Adolescência Cris Chabes

Primeira Menstruação

terça-feira, outubro 16, 2012Cristina Chabes

Quando tinha mais ou menos 13 anos fiquei menstruada pela primeira vez. Para mim, foi um horror! Minha mãe tentou me explicar como tudo acontecia, mas a hora da verdade chegou e ainda bem eu estava em casa! Então hoje conversando com algumas amigas, descobri que esse momento chamado de "Menarca = Primeira menstruação" está chegando cada vez mais cedo, por volta dos 10 a 12 anos.
Então como lidar com esse momento? 

imagens do google

Os primeiros indícios de que a sua filha vai menstruar virão por volta dos 9 anos de idade. A primeira menstruação ou menarca acontece entre os 9 e os 14 anos de idade. Os seios dela começarão a crescer e os pelos pubianos aparecerão. A cintura começa a ficar mais fina e o corpo toma forma. Este processo varia de menina para menina; umas demoram mais, outras demoram menos então não fique alarmada se as colegas da sua filha já tiverem menstruado e a sua filha ainda não. É um processo natural que depende do organismo dela.

A conversa sobre a primeira menstruação não deve ser, em hipótese alguma algo assustador; por isso mesmo nem mencione a dor ou gravidez. Ela pode pensar que agora a vida dela mudou para pior e não é isso o que acontecerá.

Você deve explicar que isso é natural, acontece com todas as mulheres. Explique para ela que a menstruação é uma fase de transição para a vida adulta e que com isso ela começa a se transformar e se preparar para a vida adulta e quem sabe, futuramente ser mãe. Mas nunca relacione menstruação com gravidez, isso pode assustar a sua filha.
imagens do google
A transformação do corpo é a preparação para a vida sexual e o amadurecimento físico e psicológico dela. O corpo e a mente se transformam para essa nova fase da vida. Isso não significa algo ruim; é uma evolução para melhor. Sempre a lembre disso.

É bom você explicar que o sangramento que ela vai ter todo o mês é resultado do desprendimento das células da parede do útero dela. Cada ciclo é mensal e dura de 3 a 7 dias, com um intervalo de 28 dias entre um ciclo e outro. Assim ela não se assusta achando que está machucada ou que vai ficar fraca com a perda de sangue.
imagens do google
É interessante também, na hora que acontecer a primeira menstruação você verificar se ela não está constrangida antes de fazer “festa” ou contar para todos os parentes. Ela pode se sentir envergonhada que outras pessoas, além de você saiba que isso aconteceu. A única coisa que não pode acontecer é o assunto não ser comentado ou ainda ser tabu na sua casa.
Neste momento a sua filha precisa de muita conversa compreensão e apoio e não de festa ou que você fique emocionada com a menarca dela. Ela está passando por muitas mudanças e precisa do seu apoio.
Uma ótima ideia é procurar um profissional na área que ajude a explique a situação melhor para ela. Não hesite em levá-la ao ginecologista. Ele pode auxiliar você nessa hora.


Beijocas
Cris Chabes

No próximo post falaremos sobre as mudanças no corpo do menino



VEJA MAIS POSTAGENS

10 comentários

  1. Oii Meninas, bacana o tema de hj, muitas mães ficam muito apreensivas com a chegada deste momento, até mais que as meninas, aki já passamos por isso, foram momentos bem diferentes de uma p outra! Boas dicas! Abraçoss a todas, muito bom retornar!

    ResponderExcluir
  2. Cris, achei ótimo esse assunto ser abordado aqui. Daqui uns anos minha pequena vai ficar mocinha e quero estar preparada...rsrs.

    Lembro que quando fiquei tinha 11 anos, muito cedo. Foi para a minha avó que contei, pois na hora que fui ao banheiro pensei que havia me machucado, não entendi.... mas minha vó me explicou e eu lembrei, pois sabia, só não estava preparada.
    Pedi pra não contar pra ninguém, mas ela e a minha mãe contaram pra minha tia e primas sem eu saber. No final de semana elas chegaram lá em casa fazendo a maior festa, trouxeram um presentão... quando abri eram pacotes e pacotes de absorventes. Eu me tranquei no quarto envergonhada, pois meu pai, tio e primos estavam presente. Fiquei muito constrangida... achei que ninguém sabia além da minha mãe e avó...rsrs. Minha mãe e avó não imaginavam que elas fariam isso, pois ficaram com pena de mim. Mas depois passou.
    Mas não vou jamais fazer algo semelhante pra minha filha.

    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  3. Excelente tema! Vai ajudar muitas mães a lidar com essa etapa na vida das meninas.

    Não acho legal esse negócio de contar pra família, eu ficaria envergonhada. Lá em casa ficava só entre minha mãe e irmãs.

    Beijo Cris!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!! A minha veio com 12 anos! E, mesmo minha mãe tendo me explicado o que aconteceria, eu tomei um susto e chorei muito porque eu não queria deixar de brincar!! Hahahahahahaha...brinquei de boneca até quase 14 anos, mesmo já sendo "mocinha"!

    ResponderExcluir
  5. Cris otimas dicas para a mãe saber preparar a filha!!!!
    A minha veio com 9 ou 10 anos....
    Como é cedo ne, ainda criança...
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa agente fala muito de crianças, mas estes temas são muito importantes né... Cris

    ResponderExcluir
  7. olá, venho divukgar meu blog...la eu falo do desenvolvimento das crianças...hj por exemplo falo sobfre o sonambulismo... da uma passadinha la...bjnhs
    http://nossosfilhosefilhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Muito legal, quando tiver uma filha vou me preparar bem pra explicar direitinho esse momento!

    ResponderExcluir
  9. Que legal você abordar esse assunto tão importante aqui no recanto, Cris! É um marco na vida de toda adolescente e super importante as mães(ou pais) estarem preparadas para dar as orientações.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. OI CRis, um assunto ótimo que eu por ter filha adolescente não posso abordar no meu blog de jeito nenhum. Seria a maior pagação de mico do mundo.
    Você colocou muito bem. Adorei.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!