Educação de filhos Mamãe Lauri

Natal, ótimo momento para ensinar a ser solidário...

segunda-feira, dezembro 17, 2012Lauri Sousa




O Natal é uma época que apela à solidariedade e é um momento ideal para as crianças aprenderem que existem outras crianças que não recebem brinquedos e muitas vezes falta também o básico como alimentação. Podemos explicar que existe gente que necessita de ajuda e que podemos de alguma maneira fazer algo por eles.

Ser solidário não se aprende de um dia para o outro. É um processo que se constrói ao longo da vida. E, quando esse valor é ensinado dentro de casa, desde pequeno, nada mais natural do que se tornar algo para a vida inteira.

Faz tempo que estou querendo retirar o excesso de brinquedos do Daniel e fazer uma doação a uma instituição. Brinquedos que ele não brinca mais, deixou de gostar, mas que estão em bom estado ainda. Mas fui adiando o momento porque eu queria fazer isso com o consentimento dele, com a participação dele, ele mesmo escolhendo o que ele não quer mais. Então já faz um tempinho que estou conversando com ele. 

E a minha intenção era que ele fosse comigo levar os brinquedos para quem precisa, participando de todo processo.  Envolver a criança é importante, pois ela se sente valorizada e incorporando o comportamento de dividir como habitual.

A função do brinquedo é ser utilizado para brincar, na minha opinião quando perde essa função precisa ser passado adiante.
Pesquisando na internet podemos encontrar locais que recebem doações de brinquedos usados, e podemos entrar em contato para saber outras necessidades da instituição. 

Algumas dicas:


*Seja solidária – A melhor maneira de ensinar algo a uma criança é o nosso próprio exemplo, para elas é o que mais conta.

*Doe pertences em bom estado – Não doar algo que não gostariam de receber. Ninguém quer ganhar algo quebrado, caindo aos pedaços, ou sujo, não é verdade? Precisamos nos colocar no lugar do outro...

*Doar a instituições – Evitar dar na rua ou em semáforos, pois esse comportamento além de perigoso, incentiva a presença de crianças pedintes nas ruas. Ao doar em instituições, estimulamos que as pessoas que necessitam busquem recursos nos locais apropriados e contribuímos para evitar a exploração infantil.

Um beijo e ótima semana!
Mamãe Lauri
laugsousa@yahoo.com.br

VEJA MAIS POSTAGENS

9 comentários

  1. Essa data é magica, não é verdade?
    As emoções se afloram e adoro esse clima que fica no ar.
    Adorei a postagem
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Adora essa época do Natal, pois podemos ensinar muitas coisas legais para nossos filhos. Adorei o post.

    Bjs Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. realmente Natal nos trás
    coisas maravilhosas
    sentimentos sem igual
    linda semana bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana a postagem, essa é uma corrente que tem que ser divulgada, a empresa do meu marido sempre faz uma campanha p arrecadação de brinquedos, na minha casa não existe praticamente mais nada p ser doado, esse ano eu tive que comprar p contribuir com a campanha! Sem duvida brinquedo que não se brinca mais deve ser passado p outra criança que irá sorrir com ele! Bjooss

    ResponderExcluir
  5. Excelente compartilhar sobre solidareidade! Acho importante que as crianças participem do momento da doação, do conviver com as diferenças, do perceber a alegria de quem recebe muitas vezes um brinquedo que eles nao queriam mais brincar. Outra otima iniciativa é visitar hospitais e participar de visitas a crianças doentes, contar histórias, tocar musicas,etc.
    É sempre bom vivenciar a alegria que podemos proporcionar.
    bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post Lauri.
    Acho que temos que aproveitar todas as oportunidades para compartilhar experiencias com o próximo.
    Bjks

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo post
    Acho que é uma boa época para as crianças que não tem oportunidade de ganhar roupa, sapato, brinquedos durantes o ano, pois são esquecidas.
    Mas ser solidário devemos ser o ano todo
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  8. Excelente Lauri.
    Ensinar valores importantes para as crianças, ainda mais nessa época, é o principal.
    Bjus mil.

    ResponderExcluir
  9. Ótimo texto Lauri!

    Sabe que aqui em casa, tudo começou com um vídeo da Turma da Mônica que Sophia assistiu aonde eles cantam algo mais o menos assim "Você vai ver como é legal, brincar de dar presente nesse Natal" e daí expliquei para Sophia que é muito legal ela abrir espaço para os presentes que irá ganhar dando os que ela não brinca para outras crianças. Deu certo =)

    Beijos, Má <3
    www.monmaternite.com

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!