Colaboradora desenvolvimento

Uma brinquedoteca em sua casa.

domingo, março 24, 2013Chris Ferreira

Por Lesly Monrat, do blog Por que não mamãe?


O mundo das crianças chama-se “brinquedolândia”, ali elas vivenciam experiências singulares que vão proporcionar pensamentos, sentimentos e ações que possibilitarão o entendimento de tudo que a cerca.  Inúmeros aprendizados ocorrem por conta disso, e nada melhor que a mamãe e o papai para estimular esse relacionamento saudável.

No meu “maternar” tenho como foco a diversão em família, principalmente no que se refere a fazer brinquedos em casa com as coisas mais simples. E um dos brinquedos que mais está durando (fisicamente e emocionalmente – pois meu baby ainda não perdeu o interesse) foi o mais ingênuo de todos.
Segue o relato e passo-a-passo que foi postado originalmente no meu blog Por que não mamãe?

 

Caixa dos tesouros para várias idades!

Quando o Tatá estava aproximadamente com 5 meses e queria ficar em pé fiz uma "caixa dos tesouros" para ele. 

Passados mais de sete meses ela ainda existe, e ele brinca sem parar. 



É bem simples de montar, basta fazer três furos em forma de círculos na parte de cima 
(de tamanhos diferentes), e dois quadrados em cada lado. Depois é só decorar de acordo com o cliente!


Eu gosto que o Tatá participe de tudo, isso significa que vai demorar bem mais, entretanto com esta atitude a criança cria um vínculo de pertencimento bem maior ao brinquedo e inicia-se uma ideia de "artista ou fazedora" do mundo.

  
Dentro da caixa coloco desde objetos inusitados que nunca viu, até os já conhecidos. Com isso a brincadeira fica divertida e inúmeras ações/reações acontecem, estimulando a curiosidade, equilíbrio, coordenação motora, imaginação, destreza, etc..

Outra coisa bem interessante que surge é a socialização. Sempre que vou a um evento onde terá mais crianças levo a caixa. É ótimo ver um monte delas rodeadas tentando ver o que tem dentro, tirando os objetos e brincando juntas. O Tatá até fez novos amigos por conta desta caixa!



Infelizmente perdi algumas fotos num erro de computador (sabe aquela peça que fica na frente? kkkk), e por conta disso tirei fotos recentes da sua interação só para postar aqui. Uma pena mesmo porque ele fazia cada malabarismo para se debruçar ou alcançar os brinquedos!


Às vezes ele tenta tirar peças grandes dos buracos pequenos, e fica aborrecido por não conseguir, isso é muito bom porque faz com que solucione o problema de outra forma. Ou seja, a caixa também serve para estimular o raciocínio lógico e adquirir conceitos como: "esse é muito GRANDE, não passa pelo buraco PEQUENO"!



Na fase do "esconde tudo" é um ótimo lugar para iniciar a busca daqueles objetos perdidos que você nunca acha! Com isso até comido encontro ali... kkk 


Quando fiz a caixa o Tatá colocou na boca vários dos pedacinhos de papel e ficou cheio de durex pelo corpo, mas foi muito divertido ter sua ajuda para montar o brinquedo. Então, porque não mamãe?

Recado para o Tatá: Meu amor, tenho a caixa como um referencial do seu crescimento. No começo você ficava pendurado para conseguir colocar seus olhos nos buracos, depois foi muito legal ver você arrastando a caixa por todos os lados quando começou a caminhar, e hoje você pega ela com tanta facilidade para levar em todos os lugares da casa! É muito bom ver você crescer! E é muito bom ver um brinquedo durar tanto e ser tão seu companheiro. Te amo filho 

Lesly Monrat: pedagoga e pesquisadora em educação ambiental (USP), projeção da consciência (IPPB), artes florais (SENAC/SP), teatro (PUC/SP) e cinema (UFSC). Mãe do Tales Monrat, que desde seu nascimento em 20/10/2010, fez com que a mamãe tivesse um único foco na vida: Viver intensamente a maternidade.

Participe também deste espaço enviando email para recantodasmamaes@yahoo.com.br

VEJA MAIS POSTAGENS

8 comentários

  1. Amei o post e a dica da caixa! Vou providenciar uma já, já! bjs Camila Vaz

    ResponderExcluir
  2. Mas que delicia de brinquedo!
    Adorei!!!

    ResponderExcluir
  3. Genial, é sempre muito bom estimular as crianças em todos os aspectos- inteligência, paciência, astúcia! Parabéns pela idéia e pela matéria!
    E se vc também curte Esporte e está torcendo pelo Brasil em 2016 não deixe de ler a Entrevista da Adriana Behar, medalhista Olímpica do volei de praia lá no Projetando Pessoas!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  4. Achei super legal Lesly.
    Criativo e educativo, dá pra ver como o Tales gostou e se diverte.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pessoal, fico contente que gostaram! Essa caixa está sendo o brinquedo mais duradouro do Tatá, hj ele tem um ano e cinco meses e ainda se diverte com caixa, pois sempre tenho novidades para ele dentro dela! Vale muito a pena fazer! Beijos a todas!

    ResponderExcluir
  6. Um belo dia e tudo de bom www.samukatraquina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Muito legal Lesly, que criatividade a sua!
    Gostei muito da sua participação aqui no recanto!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Que legal e como se divertiu.
    Abraço,
    Toninha
    http://www.educar-oprimeiropasso.com/
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!