Texto de Ursula, do blog Valentina e suas aventuras
Ser mãe para mim foi bem difícil no início. Bem difícil mesmo. Quando a Valentina nasceu eu senti uma mistura de medo, ansiedade, insegurança. E quanto mais eu sentia tudo isso, pior eu ficava, sentindo-me culpada por tanto sentimento ruim, diante de uma coisa tão boa. Minha conexão com a Valentina era enorme, mas tudo parecia assustador...
Conversar com minha mãe me fez bem, o apoio do Marquinho foi essencial. Com o passar dos dias, fui ganhando confiança. Senti-me mais forte e segura ao trocar as fraldas, ao dar banho, ao amamentar. E não é que tudo tenha ficado um mar de rosas, mas comecei a me sentir mais segura, pronta para os milhares de desafios e provações que eu iria enfrentar.
O que sempre me impressionou na maternidade, desde a hora do parto e até hoje, é como é grande nossa capacidade de amar. No início a Valentina nem sabia onde estava, quem era ela, quem era eu, não interagia e mal olhava para nós - atitudes comuns aos recém-nascidos - e eu já a amava.
...Quando o sorriso surgiu no meio daquelas duas bochechinhas rechonchudas foi uma explosão de alegria! Como o amor cresceu! Na verdade o amor cresceu a cada nova troca de fraldas, a cada banho dado, a cada novo passo conquistado!
No início eu a amava tanto que achava que já tinha chegado na completude do amor-de-mãe. Mas, vejam vocês como eu estava enganada, percebi que a cada dia que passava, o amor aumentava!Ser mãe hoje significa pra mim muitas coisas. E em todas elas eu estou em segundo plano. Primeiro eu dou o papá, sou a última a me arrumar, a segunda a dormir, fico sempre segurando o xixi.
Descobri que na maternidade, a melhor coisa mesmo é não ganhar, mas chegar em segundo lugar!
Encontro satisfação nas coisas mais bobas e corriqueiras: um coco bem grande e mole, em um arroto bem dado, no final de uma papinha, ou numa típica baguncinha.
Às vezes cansada e com sono às cinco da manhã, fico observando a mãozinha dela segurando a mamadeira "como é bom estar acordada nessa brincadeira".
O dentinho que morde meu dedo e me machuca, as mil e umas gracinhas da minha filhuca!
Nem sei onde guardo mais meus lenços, minha manicure já esqueceu meu nome, maquiagem? Só quando a feiura me consome!
O que é ser mãe? Acho que nenhuma mulher sabe o que é isso, acho mesmo que a gente vai gerundiando pela vida, vamos sabendo à medida em que vamos vivendo... mas uma coisa é plenitude: o amor de mãe não tem finutude!
Sobre a Ursula: "Sou mãe da Valentina, que nasceu em 12 de dezembro de 2010. Divido meu tempo entre esposa, mãe e professora, dou aulas no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), no Curso Técnico em Produção de Moda. Embora seja carioca, vivi 10 anos em Florianópolis e estou há 3 em Araranguá. Sou mãe de primeira viagem, o que me garante sempre muitas aventuras..."
Um abraço,
Ursula
6 comentários
Muito lindo esse post, ser mãe é isso né, aprender a cada dia, e amar, amar, amar muito sempre, e participar e velar , e sorrir e abraçar, acalentar e amar amar e amar.
ResponderExcluirCynthia
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQue lindo esse Post, eu já sinto um amor sem igual desde o dia em que descobri a Gravidez e agora estou nos meu exatos seis meses, não vejo a hora de tê-la em meus braços e ter um sentimento assim tão intenso Beijos!
ResponderExcluirTambém tenho um Blog e vcs estão na minha lista de preferidos.
http://www.baby-forbaby.blogspot.com/
Você falou tudo e com muita propiedade e de forma linda.pois sou mãe de primeira viagem tambem e minha filhota nasceu dia 20 de novembro de 2010.Então eu sei bem sobre os seus sentimentos e que bom cmpartilhar isso com outras pessoas.Moro em salvdor e tenho um blog que é www.aprendendoasermar.blogspot.com e lá falo como foi a minha tragetoria desde o nascimento de Bruna ate agora.
ResponderExcluirabraço!
Oi Úrsula!
ResponderExcluirLindo seu texto, cheio de emoção.
Ser mãe é maravilhoso, é aprender um pouco mais a cada dia.
Um beijo e tudo de bom.
Pois é meninas, vocês gostaram do post porque são mamães! Toda mãe - ou futura mamãe, para quem esta grávida - sabe o que isso significa... é uma dedicação plena e um amor incondicional! Parabéns pra vocês que também têm em suas vidas essas coisinhas lindas que são os filhotes!
ResponderExcluirObrigado por comentar, ficamos felizes!