Crianças, moda e sensualidade.

segunda-feira, fevereiro 27, 2012Recanto das Mamães Blogueiras

Por Nádia- www.mamaenadia.blogspot.com
A revista IstoÉ dessa semana trouxe uma matéria pequena, mas que muito me chamou a atenção. O título é “A polêmica da moda”. O assunto da matéria diz respeito à forma como algumas crianças têm participado do mundo da moda. O centro da polêmica, na matéria, é a francesa Thylane Blondeau, 10 anos (garota das fotos).
Dois trabalhos recentes de Thylane, um com uma maquiagem carregada, e outro fazendo topless, têm gerado muitos comentários. Ao comentar sobre o que pensa de alguns trabalhos que têm sido realizados com crianças no universo da moda, Glória Kalil (reconhecidamente entendida da área) escreveu: “Pelo que tenho visto, a moda infantil segue as tendências da moda para adultos. Até aí, tudo bem; ninguém espera ver as criancinhas só de vestidinhos balão, mangas bufantes ou roupinha de marinheiro. É interessante e enternecedor ver os pequenos com roupas parecidas com as dos adultos usadas de um jeito espontâneo e alegre como só eles sabem ser. O que é esquisito é vê-los em atitudes de adultos sexuados e insinuantes que só podem despertar mal-estar em quem vê. Ainda por cima em épocas em que a pedofilia seja tema de discussão por conta de Internet, Igreja e tantos outros crimes que rondam o tenebroso assunto.”
Como Thylane, muitas crianças têm sido expostas de forma sensual a serviço da moda. Muitas dessas crianças, através de seriados e outros programas de TV, estão influenciando crianças comuns, que cada vez mais desejam ser como elas.
Nesse último sábado, vi uma garotinha na igreja, com atitudes que me chamaram muito a atenção. Ela não me despertou a atenção por ser uma “gracinha” ou “engraçadinha”, mas por atitudes que não combinam com crianças. Na hora do almoço (um junta panelas), a garotinha estava lá novamente. Inevitavelmente acompanhei com o olhar cada atitude. Naturalmente, ela abriu uma pequena bolsa, retirou um tubinho de gloss de uma cor que fica entre o rosa e o vermelho, passou o gloss na boca, guardou-o na bolsa e, nas pontas dos pés, guardou a bolsa em cima de uma bancada. Sim! Nas pontas dos pés, para você ter noção do tamanho dela. Essa menina deve ter, no máximo 6 anos. É a menina de 6 anos mais “assustadora” que já vi!
Crianças como Thylane e essa pequena que vi na igreja no último Sábado têm se tornado cada dia mais comum. Ellen White já havia deixado orientações sobre cuidados relacionados a moda e sensualidade, no que diz respeito a crianças. Observe e medite:
“Onde quer que vamos, vemos filhos tratados com condescendência, mimados e louvados sem discrição. Isso tende a torná-los vãos, ousados e presumidos. A semente da vaidade é facilmente semeada no coração humano por pais e tutores imprudentes que louvam os pequenos sob o seu cuidado e para com eles se mostram condescendentes, sem nenhum pensamento quanto ao futuro. A obstinação e o orgulho são males que transformaram anjos em demônios e contra eles fecharam as portas do Céu. E assim mesmo pais estão inconscientemente preparando sistematicamente os filhos para serem agentes de Satanás. Pacific Health Journal, janeiro de 1890.” Orientação da Criança, p. 178.
“As crianças ouvem mais de vestidos do que da salvação. … Porque a mãe se acha mais familiarizada com a moda do que com o seu Salvador.” Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 597.
“Os que têm sob sua responsabilidade a propriedade de Deus, na alma e no corpo das crianças formadas à Sua imagem, devem levantar barreiras contra a condescendência sensual da época, que está arruinando a saúde física e moral de milhares de pessoas. Se muitos dos crimes desta época fossem seguidos até a sua verdadeira causa, ver-se-ia serem atribuíveis à ignorância dos pais e mães indiferentes nesse assunto.” Orientação da Criança, p. 115
Para onde irão nossas crianças, se continuarem sendo alvos fáceis das atitudes vendidas pelo mundo? O que os pais de crianças entregues à vaidade e sensualidade dirão a Deus no dia da volta de Jesus?

Extraído daqui.

VEJA MAIS POSTAGENS

8 comentários

  1. Muito bom este post, as crianças estão deixando de ser crianças. Por que tanta vaidade??

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana, essas crianças de hoje em dia, não só de hoje em dia porque eu fui uma criança assim deixei de ser criança muito cedo, mais mudaria pro meu filho claro ;)
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu, particularmente, acho muito triste estas mudanças. As crianças estão deixando a inocência para seguir um mundo de vaidades.

    A sociedade está mudando, tanto para formas negativas e positivas. Acredito que este comportamento não traz consequências positivas e, sabemos muito bem disso.

    Que bom que este assunto foi abordado.

    Grande abraço.

    http://nossosatos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. As crianças deixando de ser crianças... Para que isso?

    Cade a infância de brincar de bonecas, bola, casinha e amarelinha?

    Me deixa triste saber que a infância está bem diferente nos dias de hoje

    Ótimo post
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esse post. Eu acho que crianca tem que ser crianca, nao da para perder a inocência.... de modo algum...bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Nádia!
    O meu desejo é que a minha pequena aproveite muito bem a infância, com toda pureza possível, sem pular nenhuma fase. No que eu puder vou contribuir pra isso.
    Hoje em dia, infelizmente as crianças, meninas principalmente, estão se adiantando, pois a influênica da mídia tem sido muito grande.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Uma matéria legal???
    o BOOM dos brechós infantis...considerando que a palavra da vez é RECICLAR e que os pequeninos crescem tão rápido q as vezes não chegam usar todas as roupinhas que tem...
    meu brechó virtual:
    http://babrycho.blogspot.com
    beijos!

    ResponderExcluir
  8. Criança tem q ser criança e ponto final.
    adorei o post,amiga!
    beijinho

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!