dicas educação

Como escolher uma escola para seu filho?

terça-feira, janeiro 03, 2012Genis Borges

Escolher a escola a qual nossos filhos passarão por todo o ano letivo, ou por toda a sua vida escolar, é uma decisão que gera muitas vezes um grande estresse aos pais.

É de nossa total responsabilidade essa decisão e muitos pais esperam passar as festas de final de ano pra começar a pesquisar qual é a escola ideal pra faixa etária que seu filho está.

Através das dicas da Doutora em Educação Andrea Ramal, gostaria de tentar ajudá-los nessa difícil, mas não impossível, tarefa.

No livro, “Depende de você – Como fazer de seu filho uma história de sucesso”, (para mais informações, clique aqui) tem um capítulo que explica como escolher uma escola. Você ganha agora um resumo desse capítulo e eu compartilho este brinde com vocês!
Imagem daqui 

  • Você concorda com a proposta da escola?
Conheça em detalhes o projeto político-pedagógico. Verifique se a linha da escola está em sintonia com os valores da sua família e com a maneira de ser da criança ou do jovem.  
  • Qual a posição da escola na relação com a família?
A escola precisa entender a família como parceira. Verifique quais são os canais de comunicação entre a escola e a família e com que periodicidade as reuniões acontecem. Analise se o site da escola oferece informações sobre a proposta pedagógica e se há um espaço reservado para que os pais tenham acesso a informações exclusivas.  
  • O espaço físico é apropriado?
Verifique se o espaço da escola favorece a aprendizagem. Como são as salas de aula, os espaços para esporte e lazer, ambientes de leitura e os laboratórios.  
  • Os professores são bem preparados?
Informe-se se os professores são bem preparados e como seu trabalho é avaliado. Pergunte a média de reprovações nas turmas. Se ela for alta, isso é um motivo de preocupação. E se tiver conhecidos que têm filhos na mesma escola, pergunte se gostam das aulas e se consideram que a avaliação da aprendizagem é adequada.  
  • A escola investe em infraestrutura?
Verifique se a escola está aparelhada com o mínimo de recursos, mídias e tecnologias compatíveis com a educação de hoje.  
  • A escola se preocupa com a saúde e a segurança dos alunos?
Consulte se a ficha do aluno inclui informações relativas à saúde. Verifique qual procedimento o colégio adota para caso de emergências ou acidentes.  
  • A educação está atualizada com as tendências de hoje?
Como parte da formação para a cidadania, boas escolas desenvolvem com os alunos projetos com temas importantes para a realidade atual, como por exemplo, tratando da nossa relação com o meio ambiente, estudos sobre direitos humanos ou projetos de engajamento em trabalhos sociais e comunitários.  
  • Como é o tratamento dos funcionários com pais e alunos?
Como você é recebido? Os funcionários são gentis e dão a impressão de que seu filho também será bem-vindo? Existe respeito entre as pessoas? Os alunos e professores se sentem bem na escola. Este ponto também tem relação com o projeto político-pedagógico.  
  • A localização da escola está de acordo?
Você não deve escolher uma escola só porque é perto da sua casa. Por outro lado, não pode desprezar completamente esse critério.  
  • Qual é a nota da escola?
O Brasil tem sistema que mede a qualidade do ensino das escolas, é o Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Consulte a nota da escola e a média do seu estado na internet.


Autora de "Depende de Você - Como fazer de seu filho uma história de sucesso" (LTC)




..............................................♥
Está acontecendo um super sorteio lá no meu blog... corre pra lá!
SORTEIO: SANDÁLIA INFANTIL TIPO CROCS


VEJA MAIS POSTAGENS

6 comentários

  1. Gostei tanto que já comprei o livro rsrsrs
    obrigada pelas dicas, estou mesmo procurando uma escolinha pra esse ano.
    Coisa estressante e o pior que estão todos da família contra mim, ninguém me dá apoio. Todos acham melhor Samuel ficar em casa.
    Vamos ver o desfecho desta batalha.
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. vou comprar este livro, já tinha ouvido falar dele ...
    Criança não vem com manual, agente tem que pesquisar material de base...rs..

    ResponderExcluir
  3. Gostei das dicas, elas já dão uma direção de como escolher, porém o fator "cada criança é diferente da outra" pode alterar o resultado. Já vi mãe chateadas por terem escolhido a melhor e mais cara escola, mas que para o filho não funcionou...

    ResponderExcluir
  4. Venho desejar um feliz ano novo, cheinho de benção, alegria e saúde!!

    Beijos


    Dri Viaro
    www.driviaro.com.br

    ResponderExcluir
  5. Genis, ótimas dicas.
    Escolher uma escola que a gente confia é muito importante.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas amiga!
    Quero ler esse livro!
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!