Educação de filhos

Ame a disciplina

segunda-feira, setembro 12, 2011Chris Ferreira

Por Mamãe Nádia- www.mamaenadia.blogspot.com




"O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina". Provérbio 13:24



Não existe paternidade feliz e responsável sem disciplina. Não existem filhos maduros e equilibrados sem correção. Omitir-se diante do deslize do filho é "aborrecê-lo". No original, a idéia é "odiá-lo". Assumir a missão divina de corrigir o filho é amá-lo. Amor e ódio são palavras extremamente fortes, mas estão presentes no tipo de educação que damos aos filhos.
Deus quer que você seja feliz em todas as áreas da vida, e Ele sabe que se as coisas não andam bem no lar, não é possível ter sucesso na vida profissional, financeira ou social. Como alguém pode fechar um bom negócio, se sabe que seu filho está mergulhado no mundo das drogas? Como pode relacionar-se bem com as pessoas, se seu coração está feito em pedaços porque seu filho destrói-se lentamente  nas sombras dos vícios e da promiscuidade? De que valem todas as vitórias que você pode conquistar na vida, se o seu filho é um derrotado?
Os pais que querem ver filhos felizes, precisam lançar mão da disciplina e precisam fazê-lo cedo. Definir valores, estabelecer limites, desenvolver virtudes e remover defeitos são parte da verdadeira disciplina, mas isto requer esforço. O caminho mais fácil é permitir que os filhos estabeleçam suas próprias regras e achar que, providenciando a satisfação das necessidades materiais e de escolaridade, a paternidade está cumprida.
Quanto tempo você gasta com os filhos? Conhece os amigos dele? Sabe a hora que eles chegam em casa? Sabe onde eles estiveram? Toda construção demanda vigilância, trabalho e perseverança. Não existe maior edificação que a vida dos filhos.
Quando chegar o fim deste mundo, que caminha virtiginosamente ao capítulo final de sua história, e Jesus retornar à terra, não lhe perguntará sobre os seus negócios, sua vida financeira, suas empresas ou sua missão social em favor da humanidade. A grande pergunta será: onde estão os filhos que Eu confiei sob o teu cuidado?
Peça a Deus sabedoria para exercer o seu papel de pai amoroso, firme, paciente, perdoador e formador, porque "o que retém a vara aborrece a seu filho, mas o  que o ama, cedo o disciplina".

Alejandro Bullón. Meditações diárias 2007- Janelas para a Vida.

VEJA MAIS POSTAGENS

4 comentários

  1. Nadia eu simplesmente ameiiiiiiiiiiii o texto...mas vejo o quanto esse assunto esta desvalorizado e nem chama a atenção das pessoas...eu preso muitoo pela educação e respeito do meu filho, e fico muito trsite por ver o quanto esses valores estao decaindo... se Deus ja falava sobre isso... infelizmente o mundo de hoje esta sem rumo mesmo.
    bjusss

    ResponderExcluir
  2. Oi Nádia!
    Ótimo texto, gosto demais dessas meditações.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Nádia, gostei muito deste texto, vejo por aí tantos pais fazendo vistas grossas ao mau comportamento dos filhos, um absurdo. Sei que educar não é uma tarefa fácil, mas como diz o post, precisamos pedir sabedoria a Deus.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Difícil é dosar a disciplina...como é difícil! Estamos passando apuros para domar nossa ferinha e ele nem completou 3 anos!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!