Adolescência
Cris Chabes
Adolescência: Mudanças no corpo
terça-feira, outubro 30, 2012Cristina Chabes
Estamos falando há duas semanas sobre a adolescência e as mudanças que essa nova fase trás para as crianças.
Já falamos sobre as menstruação e hoje vamos falar sobre as mudanças no corpo do menino.
Quando somos criança nosso corpo parece não ter diferença de menino para menina, a única diferença que percebemos nessa idade são os órgãos genitais, que na maioria das vezes chamamos por outros nomes populares. É na adolescência que o nosso corpo começa a mudar, e muitas vezes ficamos preocupados com essas mudanças.
Essas mudanças acontecem por causa dos hormônios, que são substâncias que temos no nosso corpo, também chamados de "mensageiros químicos" que determinam onde e como nosso corpo vai se modificar e/ou crescer. Assim, os hormônios de crescimento, são tão importantes quando os hormônios sexuais, no caso dos meninos chamado de Testosterona, produzido no testículo do homem.
imagens do google |
Além disso, outras partes do nosso corpo também produzem outros hormônios que são responsáveis também pela transformação do nosso corpo. Por exemplo, a hipófise, que é uma pequena glândula localizada no nosso cérebro, que produz alguns hormônios que, por sua vez, enviam mensagens para os os testículos do homem para que eles comecem a produzir os hormônios sexuais que vão produzir espermatozóides do homem.
Outros hormônios existentes, como a prolactina e os andrógenos, também ajudam na transformação do nosso corpo; e não podemos esquecer das substâncias que participam dessas transformações e que não são hormônios, chamados de neurotransmissores, que são substâncias que têm a função de transmitir os impulsos nervosos de uma célula a outra. Todos esses hormônios e substâncias químicas vão fazer com que o nosso corpo comece a mudar e ganhar novas formas, ou seja, deixar de ser um corpo de criança passando pela adolescencia ate virar um corpo adulto.
Entre as principais mudanças que ocorrem no corpo dos meninos estão:
Desenvolvimento dos testículos;
O pênis cresce em diâmetro e comprimento;
Começam a crescer os pelos do rosto (barba), nas axilas, nos órgão genitais, ou seja, por todo o corpo;
Mais ou menos entre os 13 e 14 anos ocorre a primeira ejaculação, lembrando que cada adolescente tem o seu próprio tempo para que isto acontecer, podendo ser antes ou depois dessa idade;
Crescimento da laringe;
A voz começa a engrossar
Entre 11 e 16 anos acontece um crescimento muito rápido em altura chamado "estirão do crescimento".
Entre outras
8 comentários
Obrigada pro lembrar das mães de meninos, hehe.
ResponderExcluirSão tantas mudanças, ainda bem que aqui ainda demoram.
Bj!
Olá Cris!
ResponderExcluirGostei muito da postagem, pois mesmo eu não tendo filho homem, é muito bom saber dessas transformações e assim entender nossos sobrinhos.
Vou indicar o link pra amigas que tem meninos que estão entrando nessa fase, pois esse tipo de informação pros pais, nunca é demais. Pelo contrário, é ótimo.
Beijinhos amiga.
Oii este tema é bem legal, esclarece bastante coisa, embora não tenho meninos, acho muito importante entender o que acontece com o amiguinho inseparável da minha filha rrsrs! Bjoooss
ResponderExcluir@Andreia Cristina Olá linda agradeço imensamente seu carinho
ResponderExcluirQuando seu filho crescer espero que saiba lidar com essas mudanças com tranquilidade
Beijocas
Cris Chabes
@Kellen Bittencourt Olá Hellen, eu acho importante divulgar essas informações mesmo que as mamães da rede tenham ainda filhos pequenos.
ResponderExcluirEles crescem
Beijocas
Cris Chabes
@Cida Kuntze Pois é Cida, acho que o universo materno não se restringe apenas as transformações desde que eles nascem até a infância.
ResponderExcluirOs filhos continuam sendo filhos até quando adultos então resolvi abordar temas que normalmente não lemos na rede.
Beijocas
Cris Chabes
Estou amando esses posts sobre adolescência. Tudo o que eu não posso falar no meu blog, senão a minha adolescente entre em crise de pagação de mico.
ResponderExcluirbeijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/
Cris, aqui em casa a adolescência ainda está longe de chegar mas estou gostando muito dos seus posts sobre o assunto, assim vou me preparando e entendendo tudinho.
ResponderExcluirMuito legal!
beijos
Obrigado por comentar, ficamos felizes!