Colaboradora filhos

Influenciando positivamente nossos filhos

quarta-feira, novembro 30, 2011Chris Ferreira



Por Thais Heidemann Itaborahy, do blog De coração para coração

Uma das mais importantes missões que exercemos durante a nossa vida trata-se de deixarmos uma linda e positiva influência na vida de nossos filhos e netos. Na vida das pessoas que constantemente nos cercam. 

A Bíblia relata a fé de uma mulher que atravessou gerações, ela chama-se Loide. A palavra de Deus fala pouco sobre esta mulher, porém o suficiente para entendermos que ela foi uma verdadeira serva de Deus que conseguiu transmitir para sua filha e por consequência para o seu neto, o quão importante era amar a Deus e servi-lo com todo o nosso coração. II Tm1: 5-8
A fé de Lóide era algo tão extraordinário que o apóstolo Paulo chamava de genuína, pura e verdadeira.
Loíde não somente acreditava em Deus, ela sabia que existia alguém lá em cima que olhava por ela, ainda que muitas vezes as adversidades em sua vida fossem grandes...Ela tinha Conviccão.
É verdade que o mundo de hoje não está nada fácil, no entanto pessoas más podem tirar tudo o que você possui, menos uma fé pura e genuína em Deus! Quando você tem conviçcão de que Deus está com você, não existem barreiras que sejam grandes o suficiente para te fazerem parar de lutar. Podemos até tropeçar, porém parar Jamais.
Foi uma fé assim que o jovem Timóteo adquiriu de sua mãe e avó ainda durante seus primeiros dias de vida! Uma fé que passou de geração para geração.
A Bíblia nos ensina, nos sábios provérbios que Salomão escreveu dizendo: 
Ensine a criança NO caminho em que ela deve andar, e quando ela crescer, não se desviará dele.
Ensinar O caminho é apontar para ele e dizer: É por aqui, caminhe!
Ensinar NO caminho é dizer: Venha, vamos caminhar Juntos! Eu te ensinarei.
Famílias separadas, pais de um lado, filhos de outro é muito comum hoje em dia, porém não foi isso o plano inicial de Jesus para a nossa vida familiar. Existem hoje em dia muitos pais frustrados, pois seus filhos se encontram em qualquer outro lugar, menos No caminho. Caso você tenha cumprido com a sua parte, de ensinar o seu filho NO caminho,  descanse teu coração, pois a tarefa de convencer cabe somente ao Espírito Santo e a palavra de Deus é como uma semente, que uma vez plantada, ela florescerá, se assim Deus quiser.
Também não posso deixar de mencionar aqueles pais que estão ensinando de tudo um pouco para o seu filho, outros deixando que a televisão se encarregue de ensinar. São pais que se preocupam com tantas coisas, menos com a importância de ensinar a criança o caminho certo da vida. Alguns até podem mencionar o amor, porém não amam de verdade, podem mencionar o perdão, porém eles mesmos não perdoam, podem mencionar tantas coisas, porém eles mesmos não praticam.
Eu conheço um homem que sempre me disse: Faz o que eu digo, e não faça o que eu faço! Isso não funciona. A melhor maneira de ensinarmos alguém, principalmente uma criança, é quando somos os primeiros a dar o Exemplo dentro de casa. É comprovado que aprendemos muito mais olhando do que ouvindo. Faça este teste, mude sua estratégia.
Talvez você esteja pensando, poxa pastora, até hoje fiz tudo errado ou talvez diga, eu quase acertei, faltou isto! Eu quero te dizer que nunca é tão tarde para mudar. Melhor é mudar na metade do caminho do que nunca mudar, não é? Então querida(o), peça ajuda ao Senhor para guiá-lo pelo melhor caminho, porque afinal de contas, você é chamado para ser um influenciador.

Você é um influenciador(a)

Como seres humanos, estamos em contato com diversas pessoas todos os dias. Em casa, no trabalho, no super-mercado, na farmácia, onde quer que vamos, encontramos pessoas diferentes, cada uma delas com diversificadas áreas de conflito em suas vidas. Muitas vezes, sem ao menos você saber, uma atitude sua, estará influênciando está pessoa, tanto para o bem, quanto para o mal.
Você foi chamado por Jesus para ser a luz do mundo e o sal da terra.

Que as tuas atitude neste dia possam ser temperadas com amor e sabedoria, para que o mundo veja sempre Jesus na sua vida. Influencie o quanto puder e ajude outros a terem sua fé marcada por uma boa influência. Que através da sua vida, Jesus seja glorificado hoje e sempre.
Porque se a tua fé for genuína, ela certamente marcará a vida de muitos.
Pra. Thais Heidemann Itaborahy

*Pastora Thais exerce seu chamado pastoral nos Estados Unidos ao lado de seu marido, é também blogueira e mãe de três crianças.

VEJA MAIS POSTAGENS

5 comentários

  1. Ótimo texto.
    Nos mostra o tamanho da responsabilidade em educar uma criança. Essa tarefa não é fácil, mas peço a Deus sabedoria e discernimento, pois temos uma missão de educar, orientar e mostrar qual o melhor caminho para que no futuro eles possam seguir sozinhos.
    Bjks e ótimo dia.

    ResponderExcluir
  2. Nos tempos bíblicos ( e na cultura judaica) a mulher tinha um importante papel na educação das crianças, por isso a influência (boa nesse caso) da mãe a da avó do jovem Timóteo ficou registrada. Essa era a principal e maior tarefa de uma mulher, poder ser uma boa influência na vida das crianças.
    Sei que podemos aprender algo a partir dos exemplos negativos. Cito minha própria experiência como exemplo: minha mãe fumava e jamais admitiu que um de seus filhos o fizessem. Ainda bem que nenhum de nós nos tornamos fumantes, mas é muito melhor aprender de maneira positiva. Bom post.

    ResponderExcluir
  3. Olá Thaís!
    Parabéns pelo texto.
    É isso mesmo, precisamos caminhar juntos com nossos filhos, dar bons exemplos, influenciá-los de maneira positiva e sempre nos caminhos do Senhor.
    Um beijo e fica na paz!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto em sua totalidade.Somos realmente responsaveis pelo que nós conquistamos e um filho é um motivo a mais para sempre acreditar na palavra de Deus e seguir os seus ensinamentos pois somos alem de guias um exemplo para suas atitudes.

    ResponderExcluir
  5. Olá Thais, muito prazer em conhecê-la.
    Acho que os pais e familiares podem influenciar os filhos de todos as formas. Infelizmente tanto positiva como negativamente.
    Nosso comportamento diário reflete nosso pensamento e nossas crenças, valores, ética. Assim, o que falamos e fazemos são um modelo para nossos filhos. Mesmo nas coisas mais simples, como coçar a cabeça.....quando percebemos o filho tem o gesto igual....rsrrs
    Então antes de nos tornarmos pais devemos pensar muito no próximo com respeito e igualdade de condições, pois nossos filhos são feitos para o mundo e não para nós eternamente.
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!