga todos os dias, pois o menino dela era 3 dias mais novo, nós compartilhávamos nossas alegrias e tristezas.
    Hoje quando entro nos blogs das mamães, vejo que todo mundo passa por quase tudo que a outra já passou, ou está passando. É incrível como uma ajuda a outra.
    Um beijo e continue nos brindando com ótimos textos querida.

    ResponderExcluir
  11. Comecei com o blog há dois anos,mas, só agora descobri que blogar é mto bom, que vai além de simplesmente registrar momentos. Blogar é aprender, ensinar, compartilhar, ajudar, ser ajudada, descobrir, se divertir e divertir outros, se informar, fazer amizades e que é TDB(tudo de bom)!
    Ah! Descobri tbm que vicia..kkk!!!
    http://quintaldagabi.blogspot.com/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Bem... Acho que conheço a pessoa que recebeu esse e-mail do mal sabia? rs rs rs Pois é amigas queridas, quando eu recebi aquelas palavras tão carregadas eu me fiz vários questionamentos, sobre estar me expondo, expondo meu filho, sobre os propósitos, enfim... Eu acredito, que mesmo de maneira virtual, desenvolvemos uma amizade real. A maioria dos blogs que sigo, são de pessoas que me identifiquei e gosto de saber se está tudo bem, gosto de participar, da mesma forma que acontece com uma amiga próxima fisicamente... Também comecei o blog para um registro de memórias, mas hoje, mantenho por amar me relacionar com as outras mães e saber que além disso, pessoas tiram proveito de nossas experiências tbém... Me sinto super feliz por fazer parte dessa nova geração de mães! Um beijos enorme! EM TODAS!!!

    ResponderExcluir
  13. Boa essa pergunta, bom quando eu comecei com o blog dos meus filhos, eu tinha um light, era outro assunto, nesse mundo blogueiro ja fazem mais de 5 anos que estou, só que meu foco era outro, ai fiquei gravida da Mariana, fiz o blog quando estava gravida de uns 5 meses eu acho, pra mim o meu blog é uma terapia, é meu prazer, sempre digo pro marido que adoro mexer na internet, amo meu blog, adoro poder visitar as amigas virtuais, e pra mim blog é nada mais que alem de ser um diario seja o assunto que for, tambem é comentar e receber comentarios, porque é triste um blog sem comentarios, tu quer ler o que as pessoas pensam a respeito do teu blog, post...mas tambem tem os engraçadinhos tipo essa pessoa ai que encheu de osso essa mãe, só podia ser uma pessoa invejosa e nesse mundo a inveja é grande, sei bem, nunca briguei com ninguem, nunca xinguei ninguem, sempre recebi as criticas numa boa, porque nunca foi ofensivo, mas as vezes a copo transborda e ai tu não aguenta,por isso agora modero meus comentarios, pra evitar esses tipos de pessoas....
    Amo poder compartilhar os meus assuntos uma pena que a gente não pode se expor mais do que quer por causa desses tipos de pessoas...

    Li os comentarios anteriores e gostei muito do que as meninas falaram....beijos!

    ResponderExcluir
  14. Eu criei um blog, para compartilhar expereincias.
    Mas viciei isto é uma terapia e das melhores.
    Uma delícia, só...
    Gi, estou com vc e não abro...
    Que se dane quem não gosta e acha bobeira... E se pensa assim, por favor, não leia, então.
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!