A chegada do irmão mais novo - (parte 2)

sexta-feira, abril 19, 2013mundodepalavras

DSC09387 menor


Lembram que eu voltaria para falar da segunda parte da experiência sobre a chegada do irmão mais novo? Então, vamos lá!

Quando soube da gestação do Isaque já comecei a planejar e sonhar com o quartinho dele, só que teríamos que construí-lo, porque só  havia dois quartos. Um nosso e outro da Isabela.

Mas para evitar transtornos durante a gestação, (da outra vez tive uma alergia terrível!) resolvemos deixar a obra para depois no nascimento dele, daí deixamos o berço que era da Isabela no nosso quarto para ele dormir perto de nós .

O Isaque nasceu uma semana depois da Isabela completar 2 anos! Ela foi visitá-lo no hospital e na primeira semana estava indo tudo muito bem, até que ela passou a ficar transtornada quando eu entrava no quarto dela com ele no colo. Era como se lá fosse proibido, afinal, ele estava invadindo o QG dela! rs

Eu comecei a entender que o fato dele ter ficado no meu quarto gerou um baita ciúme nela e na cabeçinha da minha filha, ele não tinha um espaço na casa.

Reconheço que na tentativa de acertar, os pais muitas vezes erram. E nós, erramos ao achar que seria melhor não mexer no mundo-cor-de-rosa dela, para não alterar ou causar impacto.

Aconteceu justamente o contrátio, porque apesar de termos preparado o psicológico dela, não estimulamos o lado visual, não preparamos um cantinho só pra ele.  Mostrar roupinhas e acessórios dele não foi o suficiente.

Quando ele chegou, algo abstrato se tornou real e foi difícil para ela lidar com isso.
Foram dias bem difíceis de adaptação ...

Até que, exausta e frustada por ver que ela não o aceitava no quarto dela, aos prantos, recorri a Deus. Pedi uma orientação quanto ao que fazer. (Sim! Ele se importa com nossos problemas e dificuldades, ainda que pareçam bobos e simples.) E Ele, como sempre, me respondeu.

Quando meu marido chegou do trabalho, conversei com ele e decidimos deixar os dois no mesmo quarto por um tempo.

Achamos que seria bom para ela aprender a dividir as coisas, os brinquedos, o mesmo espaço para que entendesse que a partir daquele momento seria preciso COMPARTILHAR.  

Não estou dizendo para todo mundo fazer isso, cada caso é um caso. Mas conhecendo a nossa filha, sabendo do excesso de paparico que ela recebe dos quatro avós, tios e tia, acostumada a ser o centro das atenções, hoje temos a certeza de que tomamos a decisão certa.

Pintamos o quarto de amarelinho, demos prioridades aos brinquedos coloridos, bandeirolas, tapete e cortinas neutros, dividimos guarda-roupas e cômodas, espalhamos fotos dos dois por todos os cantos e ficamos esperando a reação dela.

 Acreditem: foi a melhor possível! Ela ficou super feliz em dividir o quarto com o irmão, em ver que agora ele adentrou ao mundo dela. Inclusive, ela adora brincar lá enquanto o irmão está no berço. Se eu tiro ele do berço, ela sai do quarto também. Foi impressionante!

 Achamos muito interessante isso tudo. Talvez seja porque a mudança ocorreu ainda bem cedo, porque se fosse mais tarde, ela iria achar que estava perdendo espaço pra ele. Mas ela não viu assim.

Creio que a atitude de juntar os dois, foi realmente uma orientação de Deus, porque Ele conhece nossos filhos melhor do que nós mesmos, afinal, foi Ele que nos deu e sabe o que é melhor para cada um de nós.

 Já, já vamos começar a obra do novo quarto, mas agora as coisas já estão se acomodando e ela está super carinhosa com o irmão, mais atenciosa, fazendo brincadeiras para ele sorrir e cantando para ele não chorar. Dorme ao lado dele e enche de beijinhos... um amor! Meu coração de mãe fica como? :)

 Acomodar os dois no mesmo quarto funcionou aqui. E aí na sua casa, como foi? Conte pra nós a sua experiência!

DSC09389 menor

Um beijo

VEJA MAIS POSTAGENS

11 comentários

  1. Estou amando os posts sobre o segundo filho.
    É uma questão delicada mesmo e não tem como o primeiro não sentir nem um pouquinho... Temos que tomar cuidado e encontrar o que irá funcionar com a nossa família. Aqui, por enquanto o segundinho está somente em nossos planos, quem sabe logo mais eu não tenha que pensar seriamente no assunto!

    Beijos!

    Lívia.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que legal...
    Eu ainda não teno essa experiência, mas sempre leio sobre o quanto a adaptação é dificil...
    Nessas horas temos que ter paciencia, falta muito, mas temos que arrumar de não sei onde...
    Bem legal sua experiência.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. É assim o ciclo da vida, nós erramos tentando acertar e ganhamos com essa experiência e no final dá tudo certo.
    Que bom que ela entendeu a lição de dividir.
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Interessante como eles enxergam as coisas diferente de nós, aqui não tivemos issso pq ele sempre teve as coisas dele no quartinho. Mas, o pânico era na hora de dormir, ela não queria de jeito nenhum e dava o maior chilique, só queria dormir na minha cama. Agora isso já está superado, mas ainda tem crises em outras situações.
    Vai ser assim sempre né!? bjs

    ResponderExcluir
  5. adorei o post! ainda pretendo ter meu segundo filho e tenho medo da reação de Anna Laura, porque ela é também muito paparicada!

    ResponderExcluir
  6. Oii Camila, acho que vcs encontraram uma boa solução, comigo não aconteceu por que a diferença de idade entre as duas é relativamente grande mas sem duvida qdo são novinhos ficam enciumados sim! Bjooooss

    ResponderExcluir
  7. pretendo fazer isso menina
    colocar as duas no mesmo quarto a minha tem uma
    diferença de 09 anos
    mais sente ciumes, e tento fazer tudo da melhor maneira e a observo muito
    linda noite ótima postagem


    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila, oi meninas do Recanto!!!
    SAUDADES DE TODAS VOCÊS!!!

    Deus nos dá as direções e quando a compreendemos e colocamos em prática o resultado só pode ser positivo. Que bom que vocês fizeram o melhor pra Isabella e pro Isaque, que Deus continue os orientando em tudo sempre!.

    Eu só tenho 1 filha, então não passei por isso, mas acho muito legal eles dividirem o quarto por um tempo, pois realmente, aprendem a dividir desde cedo o espaço e a compartilhar.

    Super beijo.

    ResponderExcluir
  9. Ei Camila!

    Adorei o post! Nossa, estamos pensando tanto em outro filho que esse post veio em boa hora.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Quando minha filha mais nova nasceu a Tati adorou a ideia, decidimos inclusive ter outro filho por pedido dela. Antes a Tati já dormia com a gente, quando a Bibi chegou ela ficou no berço ao lado da nossa cama e a Tati com a gente. Depois a Tati ganhou um quarto improvisado numa segunda sala. Ela dormiu poucas vezes no quarto dela, sempre voltava a dormir com a gente, mas nunca teve ciumes da mana. Pelo contrário tinha é ciumes da gente. Parecia que a mana era só dela, ela cuidava, trocava fralda, dava banho, empurrava no carrinho. Depois nos mudamos quando a Bibi tinha uns cinco meses. As meninas ganharam um quarto juntas, mas continuavam dormindo com a gente, pois a Bibi já não dormia no berço e a Tati tinha medo de dormir sozinha. Acabei colocando a cama de casal, da Tati e o berço um ao lado do outro. Quando nos mudamos novamente no fim do ano passado elas ganharam um quarto com cama de casal. A cama da Tati foi guardada e o berço virou mesa pra estudos e brincadeiras. E agora é que começaram nossos problemas. A Tati descobriu o ciumes, os brinquedos que antes eram das duas agora ela diz que são seus e não deixa a mana pegar. As duas brigam e se "cagam a pau". A Bibi tem 18 meses e não deixa a Tati chegar perto de mim. É só a Tati chegar perto que a Bibi empurra, chuta e morde ela. Pra dormir é "um parto". Eu faço a Bibi dormir primeiro, demoro um monte, pois ela dorme mamando no peito. Depois (acreditem) eu faço a Tati (8 anos) dormir, ela deita no meu braço e eu canto e conto histórias até ela dormir. Tem vezes que levo uma hora. Como a cama é de casal geralmente eu fico por lá mesmo, não consigo levantar e ir para minha cama. Confesso que estou cansada e planejando mudanças. Minhas filhas são muito mimadas, não vou abandoná-las na hora de dormir, nem deixá-las chorando, mas não vou mais dormir com elas e nem ficar embalando até dormirem. Acho que vai levar bastante tempo, mas vou ensiná-las a dormirem sozinhas no quarto. Quanto ao ciumes estou tentando trabalhar com elas, sempre brinco junto e tento mostrar que a mãe é das duas. Com a Tati já converso separado, explico que amo as duas e que se as vezes eu dou mais atenção para a Bibi é por que a mana é menor e não sabe fazer as coisas sozinha e ela já é grandinha e tem que me ajudar a cuidar da maninha. Geralmente funciona, mas quando a Bibi briga com ela, ela fica muito braba e revida. Mas com calma eu domo elas.

    Beijos

    http://diariodasprincesasdamamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Camila tudo bem
    Adorei seu texto
    Tive dois filhos homens
    Quando o Rafael nasceu o Marcelo tinha 5 1/2 anos e tinha apenas dois dormitórios no meu apartamento. Um do casal e outro dos meninos.
    Na época cuidei da decoração do quarto, mas nada era como vemos hoje. No máximo uma cor diferente ou brinquedos e roupa de cama.
    Sei que de toda forma não é fácil a chegada do novo filho, pois sempre tem o ciúmes.
    É preciso dar muita atenção e carinho acima de tudo
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!