A chegada do irmão mais novo ( Parte 1)

sexta-feira, abril 05, 2013mundodepalavras


Chegada do segundo filho

Quando o primeiro filho chega, o mundo gira só em torno dele.
A palavra certa para definir esse momento é ex-clu-si-vi-da-de!
De colo, de cuidados, de tempo, de olhares apaixonados...
Mas você já parou para pensar qual é a visão do filho mais velho em relação à chegada do novo irmão? Já li muitas dicas e sugestões a respeito de como lidar com essa situação, mas a verdade é que não é fácil não.

É claro que cada criança reage de um jeito, de acordo com a idade, comportamento dos pais, grau de envolvimento da criança e de seu entendimento em relação à gravidez da mãe, etc. Mas independente de todas as teorias, baseada na minha experiência aqui em casa, (engravidei do Isaque quando a Isabela tinha somente 1 ano e 5 meses) eu imagino que na cabeça de uma criança seja mais ou menos assim:

...

De repente a barriga da mamãe começa a crescer
Ela sente enjôos, fica cansada e desanimada
Ela se preocupa com outras coisas e vai sempre ao médico
Eu normalmente fico em casa, com a vovó, com a babá ou na escola
Agora ela vive acariciando a barriga e reclama de tudo
Ela começa a falar sozinha e dá até um nome para a barriga dela
Ela mostra a “foto” de um ser estranho pra mim e diz que é um bebê
Para piorar, ela diz que é meu irmão (todo mundo diz)
Eu não sei nem o que significa essa palavra, afinal nunca tive um irmão antes
Ela me pergunta se eu amo esse tal irmão sem eu conhecê-lo
Ela não pode mais me pegar no colo porque sou muito pesada
Ela começa a comprar coisas azuis para o tal irmão
Ela não pode mais se abaixar para olhar nos meus olhos porque a barriga não deixa
Outras pessoas ajudam a cuidar de mim e isso me incomoda
Ela vai para o hospital e fica 3 dias fora
Mesmo sem saber o que vai acontecer eu fico ansiosa
Nós dormimos separadas pela primeira vez
Eu sinto falta dela
Mas ela chega com um bebê nos braços e sentindo dores
Ela me abraça, mas ainda não pode me pegar no colo
Ela não desgruda mais do novo bebê

....

Ele mama no peito dela
Ele chora demais
Ele está sempre no colo dela
Ele recebe visitas e ganha presentes
Eu tenho que tirar fotos com ele
Eu tenho que dividir meu quarto com ele
Ele me acorda
Eu não sei se gosto dele...

...

Exagero? Talvez...
O fato é que mesmo com todo o nosso esforço para que minha filha mais velha não sentisse tanto a chegada do irmão, apesar de toda a preparação psicológica e aparente aceitação dela, a realidade é que percebemos que essa mudança a afetou de uma forma profunda, alterando o sono, o comportamento e as emoções dela. Isso me fez chorar muitas vezes e me sentir culpada, em débito com ela.

Mas MÃES não entregam os pontos não é mesmo?! E eu fui em busca de melhorias, de tempo de qualidade com minha filha, só com ela. Isso exigiu e ainda exige um esforço sobrenatural, além do cansaço físico que uma mãe de dois bebês sente.

Resolvi compartilhar essa experiência porque sei que muitas mamães passam ou vão passar por isso. E quero dizer que quando você se coloca no lugar do outro é mais fácil resolver os problemas. E quando eu me coloquei no lugar dela as coisas começaram a voltar para o seu devido lugar.

Ela ama o irmãozinho, demonstra isso com os gestos espontâneos de carinho e cuidado e com palavras de amor. Mas é lógico que o ciúme entre irmãos sempre vai existir, desde que seja no limite tolerável e dentro da normalidade. (Ela sempre quer dividir o colinho quando o irmão está mamando... rs)

Chegada do segundo filho

Cada dia é um aprendizado para nós, mães, pais e filhos. E é o amor que faz toda a diferença nessa jornada. Só ele rompe as dificuldades e nos faz vencer.

No próximo post vou dar continuidade sobre o tema “ A chegada do irmão mais novo” e contar uma experiência muito interessante que ocorreu aqui em casa. Não deixe de ler!

Chegada do segundo filho

Vou deixar uma canção de Palavra Cantada, que ilustra bem a situação descrita por mim, inclusive no tom melancólico da melodia... :)



Camila Vaz
@milacostavaz

VEJA MAIS POSTAGENS

10 comentários

  1. Realmente a chegada do segundo bebê muda muito as coisas, mas como somos mães VIPS sempre damos um jeitinho, esticamos nossas 24 horas para socorrer o nosso lar cuidando assim das duas crianças e mostramos que filho é tudo de lindo para nós e que independente das circunstâncias amos a ambos....
    Bjs
    otimo tema.....

    ResponderExcluir
  2. Oi! Chegou a segunda edição da nossa blogagem coletiva "Mamãe tá de olho", será neste domingo (07/04) e o assunto da vez é CONSUMISMO. Conto com a sua participação!
    Conte pra gente o que você pensa sobre o consumismo, você se considera consumista? Como lida com isso? Que coisas você faz questão de comprar pros seus filhos, e a que produtos você diz não, sem piedade? Você acha que as propagandas na televisão influenciam seu filho a querer mais? O que você acha que podemos fazer pra ensinarmos nossos filhos a não serem consumistas?
    Vou esperar sua opinião nesse domingo...Vamos mostrar pra blogosfera que as mães atuais são antenadas sobre os assuntos polêmicos da maternidade! Nós estamos de olho, e você?
    Faça seu post e coloque seu link na lista de links que estará disponível no meu blog, pra que todas as mamães participantes possam ver e comentar.
    Se possível ajude a divulgar!
    Obrigada, querida! Nos encontramos no domingo!
    Tenha um ótimo final de semana!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo, é tudo um aprendizado. É tudo questão de convivência.
    A chegada de mais um bebê, ou de um bebê, muda bastante. Mesmo assim amamos muito, né?
    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  4. La em casa esta chegando um irmaozinho tambem, e vai virar a vida do Be totalmente. Mas estamos lidando numa boa ate agora, vamos ver - muito legal o texto!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Camila,
    muito interessante o post.
    É um momento difícil na vida do irmão mais velho, que deve ser preparado com carinho.
    Abraço da
    Celina

    ResponderExcluir
  6. Estou vivendo isso agora, muito real qdo vc diz q se sentiu culpada pela tansformação dela, aqui eu tb já me culpei pelo sofrimento dela expresso em mudança de comportamento, dói mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Sei bem como é isso, meu filho mais velho me implorou uma irmãozinho, acabei cedendo a chantagem dele, veio o tão esperado irmão, aí veio junto mil motivos pra birras, manhas e ciumes.
    Ele está com 26 anos hoje e o mais novo com 19, mas quer saber? Até hoje faz birra porque acha que amamos mais, o mais novo ... rsrs

    Complicado isso né? Mas como você mesmo disse, somos guerreiras e vencemos os desafios dos nosso manhosinhos.

    Adorei o post.

    Bom final de semana
    Abraços e carinhos
    My

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma de 1 ano e 6 meses e um homenzinho na barriga (23 semanas)....filhota ama fazer carinho e dar beijinho na barriga...é lindo, choro quando vejo isso....mas sei que vem uma fase de ciúme a ser administrada.... Estou morrendo de ansiedade!!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Camila, quando tive o meu segundo filho, Rafael, O Marcelo ficou muito enciumado. Começou a não querer mais brincar com os amigos, chupar chupeta, querer colo toda hora....foi muito difícil . Eu dava toda a atenção quando estavámos juntos mais tinha a hora de mamar, de trocar, de choro, do banho e isso era muito para um filho que até os 5 anos era único. Então só podemos contar que o tempo mostre que os amamos com igualdade e que um nunca substitui o outro no nosso coração.
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  10. Engravidei quando meu filho estava com 1 ano e 3 meses e no resumo da ópera o que percebi é que nós, mães, ficamos muito mais apreensivas com essa situação do que eles, filhos, que lidam muito bem com ela.
    Competição é saudável e cabe a nós pais a apresentação desses dois seres q nunca se viram e q, muitas vezes, interferem um na vida do outro. Acredito q cabe a nós, pais, alinhavar essa relação para q sejam simplesmente irmãos.
    Já passei por cada uma pelos dois terem idades proximas kkkk
    Está na minha lista de rascunho, fazer um post sobre isso!! Passa lá no blog qualquer dia...
    bjs
    Mari
    http://maricriando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!