novas integrantes

A nostalgia e os novos começos!

sexta-feira, março 22, 2013mundodepalavras



Em primeiro lugar quero agradecer muito por ter sido selecionada para fazer parte dessa família preciosa do Recanto das Mamães Blogueiras! \o/

Fui recebida com tanto carinho e amor que não poderia estar mais feliz! Tudo o que posso fazer é tentar retribuir compartilhando minhas experiências e reflexões com todas as mamães e papais que passam por aqui. 

Sou a Camila Vaz, tenho 29 anos e escrevo no blog http://mundodepalavras.wordpress.com. Sou mãe da Isabela de 2 anos e 5 meses e do Isaque de 5 meses e com a chegada deles comecei a compartilhar     as aventuras da manternidade. Além disso, falo também no meu blog sobre o meu relacionamento com Deus e registro algumas reflexões. Sou advogada de profissão e amante do Direito por convicção.



Para começar, achei legal dividir com vocês um momento nostálgico da minha vida...

Eu nasci numa cidadezinha no interior do estado do Rio de Janeiro – em Santa Maria Madalena. Dizem que é o 3º melhor clima do Brasil! É o que dizem! rs




  
Essa foto aí é da chácara onde meus pais e avós moravam quando eu nasci.
Um lugar lindo, no alto de um morro com vista para o centro da cidade. Lá era cheio de árvores frutíferas onde eu passava horas brincando de balançar.

Lembro que eu corria muito, andava descalça e sentava no chão. Escorregava na lama, rasgava minhas roupas, comia verdura da horta, brincava de pique-esconde, plantava coisas, tinha coelhos, tartaruga e levava meus amigos para brincar.

Hoje me lembrei disso porque tenho dois filhos ainda pequenos e fico pensando em como oferecer a eles a qualidade de vida que eu tive naquele tempo.

Não moramos mais em Madalena, porque nos mudamos para Macaé, uma cidade maior, que gira em torno da produção de Petróleo, onde muitas pessoas trabalham embarcadas em plataformas, com uma qualidade de vida muito distante da ideal. Ok! Temos praia e serra. Mas agora somos adultos cheios de responsabilidade e o paraíso não fica mais no quintal da nossa casa. O esforço tem que ser dobrado e convenhamos que o deslocamento com duas crianças não é um mar de rosas.

Meu quintal é grande, mas todo de concreto e garanto que não existem  árvores nem frutas. Pelo menos temos um labrador! :) 

Tenho registrado na memória momentos perfeitos da minha infância e fico pensando se seria paranóia da minha parte desejar isso para meus filhos também. Eu não quero vê-los crescendo apenas envolvidos com essa era tecnológica, que é importante, mas não pode ser fonte exclusiva de conhecimento e prazer.

Eu desejo profundamente vê-los em contato com a natureza, conectados com Deus através dela e que valorizem todas as maravilhas criadas por Ele. Desejo que conheçam e experimentem os dois universos e tenham a possibilidade de escolher o que há de melhor em cada um deles.
Não quero encher a casa de brinquedos cada vez mais complexos e tecnológicos que acabam isolando as crianças uma das outras só porque dá menos trabalho pra mim.

Sim, é claro que sair com as crianças, fazer um pic-nic, passar o dia no zoológico ou num parque, levá-los até uma cachoeira, dá muito mais trabalho. É preciso dispensar tempo e até dinheiro.

Mas quer saber? Considero um ótimo investimento! Voltar à nossa essência, dar valor às coisas naturais e ensiná-los a ver a beleza das coisas simples é possível sim.

E a resposta para a pergunta que eu fiz lá em cima é: Só depende de mim!

Mas essa nostalgia somada às possibilidades de novos começos que a vida nos dá,  como a de estar publicando aqui no Recanto hoje, me enchem de esperança de que nós vamos conseguir!

Ah! Um sonho? Comprar uma casa na roça.
Mas isso já é uma ooooutra história... rs


Beijos da novata
Camila Vaz


Twitter: @milacostavaz

VEJA MAIS POSTAGENS

14 comentários

  1. Camila, adoro ler os seus textos :D
    Dá vontade ler, ler e ler muito maiis !!

    ResponderExcluir
  2. Fantástico! Obrigada por compartilhar de momentos tão agradáveis da sua infância. Seu desejo é legítimo, e meu também.Parabéns por fazer parte deste cantinho. Você escreve muito bem!!! Sorte nossa!

    ResponderExcluir
  3. Querida Camila
    Seja bem vinda !!!
    Vamos adorar saber o que você tem pra nos contar.
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Nostalgia gostosa...conheço Madalena, realmente é uma cidadezinha de clima maravilhoso. Lendo este post fui remetida a um tempo bom da minha infância onde tudo era mais natural, simples e muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Ola Camila, seja bem vinda.
    Não pude deixar de me emocionar, de me arrepiar, de sentir meu coração bater mais forte quando vi a chácara e ler suas aventuras lá.
    Mergulhei no tempo e no passado, indo parar na casa da minha avó. Ela não morava em uma chácara, mas tinha um quintal com galinha, horta, frutas, fogão a lenha e eu aproveitava tudo que ela fazia e que podia.
    Hoje dou um valor imenso aqueles momentos maravilhosos.
    Espero que seus filhos tenham essa oportunidade de curtir as coisas simples e tão significantes.
    Concordo com vc, quando diz que não quer enchê-los de brinquedos e não proporcionar também as coisas simples, mas que marcam e nos faz dar um valor muito maior a vida.
    Seja bem vinda. Sejam bem vindos teus filhos e familiares.
    Espero outras emoções como esta em seus textos.
    Um grande abraço.
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  6. Muito legal!! Parabéns!! Beijos nessa família linda!

    ResponderExcluir
  7. Camila, realmente seu texto nos faz refletir nas coisas boas que vivemos em nossa infância e que com um pouquinho de esforço podemos fazer com que nossos filhos vivam pelo menos um pouquinho...

    Parabéns pela estréia Querida!!!! bjossss

    ResponderExcluir
  8. Adorei o seu post! Que Deus nos conceda a oportunidade de ensiná-los a viver com alegria as coisas simples da vida.

    ResponderExcluir
  9. Eu sou, em essência, hiper nostalgica... mas é perfeito esse ciclo que Deus criou pq a gente volta a ser criança nos filhotes, sobrinhos, afilhados e pode viver tudo de novo!
    Muito bom o post!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Camila.
    Muito prazer. Identifiquei-me com você porque também amo vida no campo e creio que faz bem às crianças o contato com a natureza no seu desenvolvimento.
    Vou acompanhá-la aqui no Recanto.
    Celina

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pelo carinho, pessoal! :) Camila

    ResponderExcluir
  12. Camila, você sempre nos deliciando com seus textos. Achei muito legal, parabéns pela estréia no Recanto.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  13. Oii Camila, muito bacana sua apresentação com essas lembranças tão doces da infância, tenho certeza que tudo que viveu até hj ajuda fazer de vc uma grande mamãe, muito bom estar nesse baco com vc agora! Bjooooosss

    ResponderExcluir
  14. Camila, super legal o seu texto de apresentação aqui no recanto, você não é tãaao estreante assim porque já esteve aqui compartilhando textos algumas vezes né, textos maravilhosos por sinal. Muito bom ter você na equipe!
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!