Ansiedade Cida

Vencendo a ansiedade...

segunda-feira, novembro 14, 2011Cida Kuntze

Fonte da imagem: Google

"Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças." Filipenses 4:6

Vivemos numa época que a ansiedade tem atingido homens e mulheres de todas as idades. Esse problema acaba acarretando uma série de outros, tanto emocionalmente, quanto fisicamente. A ansiedade gera a depressão também, onde milhares de pessoas acabam refém de medicamentos para poderem se sentir melhores e mais tranquilos.

Lendo um livro, cujo título é o mesmo do post: "Vencendo a Ansiedade", escrito pela psicóloga e teóloga: Dra. Elisete Malafaia, extraí e resumi alguns poucos trechos para compartilhar com vocês, pois gostei bastante do modo como ela trata esse assunto e como fez as suas colocações.
Eu espero que mesmo sendo um pequeno texto, possa ajudar de alguma forma aos que estão passando por isso.

     "A vida moderna é muito agitada. Para conseguirmos o suficiente para a nossa manutenção e a de nossa família, pagamos o preço do corre-corre, do estress das grandes cidades (que também tem chegado às pequenas), dos engarrafamentos, da violência, da poluição e da tirania do relógio e das agendas. Somos diariamente "assaltados" por todo tipo de cuidades e preocupações.
     A preocupação excessiva, por sua vez, gera angústia, a aflição e a ansiedade. Esse estado emocional produz, segundo os médicos, feridas na alma, e como consequência afeta o lado físico do ser humano, provocando doenças.

     Mas a Bíblia tem ensinamentos fantásticos sobre a ansiedade, e ajuda-nos a vencê-la.
     É muito importante sabermos que Jesus considerou a realidade da tribulaçã ao declarar que: "... no mundo tereis aflições..." João 16:33.
     Porém o Senhor conluiu: Mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
     Aqui está o segredo: bom ânimo. Esta palavra é derivada do vocábulo alma. Tenha sua alma (sentimentos, desejos, vontades) bem animada, bem-humorada.
     O bom-humor faz com que o ser humano supere com mais facilidade as adversidades da vida.
     Por isso Jesus enfatizou dizendo: "Tende bom ânimo, tende bom humor, sede alegres".
     As pessoas mal humoradas atraem sentimentos negativos para si e contaminam as que estão à sua volta.
     Peça ao Senhor para atuar em seu ser dando-lhe um humor agradável.
     Em outras palavras, o que Jesus está dizendo é que, apesar da carga de ansiedade que o mundo gera e lança sobre os nossos ombros, Ele se faz presente em nossa vida se nos entregarmos totalmente a Ele.
   
     O segredo do apóstolo Paulo para vencer as dificuldades e ansiedade foi não se deixar influenciar pelas circunstâncias adversas, nem se abater nos momentos de fraqueza. Veja: "Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então sou forte." II Coríntios 12:10.

     Deus tem, também, o Seu próprio método de terapia para a cura da ansiedade e outros males que, se cumprido conforme instruções, alcançará resultados surpreendentes. A terapia divina começa pela mente. É a mente que interfere de maneira direta nas ações do corpo, nas decisões que tomamos e nos alvos que estabelecemos. A mente é que determina a ação. "Porque, como imaginou na sua alma, assim é." Provérbios 23:7.

     A mente é um fator determinante nas nossas decisões. Por isso Paulo escreveu: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filipenses 4:8.

     Quando a mente está sobrecarregada das coisas do mundo, os problemas se acumulam de tal maneira que provocam ansiedade, e isso pode resultar em danos emocionais graves.

     Somos orientados a usar a oração como o processo mais adequado para falar com Deus, porque esta é a terapia divina. Se você está se sentindo pressionado, fale com Deus em oração. Entre em comunhão com Ele. Reconheça-o como sendo a única esperança para você. "O Senhor dará uma paz perfeita a todos que confiam nele, aos que concentram seus pensamentos nEle." Isaías 26:3.

     Se você não tem muita intimidade com Deus, e pouca coisa sabe sobre Ele, o caminho é o do clamor. Veja a promessa que o Senhor tem para você: "Clama a mim e responderte-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes." Jeremias 33:3.
    O Senhor promete revelar-lhe coisas escondidas, para que você desfrute da comunhão com Ele por meio da Sua terapia.

     Deixe Deus ser o Senhor de seus pensamentos. Só assim a sua vida estará equilibrada no aspecto espiritual e emocional, e a ansiedade será aniquilada de seu viver." Elisete Malafaia.

Querida(os) que passam por aqui, o meu desejo é que o nosso querido e amoroso Pai, possa fazer grandes coisas em vossos corações. Que toda a ansiedade que tem tirado a paz, a tranquilidade, a fé, a confiança em Deus e trazido doenças físicas e emocionais, possa ser exterminada do seu viver. Olhe para cima, para Jesus e deixe que Ele te ajude em tudo. Entregue-se em Suas mãos e verás as maravilhas que Ele vai operar.

Um abraço carinhoso e uma feliz semana pra todos.

Cida do *Compartilhando...


VEJA MAIS POSTAGENS

13 comentários

  1. Adorei o posto.
    Tenho certeza que foi escrito pra mim rsrsrsrs
    Sou muito ansiosa e não é fácil controlar isso, com com Deus mesmo é possível.
    òtima semana a todos !!!
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida!
    Eu já fui muito ansiosa, mas aprendi a descansar no Senhor e Glória a Deus por isso.
    Não é fácil, mas depois que comecei a entender melhor os planos de Deus para a minha vida, a paciência, a calma e a alegria de viver foram entrando devagarinho na minha vida.
    É um exercício diário saber descansar no Senhor.
    Belo post pra começar bem a semana,
    Bjs, Genis ♥

    ResponderExcluir
  3. OI Cida,
    seus textos encaixam perfeitamente para mim.
    Sou super ansiosa. Preciso aprender a vencer a ansiedade.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. meu ponto fraco... luto diariamente ...

    bjusss

    ResponderExcluir
  5. Amiga,confesso,sou muito anciosa!!
    esse livro parece ser bom mesmo,hein..vou prourar!
    amei o post..vc sempre se supera!
    beijinho!Mii

    http://michele-saj.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. dizem por aí que a depressão é o mal do século... mas, tô me convencendo que o mal do século é a ansiedade, nossa, como ela tem acometido as vidas de tantas pessoas... gostei muito do post Cidinha... Deus é o que acalma, tranquiliza, traz a paz e a segurança necessárias pra que estejamos livres de toda ansiedade que nos aflige... Por isso, manter o contato com Ele é algo inadmissível na vida de um cristão... Abraçao Cidinha...

    ResponderExcluir
  7. Olá Cida,
    Sofrer com ansiedade não é fácil, passei por isso nestes últimos tempos. Cursos, trabalho, casa, família, assistência a familiares doentes, etc....me fizeram precisar de floral (para ansiedade)....afim de não deixar virar depressão.
    É preciso forçar e fé, muita fé na palavra de Deus. Muita oração.
    Adorei o post.
    Sempre nos lembrando que a força do senhor nos guia os caminhos.
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida!!
    Amei o post, falou muito ao meu coração, sou muito ansiosa, mas sei que só com a ajuda de Deus para controlar isso.
    Obrigada por compartilhar conosco o que vc leu.
    Deus continue te usando mais e mais!!
    beijo

    ResponderExcluir
  9. Obrigado a todas pelos cometários carinhosos.
    Que Deus continue fazendo a Sua obra em nossas vidas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post, amiga.
    Vc sempre escolhendo temas que nos falam ao coração. Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Muito boa, Cida! Gostei do tema! Não só pela ansiedade que estou vivendo no momento (e que tem um motivo diferente dos que vc citou, mas enfim, é uma ansiedade), mas porque realmente vivemos um corre-corre e muitas vezes esquecemos de viver com leveza, que tem tudo a ver com o bom ânimo e o bom humor que vc tão belamente citou.

    Já observei em mim mesma as mudanças que ocorrem no meu dia-a-dia e com as pessoas com quem me relaciono quando consigo animar a alma!

    Nem sempre a gente consegue né, mas para esses dias, é essencial mesmo fazer uma prece e pedir ajuda. A prece nunca falha!

    Belo post, amiga!
    Beijão
    E um bom feriado para vcs :)

    Ju

    ResponderExcluir
  12. Ei Cida! Eu já fui mais ansiosa. Hoje, graças a Deus menos. Ainda resta um pouco de perfeccionismo, o que também traz ansiedade. Mas me policio. E assim todos os dias precisamos vigiar e melhorar. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. OI Cida, concordo quando o texto diz que Quando a mente está sobrecarregada das coisas do mundo, os problemas se acumulam de tal maneira que provocam ansiedade, e isso pode resultar em danos emocionais graves, isso é uma grande verdade!!

    E a frase final fala muito ao nosso coração:

    Deixe Deus ser o Senhor de seus pensamentos. Só assim a sua vida estará equilibrada no aspecto espiritual e emocional, e a ansiedade será aniquilada de seu viver." Elisete Malafaia. Glorias Deus por isso!!

    Amiga uma bela tarde

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!