Dani Garcia

Ser Mãe e trabalhar em casa

sexta-feira, março 16, 2012O mundo da Dani

Ser mãe e trabalhar em casa

ufaaaaaaaaaaa
ja cansa só de ler o título....rsrs

                                 http://brasil.babycenter.com/baby/volta-ao-trabalho/em-casa/

mas como a materia é bem grande , separei uns tópicos para nós...

Trabalhar em casa enquanto se cria filhos é um privilégio, mas requer bom planejamento e organização para render. Veja a seguir algumas considerações e sugestões sobre esse tipo de rotina.


Como encontrar tempo para trabalhar

Ter filhos pequenos é trabalho por si só, imagine então encontrar tempo para trabalhar profissionalmente enquanto toma conta deles. Haja fôlego!

• Procure uma ocupação que se adeque aos horários em que está livre, como quando seu companheiro está em casa para cuidar das crianças ou quando o bebê está no berçário ou escolinha.

• Como funciona seu relógio biológico? Se você é daquelas pessoas que ficam mais alertas do que nunca à noite, tente encontrar algo para fazer depois que seus filhos já estiverem dormindo.

• Mesmo que tenha tido empregos superestressantes antes de ter filhos, considere agora uma atividade menos intensa para que prazos e cobranças não a deixem nervosa demais.
• Não se imponha uma rotina rígida de trabalho, especialmente se estiver grávida ou planejando continuar a trabalhar em casa depois que o bebê nascer. Cada criança é de um jeito e não há garantia nenhuma de que seu filho vá querer dormir três horas durante a manhã, bem no horário que você destinou para trabalhar.

• Não fique trabalhando a cada minuto que tiver livre em casa. É importante se permitir pausas para descansar e se distrair.




• Difícil imaginar como vai sobrar tempo para fazer mais alguma coisa durante o dia? Faça por uns dias um pequeno diário de sua rotina. Será que não dá mesmo para cortar um pouco o tempo da TV, internet, telefone com as amigas ou email?



• De vez em quando, vale a pena dar um gás no trabalho para ficar com aquela sensação de "dever cumprido". Vá até um cybercafé ou leve um laptop para um lugar gostoso e trabalhe sem ser interrompida por várias horas.


Equipe de apoio

Trabalhar em casa não é nada fácil e exige toda a ajuda que você puder obter de seu companheiro, familiares e amigos.

• É bem mais fácil para qualquer pessoa ajudar se você fizer um pedido específico como "Você pode pegar o bebê no berçário hoje à tarde?", em vez de dizer coisas vagas como "Seria bom se um dia desses você pegasse o bebê no berçário".

• Retribua favores e se prontifique para ajudar os outros quando puder.

• Nunca se esqueça de agradecer, especialmente a familiares e amigos, por tudo o que fizerem. Expresse o quanto a ajuda é bem-vinda.


• Se o dinheiro que ganhar com o trabalho possibilitar, considere contratar alguém para ajudá-la com as tarefas domésticas, mesmo que só alguns dias por semana. Esqueça aquela história de supermulher que dá conta de tudo sozinha, porque isso só leva a estresse e menos ânimo para curtir sua família. O mesmo vale para a possibilidade de colocar o bebê por meio período numa escolinha ou creche.

 
Com quem os filhos ficam?


Na maioria dos casos, mães que trabalham em casa acabam precisando de ajuda para cuidar dos filhos, seja em um berçário ou com uma babá, em especial se houver mais de uma criança em casa e à medida que o bebê cresce e fica mais ativo.

• Considere a possibilidade que melhor se adapta ao seu orçamento e estilo de vida, para que possa ter algum tipo de rotina para se concentrar no trabalho sabendo que seu filho está sendo bem cuidado.

• Se optar por uma babá, lembre-se de que haverá distrações quase que o tempo inteiro. Analise bem se você é o tipo de pessoa que consegue ignorar o barulho e o corre-corre a seu redor.


• Não se prenda a uma única opção para sempre. As crianças mudam rapidamente, e algo que não parecia bom para quando o bebê era pequeno pode se tornar adequado à medida que ele crescer.

Em busca do equilíbrio

 é sempre bom tentar se organizar para que as tarefas domésticas ou com comida não tomem todo o seu tempo.

• Tente limitar a limpeza da casa a tarefas específicas a cada dia, e lembre-se que certas coisas são fundamentais e outras podem esperar.

• Contrate uma diarista ou alguém permanentemente para aliviar a carga do seu dia-a-dia.

• Procure deixar a casa relativamente arrumada (sem brinquedos espalhados pela sala, por exemplo) todos os dias, assim você se livra daquela sensação de morar na maior bagunça sem necessariamente ter que partir para uma limpeza pesada.


• Distribua tarefas para os membros da família, mesmo as crianças menores.

• Planeja as refeições com antecedência (algumas mulheres fazem uma lista do que comer em cada dia da semana ou até do mês), use seu freezer com inteligência e, quando cozinhar, já faça maior quantidade para que dê para dois dias.
Montando seu escritório



trabalho com artesanatos então sei bem a dificuldade d conciliar Davi e trabalho, volta e meia ele aparece com as mãos pintadas, carregando meus tecidos , riscando nas minhas revistas, e muitoooo mais...rsrs
é muito gostoso, mas tem dias q cansa muitoooooooo, é um olho na maquina de costura e outro no davi, e nesse intervalo ele chora, cai, derruba alguma coisa, pede colo e quer mamar... e assim vai...
Mas eu sou persistente, eu nao desisto dos meus artesanatos.... Nem do meu principe Davi....

achei uma materia muitooooooooooo interessante No

                                  



É difícil trabalhar bem sem ter um espaço próprio, mesmo que pequeno, para isso.

• Se você não conta com nenhum ambiente específico, olhe em volta da sua casa para descobrir como pode adaptar algum espaço já existente.

• Invista no básico: uma cadeira confortável, boa iluminação, uma mesa ou escrivaninha, gavetas para organizar seus papéis, estantes ou armários para armazenar material, acesso a um telefone e, dependendo do tipo de trabalho, um computador com conexão de internet.

• O ideal é ter um lugar onde não precise tirar e pôr suas coisas diariamente.

Como lidar com interrupções

• Leve seu trabalho a sério, e os outros farão o mesmo. Por mais difícil que seja, diga não se amigas ou parentes constantemente solicitarem sua presença ou convidarem para programinhas sociais.

• Seja realista a respeito das horas que pretende trabalhar, mas estabeleça objetivos semanais para que consiga medir sua produtividade. Se um dia acabar não trabalhando quase nada por conta de um filho doente, procure compensar no outro com uma esticada a mais durante a noite.

• A vantagem do trabalho em casa é justamente a flexibilidade, por isso, se um dia da semana não rendeu muito por conta das interrupções, não se culpe e procure reorganizar os outros para terminar seus projetos. Peça ajuda do seu companheiro para conseguir cumprir prazos, da mesma forma que ele faz no trabalho "tradicional".


boas dicas né...

obs: levei todaaaaaaaaaa manha para fazer essa postagem, pois davi não parou um minuto...rsrsrs
trabalhar em casa realmente não é facil




Mais um post antiguinho, mas que fez muito sucesso e ajudou muita mamãe..
Continuo trabalhando em casa, e a cada dia da mais certo...

beijossssss
Dani Garcia
http://omundodadanigarcia.blogspot.com/2010_10_01_archive.html

VEJA MAIS POSTAGENS

7 comentários

  1. Não deve ser fácil, pra mim só o cuidado com a casa já é um trabalhão!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Eu trabalho fora e já fico maluca.
    Fico imaginando as duas coisas juntas no mesmo ambiente deve ser mais dificil ainda.
    Adorei o post
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Sabendo se organizar tudo corre perfeitamente bem ;)
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse post, a minha rotina tem sido uma mega correria, meu marido tem uma empresa, e eu cuido da parte administrativa, faço tudo aqui de casa, já que não tem como levar o Pedro pra loja, e ainda tenho que cuidar da casa e da comida, já que meu esposo e mais 2 funcionários vêm todo dia almoçar aqui, então a comida tem que estar sempre pronta e sempre coisas variadas, tento cobrir o básico das refeições e já da um trabalhão!
    Fora os cuidados com o pequeno peralta aiii cansei viu!!
    adorei.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Trabalhar em casa com filhos pequenos é ser interrompida a cada 10 minutos no mínimo e valorizar cada meia hora de soneca deles.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelas dicas e estou pensando em trabalhar em casa pra ajudar na renda familiar e essas dicas estão serão preciosas pra mim.

    Bjssssssssssssssss, Dani Cardão.

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas! Trabalho em casa e sempre aproveitei o horário que meus filhos estão na escola. Agora com um RN vai ficar mais difícil. Mas qdo terminar minha licença, volto aqui p relembrar dos seus conselhos.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!