Popularmente conhecida como o famoso “xixi na cama”, a enurese noturna é considerada comum até mais ou menos os cinco anos de idade, pois, nessa idade, as crianças ainda não possuem o completo desenvolvimento do mecanismo urinário.
Após esse período, esses episódios “molhados” devem cessar à medida que os pais vão disciplinando a criança a usar o vaso sanitário para fazer xixi.
Segundo o psiquiatra e educador Içami Tiba, uma criança de seis anos de idade que não tenha sido ensinada a usar somente o vaso sanitário para fazer xixi acaba se permitindo urinar em qualquer lugar.
Mas e quando a criança já está entrando na pré-adolescência e continua molhando a cama durante a noite?
Atenção redobrada dos pais, pois, nesse caso, a enurese noturna pode estar relacionada a diferentes causas, sejam elas de natureza orgânica – problemas hormonais ou na bexiga, alterações anatômicas, musculares e infecciosas — ou natureza psíquica, como uma resposta a situações de estresse (medo, crises e mudanças na família, dificuldades na escola etc.). É como se estivessem transmitindo a seguinte mensagem: “Quero voltar à época de quando eu era pequeno e protegido”.
Trouxemos algumas dicas que podem ajudar os pais a acabar com esse probleminha:
- O nervosismo dos pais também pode ocasionar sérios efeitos psicológicos. Lembre-se sempre de que qualquer conduta deve envolver amor, respeito, tolerância e carinho.
- Mostre à criança os benefícios de crescer e deixe claro que vocês sentem orgulho de ela já ser tão grande!
- Evite oferecer líquidos à criança algumas horas antes de dormir.
- Lembre-a antes de se deitar da dupla “fazer xixi” e “escovar os dentes”.
- Para disciplinar e recondicionar o cérebro da criança, crie essa rotina por três dias: combine com a pessoa da casa que deita por último de acordar a criança e levá-la para fazer o “segundo xixi da noite”, e com o primeiro adulto que acordar de fazer o mesmo.
Se, mesmo assim, a criança continuar com o problema de enurese noturna, os pais deverão procurar um pediatra..
Dani Garcia
6 comentários
Oi Dani!
ResponderExcluirÓtimo assunto pra ser abordado aqui.
Acho muito importante os pais terem esses cuidados pra que a criança não faça xixi na cama. Mas é claro, não esquecer que a causa também pode ser outra e ir ao médico.
Eu tenho um parente que fazia até grande xixi na cama até na adolescência, demoraram pra consultar um médico por vergonha. Mas foram e descobriram que ele tinha um problema. Depois que cuidaram disso, parou. Os pais deveriam ter levado mais cedo ao médico, quando viram que todas as alternativas de acordá-lo, de não dar líquido a noite, etc... não funcionavam.
Beijos.
Dani, estava conversando hoje com meus pais sobre isso ... Sophia desde que desfraldou completamente nunca fez xixi na cama, faz assim que acorda!!!
ResponderExcluirAcho um assunto muito importante, porque tem pais que pensam que é frescura ou até mesmo que é birra!
Adorei =)
Beijos, Má
monmaternite.com
Assunto importante. Com a minha filha a rotina do fazer xixi e escovar os dentes funcionou perfeitamente. Beijos!
ResponderExcluirAi Dani...eu tô vivendo esse drama aqui em casa com o Pedrinho! Voltou a usar fralda pra dormir!!! Bjos!
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirEsse é um assunto sério e delicado
A criança sabe quando o tempo do xixi na cama já passou e começa a sentir vergonha e para de se expressar como antes
O importante é ter paciência, consultar um médico e aguardar, pois tudo passa.
Beijocas
Cris Chabes
OI Dani,
ResponderExcluirum ótimo texto, cheio de informações importante e que vão ajudar a muitas mamães.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/
Obrigado por comentar, ficamos felizes!