bebê enxoval

O enxoval do bebê

quarta-feira, março 27, 2013Unknown



A natureza feminina gosta de compras. Roupas, calçados, maquilagens e cremes mexem com o imaginário e o limite do cartão de crédito de muitas mulheres. Quando engravidamos, todos esses gastos são deixados de lado e vivemos em busca das peças mais lindas que possam compor o enxoval do nosso frutinho!

Num desses passeios no shopping, visitando uma loja, recebi de uma vendedora uma lista com os itens básicos para o enxoval do bebê. Ui, que susto! Eram tantos itens que me desesperei. Ao longo da gestação fui aprendendo o que eram cada um desses itens e suas funções.

Pagão
*06 a 08 conjuntos de pagão: eu não tinha a menor idéia o que era “conjunto de pagão”. É a calça e blusinha de algodão, alguns têm uma golinha bordada e é usado embaixo do tiptop. Sophia não usou nenhum! Para não dizer que nenhum, o primeiro presente da Sophia foi um desses conjuntos dado pela minha irmã, então colocamos como primeira roupa. Minha filha desde que nasceu odiou aqueles “pézinhos” embutidos na calça do conjunto. Então para mamães que passarem por isso ou querem evitar esse gasto, aconselho comprar aqueles conjuntos de malha, são bem quentinhos e o pézinho é opcional, se você quiser, é só virar a barra!    

Body
*06 a 08 bodys manga curta/06 a 08 bodys manga longa: são camisetas que tem botões entre as pernas, parece um maiô. Imprescindível para a vida do bebê. Podem ser lisos, bordados, coloridos ou monocromáticos. Os bodys são usados até uns dois anos de idade!

*03 cueiros: são mantinhas de algodão. Antigamente, era comum usar os cueiros para enrolar o bebê como se ele fosse um pãozinho! Deixa o bebê bem quentinho e com a sensação de estarem dentro da barriga ainda. Sophia nunca ficou dentro de um cueiro. Ela fazia de tudo e mais um pouco: era uma proteção entre Sophia e o carrinho; uma cobertinha leve e macia quando íamos passear no colo ou no bebê conforto.

*12 panos de boca: são aquelas fraldinhas de pano para a gente fazer a higiene da boca do bebê. Quando eu recebi a lista e vi o número de paninhos de boca, eu juro que achei exagero, mas nos primeiros meses de vida, Sophia usava uns cinco, seis até uns sete paninhos por dia! A cada mamada suja um pouquinho daí você coloca pra lavar, daí tem aquela regurgitação normal do bebê alguns minutos após a mamada, então são duas em questão de uma, duas horas. Imagine isso ao longo de um dia! Então futuras mamães, minha dica é: comprem menos cueiro e mais paninhos de boca. 

Eu optei em dar chupeta para a Sophia, então desde que nasceu ela usa uns paninhos que tem uma espécie de alça para ser presa na chupeta. Para quem quer dar esse maravilhoso calmante, indico esses paninhos!

TipTop
*05 a 08 'tip top': são aquelas roupinhas que vão da cabeça aos pés. Um macacão. Tem aqueles com pézinhos e sem pézinhos (vocês já sabem minha opinião sobre os pézinhos). São muito fáceis de usar porque não aperta em nada o bebê, a única coisa chata é que para trocar a fralda tem que tirar toda a parte de baixo do tiptop.

*03 mantas de fio ou lã: olha, Sophia tem uma de fio que usávamos para sair, no dia a dia, Sophia usava uma manta de suedine. Um tecido bem fresquinho, mas que no frio esquenta e no calor fica gostoso. São lindas, não dá bolinha no tecido e eu acho hiper moderna.
Saída de maternidade

*01 saída de maternidade: é aquela roupa que você vai colocar no seu frutinho para que ele seja bem-vindo ao seu novo lar. É um conjunto de macacão, body (ou um conjunto pagão) e uma manta, tudo combinado!

Resumindo, quando a gente está grávida do primeiro filho, a gente compra toda a lista e mais um, dois, três, vinte vezes mais do que é pedido com medo de ser pouco e porque não conseguimos segurar nosso cartão, quando vemos uma roupinha e falamos “ai meu Deus, que coisa linda!”. 

Fotos retiradas da internet, OK?!?!

Espero que tenham gostado! Beijos, Má




VEJA MAIS POSTAGENS

9 comentários

  1. ah fala não são cada coisa
    fofa nas lojas que temos que nos segurar
    o caso é sério.
    lindo dia bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. São tantas coisinhas lindas e fofas que quando ia fazer as compras do Lucas sempre voltava com mais do que precisava.

    beijos
    www.maeparasempre.com

    ResponderExcluir
  3. Então, no primeiro filho a gente gasta até o que não tem! rs Já no segundo, a gente percebe qta coisa inútil compramos da primeira vez e economiza horrores!!! :) Experiência própria! bjs Camila Vaz

    ResponderExcluir
  4. ola adorei o seu blog e ja estou a lhe seguir...adorei tudo por ak...
    passa la no meu cantinho qualquer hora dessas

    ResponderExcluir
  5. Má, gostei da dicas que você deu!
    Eu fui dessas também, que comprou além do necessário, coisas não tão úteis... mas são coisas que a gente só aprende mesmo na prática da maternidade né...rs
    beijão

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcella
    Enxoval de bebê é uma coisa de se comprar muito complicada
    Tudo é lindo , mas se usa pouco
    Acho que tem o básico que não pode faltar, mas deve-se ter cuidado com o "bonitinho" que com certeza vamos usar 1 ou duas vezes no máximo e custa caro demais.
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  7. Quem está fazendo enxoval do bebê, não deixe de ler o texto “Enxoval do bebê: o que as listas prontas não contam”: http://ninguemcrescesozinho.com/2014/03/31/enxoval-do-bebe-o-que-as-listas-prontas-nao-contam/

    ResponderExcluir
  8. Para quem não conhece mas quer economizar, sugiro a loja Kilinho Balangandã (www.kilinhobalanganda.com.br), Av. do Anastácio, 1649 - Pq. São Domingos - São Paulo - SP. Tel: (11) 3902-4803. Vende por kilo e peça avulsa, podendo misturar. Vale muito a pena !!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!