Cris Chabes desenvolvimento

Fraldas e Assaduras! O que fazer?

sábado, maio 21, 2011Cristina Chabes


 Meus bebês não pertenceram a geração “Fraldas Descartáveis”. Na época era muito caro e eles só usavam quando iam ao médico ou viajar. Na verdade, somente o Rafael teve essa vantagem.
Meu varal (na área de serviço de um minúsculo apartamento) ficava lotado de fraldas de pano. Eu tinha uma secadora, daquelas de parede. Gastava uma luz danada. Mas eu necessitava dessa energia para ajudar a secar as fraldas no inverno.
Por cima das fraldas usava-se uma calça plástica para não vazar o xixi, mas sempre vazava. A noite então, nem se fala.
Vocês, mamães e papais mais jovens, perguntem a suas mamães como era difícil essa época.
O meio ambiente não era prejudicado, mas o bumbum do bebê! Dava dó de ver. Assadura não era coisa de mamãe que não cuidava, o tecido molhado e a calça plástica que abafada é que colaboravam e muito com essa judiação.
Um truque que as vovós indicavam era passar maizena no bumbum. Nem posso lembrar disso!!
Mas assaduras ou dermatites causadas pelo uso de fraldas são muito comuns ainda hoje. Para evitar que isso aconteça segue alguns cuidados podem ser tomados.
·         Uso de fraldas no tamanho adequado ao peso do bebê
·         Trocar as fraldas com freqüência
·         Evitar o uso de produtos que contenham álcool ou perfume
·         Lavar a criança somente com água morna ou sabonete especial para bebês
·         Evite o uso de amaciantes na roupas de seu bebê
·         Cuidado com a alimentação da mãe que está amamentando, pois alimentos a base de condimentos fortes como pimenta e corantes também podem ocasionar assaduras, pois saem nas fezes e urinas
·         Consultar o pediatra qual creme é o mais adequado para a pele do seu bebê. Lembrem-se mesmo os bebês tem sensibilidade aos produtos industrializados.

       Cris Chabes

VEJA MAIS POSTAGENS

9 comentários

  1. Cris do céu,
    Imagino como deveria ser uma loucura essa história de fraldas de pano. De vez em qdo minha mãe fala sobre as experiências dela...rsrsrs
    Eu ainda uso maisena qdo JM tem alguma assadura, receitinha da bisa aqui.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris, pois é a um tempinho atrás tudo era diferente..mais eu continuo ainda hoje usando no Jaziel a maisena (contra assaduras), é a unica coisa que resolveu, pois as pomadas eram horríveis de ser removidas a cada limpada... Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Nossa Cris! Imagino o sufoco!! O ruim é que as fraldas de pano não tinham "a tecnologia" de hoje, que não vazam e não machucam o bumbum do bebê. Aliás, hoje tem um montão de marcas diferentes para aquelas mamães que não curtem a fralda descartável. Por aqui de vez em quando usamos as fraldas de pano, mas ainda não encarei o desafio 100%....

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris!

    Nossa, lembro que eram dessas as fraldas dos meus sobrinhos, nosso varal ficava repleto delas, pois minha mãe cuidava deles.

    É mesmo, assaduras são terríveis. Minha mãe também usava maisena. Eu não gostei de usar uma marca de pomada, pois como disse a Maikely era difícil de sair, mas achei uma ótima, que até hoje sempre tenho em casa, pois, minha filha, mesmo sendo grandinha, às vezes fica com assadura. Eu cuido e sempre que está assim uso a pomada, melhora rapidinho.

    Adorei o teu post sabia?

    ResponderExcluir
  5. E veja como são as coisas. Hoje em dia é ecologicamente correto usar fraldas de pano. Pensando no meio ambiente e tals. Mas é difícil imaginar no uso exclusivo dessas fraldas. O trabalhão de lavar. Aqui em casa decidimos que vamos tentar mesclar o uso das fraldas e ver como será. Temos muito o que aprender.

    Abraços Paternos!
    www.mmppv.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Minha mãe fala cada coisa sobre as fraldas de pano e sempre finaliza: ainda bem que passou.
    Minha irmã com menos de 1 ano já não usava fraldas pq tinha uma assadura tão horrível que gritava quando via uma fralda.
    Há vantagens nas fraldas descartáveis, se há! São inúmeras, mas não podemos esquecer que elas não são ecológicas!
    Beijos
    Ana Carolina

    ResponderExcluir
  7. Sabe, nós usamos em média 5.000 fraldas com nossos bebês. Todas essas fraldas descartáveis não são reutilizáveis e viram lixo acumulado por aí. É algo a se pensar e se buscar alternativas e cobrar das empresas fabricantes, não apenas melhores fraldas -no sentido da absorção do xixi - mas ecologicamente mais saudáveis.
    Eu usei fraldas de pano, mesclado com as descartáveis. Dava um trabalho enorme!
    Beijocas,
    Aretusa, mamãe da Doce Sophia

    ResponderExcluir
  8. Minha mãe conta as experiências com fraldas de pano, e eu uso maizena no bumbum da Elô, é ótimo para assaduras.
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Ola passei aki pra divulgar meu blog:
    http://bazarjoiarara.blogspot.com/
    Faça uma visita , tenho novidades infantis e gestante , coisas importadas !

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!