Colaboradora dicas

Retinopatia da prematuridade e reeducação visual - vídeo com dicas!

sábado, setembro 08, 2012Chris Ferreira

Por Mônica Bednarczuk , editora do site Projeto Pequenos Guerreiros




Quando eu tive a ideia de fazer nosso primeiro videozinho, imaginei abordar o aspecto da retinopatia da prematuridade pela área da saúde mesmo. Com definições técnicas, depoimentos sobre a recuperação da cirurgia e como é a reeducação visual do bebê. Entrei em contato com o CRAID, que vocês podem conhecer daqui e fui gentilmente atendida pelo Lean, mais uma vez.

Quando cheguei lá, o que enxerguei foi muito mais do que um tema da área de saúde, me deparei com a importância do atendimento multidisciplinar na recuperação do prematuro. No meu blog pessoal sempre tento abordar a prematuridade por vários ângulos, saúde, estimulação, direitos, mas me surpreendi em saber que professores estão envolvidos com a retinopatia da prematuridade. Sim, professores! As reeducadoras visuais que conheci no CRAID, Cintia e Ana Lucia, me apresentaram um pouco desta linda profissão.
O nosso vídeo começa com o Dr Roberto, oftalmopediatra do CRAID, nos explicando que a retinopatia da prematuridade e falando um pouquinho mais sobre os efeitos do oxigênio na retina do bebê, com ótimas notícias! Os equipamentos mais modernos fornecem oxigênio suficiente ao bebê na encubadora, sem lesar tanto a retina como acontecia no passado. Assim, a maior responsável é mesmo a imaturidade da formação dos olhinhos do bebê prematuro. Quanto menor nasce, maior o risco.

Existem diversos graus de retinopatia da prematuridade. Quanto antes diagnosticada, mais fácil o tratamento. Dentro da UTI, ainda, pode-se tratar a retina do bebê através de crioterapia ou laser, são pequenos procedimentos cirúrgicos que podem salvar a visão do prematuro.

As reeducadoras visuais nos contaram que ano após ano caem os números de casos de cegueira que chegam a elas por conta da retinopatia da prematuridade. Sinal que estes bebês vêm sendo precocemente diagnosticados e tratados!

Mamãe Elaine e o pequeno guerreiro Guilherme, nosso super star do vídeo
Conheci também o fofo do Guilherme, um meninão lindo, de 4 aninhos, nascido de 26 semanas. Guilherme tem algumas sequelas, dentre elas a retinopatia. A força, a naturalidade e a disciplina da mamãe Elaine me surpreenderam! Guilherme nasceu em 2008 e durante a UTI fez vários exames oftalmológicos e todos não acusaram a retinopatia. Depois da alta, numa visita de rotina ao oftalmo, foi diagnosticado. Fica aqui o importante alerta:

Mamães e papais, sigam corretamente o acompanhamento após a alta da UTI!

Caso seja necessário, o oftalmologista irá encaminhar o bebê ao Reeducador Visual. Alguns órgãos públicos, como o CRAID, oferecem o tratamento de forma gratuita. Mas é possível também seguir o tratamento em consultórios particulares, onde cada sessão custa em torno de R$80,oo.

O reeducador visual é um professor com especialização na área de educação especial com ênfase em distúrbios da visão, em alguns casos. Perguntei por dicas para que as famílias que não têm acesso a um profissional especializado e a Professora Cintia prontamente atendeu. Para quem está montando o quartinho ou enxoval, use muitos contrastes, mesmo que o bebê não tenha nenhum grau de retinopatia! O preto e branco cumprem muito bem este papel.

A Professora também nos orientou sobre brinquedos de cores fortes, luzes e sons. Estes geralmente custam mais caro, porém com uma lanterna e materiais alternativas se consegue um bom resultado! Ela nos mostra almofadas feitas com calças jeans usadas, pratos de pizza e caixas de leite. Lembrando que o Reeducador Visual é o profissional mais indicado para fazer este trabalho com uma bebê ou criança em que restou sequelas.

Espero que o vídeo com as dicas seja útil! Foi uma delícia fazer e quem venham novos!

Monica mãe da Bia
A Mônica é criadora e coordenadora do Projeto Pequenos Guerreiros, Secretária Executiva por formação, mamãe por vocação da Beatriz.
Blogueira desde 2002, autora do livro infantil Do Tamanho de Um Botão.
Editora do blog do Projeto Pequenos Guerreiros. 
Twitter: @MonicaBLSilva

Assim como a Mônica, você também pode participar deste espaço como colaboradora, envie seu texto para o nosso email: recantodasmamaes@yahoo.com.br 
e aguarde o nosso contato.
Com carinho,
Equipe Recanto


 

VEJA MAIS POSTAGENS

8 comentários

  1. Olá mãezinha, sei bem da importância de tratar probemas nos olhos com precocidade. Meu filho faz tratamento de ambiopia e está dando super certo. Mas se passar da idade complica!! Parabéns!! Cris

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Mônica pelo excelente trabalho de divulgação. eu não conhecia esse problema e pude me inteirar através desse post.
    Gostei muito de assistir ao vídeo, pois ficou muito bem feito, tudo muito explicado.
    Que Deus abençoe o Guilherme e a sua mãe, que ele possa ficar cada vez melhor.
    Um beijo grande e obgrigado por compartilhar esse assunto.

    ResponderExcluir
  3. Mônica, muito obrigado pelo envio desse post.
    Compartilhe seus textos conosco sempre que desejar, pois pra nós foi um prazer.
    Beijos de toda Equipe Recanto.

    ResponderExcluir
  4. Oi querida...
    Maravilhoso esse post informativo, eu tbm nm sabia que exstia esse problema, e é tanta coisa ne que ficamos perdidas...
    Concerteza ajudara muitas mamães...
    E o pequeno da foto é lindo...
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Muito legal esse video e a abordagem do assunto. Eu não conhecia o trabalho realizado! E é uma ótima notícia saber que os casos estão diminuindo! Parabéns a todos por tanta dedicação e carinho com os pequenos!

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Oii adorei o seu cantinho!
    Já estou seguindo!!
    Também tenho um blog,me segue lá também??

    http://amaedadrii.blogspot.com.br/
    Espero sua visitinha!!
    Bjinhos e tudo de bom para vc!!

    ResponderExcluir
  7. Ai que blog mais fofo gente, adorei mesmo quem sabe vc e suas seguidoras me seguem tbm http://maniasdasu.blogspot.com.br/
    grande bj!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Sempre leio textos de mamães com diferentes enfoques, mas as vezes aparece um texto de colaboradora com um tema sobre saúde que eu não conhecia,
    Veja a importância desse blog e de tantos outros que divulgam ações e temas para toda a comunidade virtual
    Volte sempre e felicidades para seu filho
    Cris e equipe do Recanto

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!