alimentação

Hora da papinha

sábado, novembro 19, 2011Cristina Chabes

Por volta dos seis meses de vida, chega o momento de incorporar na alimentação do bebê, os sucos de frutas (somente algumas), as raspinhas de maças, banana amassadas e as famosas sopinhas.
Ai que delícias prepará-las e comê-las também. Claro estou falando das que eu fazia em casa.
Quando meus filhos eram pequenos eu não gostava das papinhas industrializadas. Sempre preparava em casa para deixar na geladeira por dois dias. Dava mais trabalho? Com certeza, pois é mais fácil e rápido abrir o potinho, mas eu não trabalhava fora e tinha tempo para cuidar eu mesma da alimentação deles. 
É importante lembrar que o leite materno evita infecções e alergias e deve ser dado até dois anos de idade, salvo em casos como retorno ao trabalho por parte da mãe ou complicações na saúde do bebê.

Segue uma receita básica de papinha - Sugestão do Guia do Bebê

Primeira papinha - (para as primeiras duas semanas)
Ingredientes
- meia cenoura média
- duas folhas de alface
- um pedaço pequeno de cebola
- um pouco de salsa bem picadinha
- uma pitada de sal
- uma colher rasa das de café de óleo de milho ou girassol
Modo de fazer
Lave bem a cenoura e as folhas de alface. Coloque um pouco de água filtrada para ferver - o suficiente para cozinhar os ingredientes. Depois que a água entrar em ebulição, coloque a cenoura com casca, o alface, a cebola, o sal e o óleo. Cozinhe em panela de pressão ou em panela comum com tampa. Deixe cozinhar até que a cenoura fique macia. Tire a casca da cenoura e amasse com um garfo, juntamente com a cebola e as folhas de alface. Acrescente a salsinha.
Dicas
- A cenoura pode ser substituída por outro legume e as folhas de alface por outro tipo de hortaliça. Alguns exemplos: mandioquinha com espinafre; abóbora com repolho; beterraba com agrião; chuchu com couve.
- Use sempre cebola ou alho para cozinhar os alimentos. O mesmo vale para o óleo, a salsinha e o sal.
Atenção!
Fica a critério do seu pediatra a consistência da papinha que deve ser oferecida ao bebê bem como o seu processamento final. Ou seja, se os alimentos serão passados em peneira, amassadinhos ou em grãos.

Se vocês "mamães recentes" estão nesta fase da vida de seu bebê deixe aqui outras sugestões e receitas. Todas vamos adorar. 
Beijocas
Cris Chabes

VEJA MAIS POSTAGENS

7 comentários

  1. Que saudade da papinha.
    Era muito mais fácil, fazer a papinha congelar. Sair com o bebê e levar junto.
    Agora com 11 meses o garotão quer saber mesmo é de comida. Então tem que ser fresquinha feita na hora e pra sair não pode comer em qualquer lugar.

    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris!

    Boa dica! Daqui uns 6, 7 mesese entrarei novamente nesta fase e esta receita de papinha é fácil, fácil e bem gostosa ed nutritiva tb!

    Lembro quando Lucas era bebê, eu mesma fazia as papinhas tb. E só deixava as industrializadas para nossas saídas sem muitas opções. Afinal, é bem mais gostoso comer a comidinha da mamãe né?!

    Beijos
    e um ótimo sábado para vcs!

    Ju

    ResponderExcluir
  3. Que dica legal Cris ;)

    Eu passei desta fase. Eu morro de saudades da fase de amamentação, mas da fase de papinha não sinto falta não...risos....Era sempre um alívio quando eles começavam a comer de tudo!
    Mas, fiquei firme e forte fazendo mil e uma misturas para fazer papinhas ricas em vitaminas pra eles.
    Passa tudo tão rápido, né Cris.

    Bjão pra vc!
    mulheresmaes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. oi amiga , hoje meu bebê tem sete anos me recordo de quando fazia papinha para ele, ótimas sugestão, um grande abraço e um ótimo fim de semana !!!

    ResponderExcluir
  5. Olá meninas,
    Eu já estou com filhos bem grandinhos, eles até já se viram na cozinha (26 e 20 aninhos rsrsr), mas me lembro que gostava muito da fase da papimha.
    Dava trabalho, por que gostava de fazer tudo bem fresquinho, mas concordo com a Andréia, era mais fácil quando já comiam comidinha, principalmente na hora que estavámos viajando.
    Beijocas a todas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris!
    Nada como uma gostosa papinha feita em casa...hum... que delícia... me deu saudades agora.
    Beijinhos querida.

    ResponderExcluir
  7. Cris, eu tb nunca dei papinha industrializada pra JM.
    Qdo fomos pra praia, pensei até que poderia ser uma boa saída, mas ele rejeitou e não insisti.
    Eu queria tê-lo amamentado exclusivamente até 6 meses, mas aos 4 introduzimos o suco e papinhas, pois voltei a trabalhar, mas mesmo assim ia amamentá-lo na escolinha...
    Bjus, Genis ♥

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!