Colaboradora

Ser Gêmeo é...

domingo, fevereiro 27, 2011Chris Ferreira



Post escrito por Juliana, do blog Mundo Materno


 Muito antes de eu pensar em engravidar, aliás, eu nem conhecia meu marido na época, uma amiga minha que tinha acabado de ter a filha dela falou o seguinte: “Quando você engravidar, você tem que arrumar uma amiga grávida, porque a gente só sabe falar disso”.
Só que como eu engravidei de gêmeos, eu fiz uma adaptação: “Quando você está grávida de gêmeos, você tem que arrumar uma amiga grávida de gêmeos, porque além de a gente só falar disso, só quem tem gêmeos para saber!”
O Arthur e o Miguel são meus primeiros (e últimos) filhos, então eu não sei o que é ter 1 filho, eu já tive 2 de cara…  Então depois de um tempo, você começa a achar que preparar duas mamadeiras, trocar duas fraldas, dar dois banhos, duas refeições e normal, mas tem momentos em que eu penso: “Se fosse 1 só seria mil vezes mais fácil”.
Mas além dessa questão, hoje em dia que existem muitos gêmeos em função das fertilizações, sempre surge uma questão: a identidade de cada um!
E depois de ter lido tanta coisa a respeito cheguei à seguinte conclusão: Tudo frescura!!!!
Parece que se você vestir seus filhos iguais, ou se eles forem chamados de “os gêmeos” ou fizerem qualquer comparação eles vão entrar numa crise de identidade e nem saberão quem são!
Eu não visto meus filhos iguais porque eu prefiro escolher modelitos diferentes pra cada um, mas não tenho nada contra quem veste! Acho que na verdade essa história de vestir igual surgiu por uma questão prática, afinal você escolhe uma roupa só e veste 2! E depois acabou virando uma cultura comum entre gêmeos.
Outra coisa que eu ouço muito é que os pais de gêmeos não podem deixar as pessoas se referirem a eles como “os gêmeos”. Mas eles são gêmeos!!! Que mal há??? Será que se ninguém chamar eles de os gêmeos eles não vão nem  perceber que são??? Parece até que é uma maldição ser gêmeo!!! É quase como dizer os baixinhos, os gordinhos ou os carecas!!!
O que acontece é que para nós que não somos gêmeos, parece muito complexo ser gêmeo, mas para eles que são, é absolutamente normal, eles sabem muito bem lidar com essa condição, pois nasceram assim, eles não conhecem outra condição!
No final das contas fico me perguntando se existe tanta polêmica quanto a isso em função de existirem mais gêmeos e múltiplos hoje e as pessoas querem aproveitar a situação pra fazer fama ou se é pura neurose…
Ser gêmeo é normal!

*Juliana é mãe dos gêmeos idênticos  Arthur e Miguel, de 1 ano e 4 meses e mamãe blogueira há pouco tempo.
 Bem vinda à blogosfera materna, Juliana! :-)


Assim como a Juliana, você também pode participar deste cantinho como colaboradora, envie seu email para
 recantodasmamaes@yahoo.com.br

Equipe do Recanto

VEJA MAIS POSTAGENS

6 comentários

  1. É verdade....escutamos tanta coisa sobre gemeos...rs. Mas é natural!! Eu gostaria de ter gemeos!!

    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Olá linda...entrei no blog de vcs pelo da Cris..e confeço que adorei..já virei seguidora fiééél...tbm sou mamãe e tbm tenho um blog..
    lá é cheio de dicas de make e moda...pois não é porque já somos mammãe que não temos que nos cuidar não é?!?!!

    Vou adora ter vocÊs lá..

    bjokas da Rafa!!!
    soumaeemecuido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. meu sonho sempre foi ter filhos gemeos, mas não aconteceu- ainda!(mamãe ainda continua sonhando...)
    mas realmente todo mundo, que não tem filhos gemeos, fala coisas demais, acha tudo muito "anormal"
    so passando pra saber como realmente é!
    adorei seu texto!
    e sempre pensei: se eu tiver gemeos(2 meninos ou 2 meninas) ate um ano vou vestir eles iguais! acho lindo! hehehe

    www.papodemamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Juliana!
    Gostei muito do teu texto. Eu também gostaria de ter tido gêmeos, mas não fui contemplada...rsrsrs. Tenho uma amiga que tem um casal e não foi fácil no início, mas ela conseguiu dar cota do recado. Ela já tinha uma menina e um menino quando engravidou dos gêmeos. Foi uma surpresa, pois as crianças eram pequenas, mas agora os 4 formam uma bela equipe. 2 meninas e 2 meninos, uma linda família.

    Beijos e obrigado pela participação aqui no Recanto.

    ResponderExcluir
  5. Oi!!! Já sou seguidora do blog e sempre leio e deixo comentarios aqui, hoje eu queria que vcs dessem uma lida no meu bloguinho na psotagem de hoje.... preciso de ajuda de outras mamães...não sei mais oq ue fazer... Bjos

    ResponderExcluir
  6. Juliana,
    Gostei do seu post.
    Obrigada por participar.
    Beijinhos
    Lauri

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!