Alerta Comportamento

Depressão pós-parto: nós também sofremos

terça-feira, junho 07, 2011Marcelo Vieira



Assim como no caso das mulheres que acabaram de passar pela fase única da gestação, os homens também podem ser acometidos da depressão pós-parto. Embora possa parecer estranho, existe sim a depressão masculina pós-parto. Uma das pesquisas da Universidade de Oxford constatou que 2 meses após o parto cerca de 3,6% dos pais estudados aparentavam sofrer de depressão, com sintomas como ansiedade, mudança de humor, irritabilidade e sensação de falta de esperança. 
A imposição que o pai se incumbe de ser um super-homem e um super marido revela a necessidade de ajustar-se à nova vida. Assumir as responsabilidades de ter um filho no mundo não é tarefa fácil para ninguém. No entanto, assumir medos e receios não é algo muito comum na cabeça dos homens, pois a tendência natural de um homem é ignorar ou não dar importância a pensamentos ou sentimentos que podem revelar esta condição. Um pai que luta para estabelecer um laço emocional com o seu recém-nascido sente-se também desligado da sua mulher e até da vida, seguindo-se a sensação de que não é “merecedor” de ser pai e procurando justificação para este tipo de sentimentos. Ao mesmo tempo, surge uma luta para suprimir todos os sentimentos negativos devido ao embaraço, medo e frustração que lhe provocam. 
Um bebê traz novas responsabilidades e a vida dos pais muda de forma arrebatadora. Depois da excitação inicial do parto e da intensa sensação de ser pai, vêm as noites sem dormir, as mudanças no estilo de vida, o sentir que ser pai é para sempre; tudo isto pode ser aterrador e um risco para desenvolver uma depressão pós-parto.
O estudo mostrou que, por sua vez, bebês cujos pais ficaram deprimidos tinham duas vezes mais problemas emocionais e de comportamento na pré-escola. A depressão pós-natal em mães pode afetar a qualidade dos cuidados que os bebês recebem e está associada aos distúrbios no desenvolvimento social, psicológico e físico. Assim da mesma maneira que ocorre com a mulher, o nascimento de um filho pode gerar insegurança no pai devido as modificações na estrutura familiar e então fica um alerta: qualquer sinal de que algo não vai bem com você, não hesite em procurar um especialista. Um em cada dez pais têm depressão pós-parto devido às mesmas causas que atingem uma em cada sete mães. Se a parceira estiver deprimida então, aí é que a probabilidade de depressão pós-parto masculina aumenta.
Homens e mulheres com doenças mentais pré-existentes têm mais risco de desenvolver depressão depois do nascimento dos filhos, mas nos homens isso pode acontecer ainda durante a gravidez, quando o relacionamento começa a mudar. Os homens podem se sentir deixados de lado enquanto suas parceiras viram o centro das atenções.
Tanto mães quanto pais podem se sentir cansados, estressados e culpados como consequência da depressão, mas reagem de forma diferente, o que pode tornar o diagnóstico mais difícil. Os homens ficam bravos e podem passar a beber demais e se envolver em relacionamentos extraconjugais. Já as mulheres ficam tristes.
A saída, segundo especialistas, é procurar terapias variadas, diálogos entre o casal e até massagem para aliviar a tensão. Escrever sobre os seus medos e desafios também podem ser uma solução. Olha aí mais uma funcionalidade da blogsfera materna/paterna no combate a doenças como a depressão. Fiquem atentos, ninguém está livre deste mal.

Abraços Paternos!

Fonte: http://www.cuidardebebe.com
http://demaeparamae.pt/
Fonte Imagem: www.google.imagens.com

VEJA MAIS POSTAGENS

8 comentários

  1. adoreiiiiiiiiii
    parabens..... arrebentou mais uma vez...
    bjusssss

    ResponderExcluir
  2. Meu marido apresentou sintomas, principalmente após o parto das gêmeas. A carga dele que já era grande, aumentou muito e percebi sinais claros de depressão. Mas apesar disso ele foi forte e sempre me deu a maior mão com as crianças. Mas foi um período difícil, principalmente para o nosso relacionamento, que só resistiu por haver amor e compreensão de ambas as partes.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcelo!
    Que informações preciosas. Acredito que muitos passam por isso e nem se dão conta.
    É muito importante o diálogo entre o casal, para ambos se ajudarem e se apoiarem nesse período.
    Abração.

    ResponderExcluir
  4. Muito relevante o tema. Graças a Deus não passei por isso, mas tive uma amiga que sim. Foi muito dificil as pessoas entenderem.

    Beijos

    eeblmlibras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nos preocupamos com o bem estar das mamães e nos esquecemos dos papais...

    ResponderExcluir
  6. parabéns pela escolha do tema, muito pertinente:)

    ResponderExcluir
  7. Marcelo, que interessante esse assunto, eu realmente ainda não tinha ouvido falar em depressão pós-parto nos pais.
    Parabéns por abordar tão bem o assunto!

    ResponderExcluir
  8. Olá Marcelo, que interessante mesmo.
    Eu nunca escutei falar sobre Depressão pós parto masculina.
    Vou repassar isso para amigas que estão grávidas afim de ajudar seus maridos neste momento.
    Parabéns pelo post
    Cris Chabes

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!