desenvolvimento Mamãe Lauri

Desenhar, rabiscar, pintar... incentive as crianças!

segunda-feira, setembro 03, 2012Laurí


Google Imagens



"Antes eu desenhava como Rafael,
mas precisei de toda uma existência
para aprender a desenhar como as crianças".
(Pablo Picasso)

Quando o Daniel tinha alguns meses eu já deixava ele a vontade para pintar, rabiscar, desenhar... Algumas amigas me consideravam aloka: “pra quê inventar mais um motivo de preocupação?”(aquela era exatamente a fase em que ele levava tudo à boca e tentava engolir o que viesse à frente). 
É eu sei, dava um trabalhão mesmo, ele se rabiscava todo, precisava realmente estar sempre de olho nele. Mas esta é uma atividade que ele sempre gostou, então para mim nunca foi um peso.

Daniel pintando...

O desenho infantil é uma forma de linguagem que muitas vezes demonstra o que está se passando com a criança. Eu tinha um aluno no ministério infantil da igreja que sempre fugia ao tema proposto e fazia desenhos de pessoas chorando, pessoas sem um membro, sangue... mesmo sem ser profissional da área aquilo me preocupou e fui conversar com a mãe dele e mostrei um dos desenhos, ela desabou a chorar dizendo que o pai o tratava com muita violência ao corrigir e que ela não sabia mais o que fazer... Ou seja, aqueles desenhos eram um pedido de socorro dele.

Além de ser uma forma de se comunicar e se expressar, essa atividade é também importante porque ajuda na organização do pensamento, uma forma de  descarregar as emoções, sentimentos e frustrações, contribuem para o desenvolvimento infantil no todo, além do fato de poder contribuir futuramente no desenvolvimento da escrita.

E o melhor de tudo: as crianças simplesmente adoram!!!

Por isso acho que ao invés de repreender temos que estimular a criatividade, observar o que estão desenhando, elogiar, se interessar pelo desenho...
Deixe as crianças desenharem, rabiscarem, pintarem, colorirem... incentive! 
Desenho do Daniel(3 anos): flores para a mamãe...


Leia abaixo sobre o que as crianças desenham em cada idade e formas de interpretar os desenhos das crianças, lembrando que para todos os efeitos o melhor é sempre buscar ajuda de um profissional da área:

Fases do desenho infantil

Formas de interpretar o desenho infantil
Como interpretar desenhos das crianças

Um beijo e uma semana de vitórias a todas!


Mamãe Lauri
laugsousa@yahoo.com.br
www.pitacosdamae.blogspot.com 

VEJA MAIS POSTAGENS

14 comentários

  1. Lauri, acho super legal esse tema.
    As crianças realmente adoram desenhar, pelo menos as que eu conheço sim...rsrs.
    Minha filha sempre gostou, até hoje ela gasta muitas folhas por mês em desenhos e é um problema na hora de escolher alguns pra jogar fora, pois não tenho mais onde guardar...rsrsrs.
    Quando ela era pequena, nosso apto vivia desenhado, esperamos a fase passar pra poder pintar, pois por mais que a gente falasse pra ela não riscar a parede, parecia uma tentação, quando menos se esperava tava uma obra de arte em algum lugar.
    Agora só restam lembranças desses rabiscos em algumas paredes...rsrs.
    Beijos e vou conferir as matérias que colocastes.

    ResponderExcluir
  2. Lauri, acho super importante estimular!!
    Meu filho também adora desenhar, já escrevi sobre isso lá no blog.
    Beijão,
    Ju

    ResponderExcluir
  3. Aqui o Lucas adora desenhar e pintar... além de despertar a criatividade, ajuda bastante na parte motora!!!

    Adorei...

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Aqui tbm incentivamos muito, família toda é ligada nas artes plásticas. Então ele ta sempre inserido dentro desse contexto. E ele ama. Aliás, toda criança ama desenhar né? rs
    Amei o texto e vou ler os links

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Lauri, concordo plenamente com tudo que vc disse, as crianças expressam muito seus sentimentos através dos desenhos e por isso devem ser bastante incentivadas mesmo! Adorei o desenho do Daniel!! Bjoooss

    ResponderExcluir
  6. Oi Lauri ...

    Que ótimo texto! Eu adoro pintar, tenho coleções de lápis de cor e, muito antes de engravidar, sempre falei que meu sonho era ter um(a) filho(a) que amasse pintar ... eu deixo mesmo! Acho importantíssimo!

    Beijos, Má
    www.monmaternite.com

    ResponderExcluir
  7. OLá Lauri super apoiado, n vejo a hora de me divertir com o Arthur....bjsss

    ResponderExcluir
  8. Ei Lauri!

    Viva aos rabiscos! Fico imaginando quando o Álvaro começar essa bagunçinha gostosa!

    Bj!

    ResponderExcluir
  9. Temos mais é que incentivar mesmo...
    Se deixarmos de fazer as coisas com as crianças porque dão trabalho, então não fazems nada...
    E é tão bom ver eles felizes e se divertindo ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Amo!!! Minha bb de 1 ano e 11 meses tem tintas, cadernos de desenho, massinhas e canetinhas para pintar. Estabeleço o dia da bagunça, coloco um plástico p/ proteger o chão, uma roupinha velha e ela faz a festa! É impressionante como estimula a criatividade da criança! Pintando o 7! Eu apoio!!! rs Vcs podiam até criar uma blogagem coletiva com o tema. Cada mãe podia fotografar os filhos fazendo "arte" e postar em seus blogs! Fica a dica! bjsss Camila Vaz

    ResponderExcluir
  11. Olá Lauri, adorei o post
    Se hoje meus filhos fossem pequenos adoraria ter um canto da casa só para atividades artísticas. Em 2002 fiz um curso de pintura em tela e os quadros daqui de casa são todos feitos por mim. Adorei e era uma terapia. Acredito que incentivar as crianças a apreciar e se envolver com qualquer tipo de arte é maravilhoso.
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post!
    Tb penso assim, e hj mesmo falei com uma amiga sobre isso!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  13. OI Lauri, muito legal esse post. É ótimo incentivar as crianças a se expressarem. Aqui eu sempre estimulei muito os rabiscos, pinturas e desenhos.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Queridas, muito obrigada pelo comentario de cada uma, fquei feliz em saber que algumas de vocês mamães tem este talento para pintura... que legal!

    Obrigada pelo carinho, vou passar no blog de cada uma.
    beijos
    Lauri

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!