emoção família

A importância da blogsfera para a interatividade entre mamães e papais.

terça-feira, maio 03, 2011Genislene Borges


Querida amigas e amigos leitores. 

Não deixe de ler o texto abaixo. Se tiver sem tempo agora, volte depois, mas quero muito que você leia.
O  post fala sobre a importância da blogsfera para a interatividade entre mamães e papais. 
É um texto muito importante para todos nós, mamães e papais blogueiros.
Um grande abraço da amiga/mamãe Genis.


Passeando pelos inúmeros blogs que dissertam sobre a maternidade a gente se depara com histórias incríveis e ao mesmo tempo curiosas. Desde as tentantes que se apegam ao sonho incontido de ser mãe até as mamães acidentais, que não planejaram a gravidez e pairam nesta atmosfera "gravídica" perdidas e confusas. 

As histórias são muitas vezes comoventes. Você se compadece com as tristezas reveladas, talvez como uma forma de buscar superar-se. É o beta que deu negativo. É o aborto que dilacerou seu sonho, por vezes, mais um sonho. É o fato de acontecer com você, justamente com você, o que acontece com apenas 1% das grávidas. São as dúvidas que nos encontram e nos perseguem desde o lúdico positivo. 

Não é provável que a blogsfera, da maneira intensa que se apresenta, que de tão viva em cada blog seja apenas um papo de "comadres maternas" como muitos pensam. Este espaço vai além de um mero post. Ele permite alcançar o mundo. Você troca experiências, vivências verídicas. A percepção de uma mãe ajuda e muito, no aprendizado de muitas outras. Você consegue absorver ideias que muitas vezes sua vizinha de muro não é capaz de esclarecer, mas sua vizinha de blog pode ter alguma coisa pra te contar. Seja o momento da descoberta, do parto ou dos primeiros passos, seja o momento do desfralde, a melhor creche ou o primeiro aniversário. É possível a partir de uma ideia, de um único blog que seja, criar e contagiar a coletividade. A maternidade real é um belo exemplo.

A blogsfera é aberta, é instantânea. Nela nos permitimos ter dúvidas, compartilhamos o novo. Este espaço é real, não só porque é notícia de jornal, mas porque é ponto de encontro de quem realmente interessa.
Veja a interatividade. De lá da Argentina vem histórias apaixonantes, de obstáculos, de humor, de uma outra perspectiva que só faz agregar em sua nova vida, de mãe e de pai. Vimos os papais de primeira viagem, confusos e ao mesmo tempo vibrantes. Vimos também histórias de mães de 3, de 4. E percebemos o quão heróis estes pais se mostram diante da vida. Algumas mamães se reúnem e formam uma rede de apoios, são multifacetas, é a diversidade materna, o coletivo de ideias dentro de um blog só. Fazendo parte deste cenário, como protagonistas no palco, as mamães se sentem mais capazes de buscar a "potencial gestante" que tem dentro delas. 
De tão universal, a blogsfera é capaz de impulsionar também os homens a interagir com mundo materno. Os pais grávidos que buscam compartilhar suas descobertas e efetivamente demonstrar suas percepções.
É incrível como as pessoas se surpreendem por me encontrar por aí em suas páginas, comentando, manifestando minhas dúvidas, torcendo junto... Os papais também podem fazer sua parte, podem ser ativos blogueiros {muitos se consideram estranhos no ninho} falando sobre maternidade. É como eu costumo dizer: É a oportunidade de mostrar um outro olhar, um outro ponto de vista da gestação. O pai é "co-partícipe", tão  responsável quanto a mãe. Pode e deve dividir tudo, medos e sonhos {e contas}. Neste momento único ela não pode ficar conotativamente sozinha. É fundamental que o pai procure entender e compartilhar as dúvidas "gravídicas". Busque, pesquise, aprenda o significado das letras miúdas lá no ultra. Acompanhar de perto uma gravidez não é só dividir a escolha do nome do bebê. Acompanhar é estar presente nas consultas e exames, é interagir, é estimular a discussão sobre o parto, sobre a amamentação, sobre a nova rotina. 

Questione-se: O que é IG? O que é TN? Qual a finalidade de tomar um determinado medicamento? 
É sempre possível buscar as informações e compartilhar. Isto só vai fazer o bem. Seja no desenvolvimento da gestação, seja no envolvimento da relação.


Programe-se: Dia tal, hora tal: CONSULTA PRÉ-NATAL.

Transmita segurança e perceba as inseguranças do momento. 

Converse sempre e sobre tudo: o trabalho, a consulta, o quartinho, o enxoval, o sexo, o parto, a educação...   


Faça parte ATIVAMENTE do que você já é parte. 
Dêem as mãos e sigam...

Por Marcelo Vieira


(Fotos do  meu marido  e  filho. 
Genis.)




Uma semana abençoada e muita paz! 
Mamãe Genis.
Você também me encontra em:

VEJA MAIS POSTAGENS

13 comentários

  1. Muito bom o post: representa a realidade de um numero cada vez maior de pais e mães! E espero que a blogosfera continue crescendo e se renovando!
    Boa reflexão do texto.
    Beijo
    Priscilla

    ResponderExcluir
  2. Meninas adorei o bloguinho de vcs, obg Genis por me seguir! ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá!!! Buscando está interatividade, peço a quem se interessar que façam uma visita e sigam meu cantinho.
    Parabéns pelo post.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marcelo, muito bacana seu post!! Os pais são muito bem vindos nesse espaço também, hehehehe!!! E concordo com você as trocas que a gente vivencia nos blogs, orkuts, fb, twitter, etc, são muito importantes hoje em dia, elas criaram um novo tipo de amizade, uma nova forma de se relacionar tanto com quem não está perto, mas com quem você não conhece, mas tem alguma aproximação e afinidade!!
    Esse cantinho é uma prova disso!!
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo com cada palavra que vc disse aí. O blog pra mim que estou numa cidade nova é sem dúvida uma parte de mim já. Adoro e aprendo muitas coisas aqui. A Maternidade para nós é algo tão singelo, cheio de ternura, amor... é muito bom cmopartilhar momentos com vcs e também ser ouvidora.

    Beijos carinhosos, meus e da minha boneca Maria Clara.

    www.arteclara.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. É uma troca imensamente positiva... O prós são muito maiores que os contras...E blogar é uma tendência cada vez maior entre as mulheres/mães da nova geração... Parabéns pelo posto! Amei!

    ResponderExcluir
  7. É uma ferramenta que está cada vez mais consolidada no universo materno. A troca de vivências é mais que positiva, é interativa e saudável para o dia a dia das mamães e papais.

    Abraços e uma ótima partilha de experiências para todos!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o texto.
    Quando criei meu blog, nem imaginava que iria encontrar essa blogosfera materna, paterna, ativa. Achei que encontraria leitores, mas encontro pessoas dispostas a ler, escrever, comentar. Uma força para eu produzir mais e mais textos interessantes. Espero que leiam e gostem!
    Abs,
    Beatriz
    www.vidadamami.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Amei seu post... e acho que precisamos compartilhar sempre

    beijos

    ResponderExcluir
  10. parabéns muito bom mesmo! Compartilhe sempre!
    Bárbara
    @babipata
    babidorafa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. UAU! que legal! compartilhar e acompanhar uma gravidez do ponto de vista de um "papai" que tenho certeza será muito divertido..... abraços!

    ResponderExcluir
  12. Puxa que legal esse post
    Adorei, falei da entrada do papai no recanto hoje com minha amiga Claúdia que já postou como convidada aqui.
    Disse que essa experiência vai ser muito importante para todos, pois mostra uma visão real do lado paterno.
    Parabéns pelo texto Marcelo
    Estou orgulhosa de fazer parte desse time.
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!