Desabafo filhos

Uso do Óculos na Infância e Adolescência...

sexta-feira, abril 12, 2013Trilhamarupiara

Manoella aos 5 anos
Olá mamães e todos que acompanham o blog, hoje vou contar um pouco da nossa experiência sobre o uso dos óculos na infância e adolescência pela nossa filhota! 

Minha filha mais nova começou usar óculos aos dois aninhos de idade já com 3 º, foi um susto para nós quando nos deparamos com a situação. Complicado constatar que aqueles lindos olhos azuis já tinham problema de visão e além disto o estrabismo... 

Aos 2 anos quando detectamos o estrabismo

O jeito foi enfrentar, por mais difícil que fosse não era o fim do mundo e nem uma doença grave e somos muito agradecidos a Deus por isso!

Lembro como se fosse hoje do dia que fomos na ótica buscar o primeiro óculos da Manoella, todos pensaram que ela não fosse usar, mas eram 3º de hipermetropia nos dois olhos além do estrabismo, então quando saímos da ótica ainda na rua eu coloquei os óculos nela, ela me olhou espantada e sorriu, e eu chorei rs... dali até chegarmos em casa ela foi observando tudo nitidamente com outros olhos... ela nunca mais quis tirar os óculos,

me emociono quando lembro deste momento, senti um aperto no coração inevitável, tão novinha e já usando óculos com grau elevado, mas ela ficou tranquila, só tirava os óculos na hora de tomar banho e dormir, os óculos na infância não foram um drama para ela, o drama foi o tampão, para melhorar a visão ela precisou usar 3 anos, ele sim foi estressante para ela e para todos nós, no entanto é graças ao uso dele que hoje ela tem uma boa visão apesar do problema!

Manoella com 7 anos
O tempo passou, hoje as vésperas de completar 13 anos, os óculos já incomodam um pouquinho, são mais de 7º  de hipermetropia nos dois olhos, o que dificulta a fabricação de uma lente mais fina, gerando o incomodo, mas ela não se abala, é uma menina super popular na escola, linda e brilha independente dos óculos, por que nunca demonstra vergonha deles e isso a faz ser respeitada!



 Não há cirurgia neste caso, o estrabismo que ela apresenta é um "pseudo" estrabismo, não é fixo e por isso não há indicação cirúrgica, no entanto, o grau corrige o estrabismo, estando com óculos o estrabismo é quase imperceptível...

Manoella aos 10 anos
Agora estamos partindo também para a lente de contato, a médica pediu que esperássemos ela fazer 13 anos, e a hora chegou. Por mais maturidade que a Manoella tenha e auto estima elevada, difícil de ser abalada, rsr temos que fazer o máximo para que ela continue se sentindo bem, e as lentes serão mais uma opção para que ela continue se sentindo segura e use quando for em eventos passeios etc!
  
Aos 12 anos

Os óculos não podem ser vistos como um problema, eles são uma solução, com eles a Manoella pôde ter uma infância normal, porém cabe a nós pais não permitir que o mesmo se torne um peso para os nossos filhos. 

Manoella comigo e a irmã com 13 anos

Desde pequena sempre deixamos claro para Manoella o quanto ela é linda com óculos, e tratamos o estrabismo com naturalidade mesmo quando algum "amigo" quis ressaltar a questão. Hoje ela mesma fala abertamente que é estrábica muitas vezes com muito bom humor! Portanto a segurança que eles precisam para que isso não se torne um drama, deve ser passada por nós! 


Fecho registrando então a importância de levar os pequenos para fazer exames de vista. Até os dois anos quando descobrimos o problema, a Manoella era um bebê sério, não se interessava muito pelas palhaçadas alheias, só depois dos óculos é que ela se tornou uma criança risonha, certamente por que não via muito bem antes!

Espero que tenham gostado e até a próxima!


Instagram @trilhamarupiara
Twitter @trilhamarupiara

(A ultimas fotos foram inseridas no post em Abril de 2014)





VEJA MAIS POSTAGENS

32 comentários

  1. Muito interessante o blog e o post....parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei ver fotos da filhota de Kellen, desde a infância até hoje, uma princesa em tdas as idades.
    De óculos ou sem.

    Qd meu marido me conheceu eu usava óculos, azul, de gatinha, e ele disse que esse foi meu diferencial...rsrsrsrs

    Boas colocações e informações sobre o uso do óculos, a espera por uma idade mais madura, a apreensão dos pais, a boa adaptação da menina devido a tda uma boa condução de sua auto-estima versus necessidade, da necessidade dos exames...bem escrita a narrativa.
    DEZ!

    Beijos meninas mães e filhas!

    ResponderExcluir
  3. Kellen! A Manoella é linda em todas as fases. Linda e bem cuidada. Linda, por natureza e bem cuidada por você. Meus parabéns! Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Eu também passei pelo mesmo aos 7 anos descobriram que eu tinha miopia hereditária ,desde então uso á 12 anos já no começo sempre tinha aquele colega que mexia e eu odiava usar oculos com o passar dos anos além de me acostumar começei a me achar bonita com ele pensei até em usar lentes mas não adianta me apaixonei pelo óculos hehe.

    ResponderExcluir
  5. Ei Kellen! Que linda a Manoella!!!

    Adorei esse texto, tudo que você colocou. Tenho um sobrinho de 9 anos que era muito preguiçoso pra ler, pra estudar sabe? Ele até chora pra fazer o dever de casa. Falei com a minha irmã pra ver se o problema não era a visão. E era acredita? Um grau no olho esquerdo e um pouco menos no direito. Acredito que agora as coisas melhorarão cem por cento!

    Nós precisamos ficar atentas em relação a isso. E foi o que você fizeram né?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom seu depoimento Kellen...claro que é sempre motivo de preocupação e apreensão todo problema que nossos filhos tenham.

    Confesso que eu como adulta, que já uso óculos pra leitura, tenho um certo "problema" em quando tiver que usar pra longe também(ainda não uso porque o grau está bem baixinho), mas sei que temos que ter em mente desde já, que lentes corretivas, aparelhos de surdez, bengalas, etc na verdade são grandes auxiliares, é importante que a gente os perceba assim, porque todos, independente da idade podem um dia ter que se utilizar destes benditos recursos, para termos uma qualidade de vida melhor.

    Os pais precisam mesmo estar muito atentos e consultar o especialista necessário, em cada caso, o quanto antes.

    Quando se trata de uso de óculos em crianças e adolescentes, cabe a nós, pais, sempre cuidarmos bem da auto estima dos filhos.

    E a sua Manoella pode ter certeza que é lindaaaaa com e sem óculos.

    Beijos,
    Valéria

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante este assunto! Ainda bem que ela se adaptou com os óculos! Ela é liiiinda demais e agora vai se sentir ainda mais leve com as lentes. Boa sorte! bjs Camila

    ResponderExcluir
  8. Apesar de achar o óculos um charme, prefiro que o Yuri não tenha que usar por bastante tempo.

    Adorei o post, ela é liinda com e sem óculos :D
    Beijos
    http://universodoyuri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Kellen
    Adorei o depoimento.
    É bom pra gente saber como lidar com essas situações com nossas crianças novinhas.
    Eu não estou preparada.
    Bjks
    www.makeviagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oiiiii Kellen, que legal saber dessa história e mais ainda que sua filha sempre usou óculos na boa, o contrário do meu filho, que mesmo hoje com 19 anos não gosta de usar. Ele sofreu bulling na escola por conta dos óculos e eu não sabia e ele reprovou três anos seguidos porque não usava os óculos, mas como ele saía de casa com os óculos e depois no caminho colocava na mochila, eu não sabia que isso estava acontecendo. Em casa ele não demonstrava tristeza e usava os óculos na boa. As repetências dele coincidiram com a morte da minha mãe e da minha irmã e todos nós ficamos abalados exatamente nesse tempo e ele era apegadíssimo à avó e à tia e às vezes que ele chorava, ele dizia que era saudade. Mas agora já mocinho, ele resolveu contar a verdade, mas tbm não houve indicação de cirurgia e lente ele não quer usar, está usando os óculos na escola, agora está mesmo, mas pra sair raramente usa. Mas agora estamos mais tranquilos pois sabemos da verdade e sendo agora um rapaz de 19 anos, não tem problema mais com a opinião dos outros, ele é bem resolvido com seus óculos, mesmo não gostando, mas sabe da necessidade do mesmo e quem sabe com o tempo ele passe a aceitar as lentes de contato, como eu.
    BjoBjo querida;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

    ResponderExcluir
  11. amei a postagem
    realmente temos que cuidar
    dos nossos pequenos e observar
    tudo direitinho
    graças a Deus a Manoella é uma menina
    de alto estima mesmo pena não haver
    cirurgia, mais graças a Deus pelas lentes
    e esse lindos olhos azuis vão realçar mais
    parabéns pela filhota linda

    boa noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Kellen! Isso é ser mãe... assumir, orientar e acompanhar a evolução de nossos filhos. Eles estando bem, nós também por tabela! Manoella é linda e o óculos lhe dá um toque intelectualizado! Bjs. Célia.

    ResponderExcluir
  13. Kellen, ela é um encanto e os óculos em nada atrapalharam a beleza de seus olhos. Pais atentos impedem que situações corrigíveis se agravem. Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Ameeei a postagem ...

    Dão uma visitada no meu blog : http://amordemaes2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Imagino o susto, Kellen! Eu também uso óculos e nem penso em mudar pra lentes. Tenho aflição só de ver colocando aquilo no olho. Ainda por cima precisa de mts cuidados. E sua filha fica linda com ou sem óculos. Nem precisava optar pela lente, mas se é a escolha dela... Bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá Kellen

    A sua filha é linda. Ótima postagem, os pais precisam estar atentos aos filhos e fico feliz porque vocês descobriram o problema logo cedo. Bjs amiga

    ResponderExcluir

  17. Olá Kellen,

    Sua filha é linda e você é uma super-mamãe.
    Gostei e me emocionei com o depoimento, pois imaginei sua angústia ao ter que iniciar a filhota no uso de óculos. Ainda bem que ela se adaptou e que você esteve atenta, o que, com certeza, evitou maiores complicações. Creio que o uso das lentes poderá ser um sucesso, mas se não for, não fará diferença para a Manoella, que vai continuar linda do mesmo jeito.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  18. Oi amiga, adorei o post. Além de linda sua filhota sabe se virar muito bem com os óculos.
    Com as lentes, tenho certeza que a auto estima da Manoella ficará ainda melhor, já que está ficando uma mocinha.
    Beijos. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  19. Kellen,um tema excelente e que tb passei por isso!Minha filha Leticia precisou usar óculos cedo tb mas,graças a Deus enfrentou numa boa!A Manoela é linda de qualquer jeito!Os óculos dão um charme pra ela!bjs,

    ResponderExcluir
  20. Kellen minha amiga.. amei o post..
    Minha irmã também usa óculos desde os 2 aninhos.. ela tem estrabismo também... lembro quando ela tinha que usar aquele tampão nos olhos.
    A Manoella é linda por demais.. com e sem óculos..
    Aliás suas filhas são lindíssimas..

    Um beijo mais que carinhoso viu?

    ResponderExcluir
  21. Ameei , muitoo interessante .. e qe Princesaa lINDAAA !
    Geentee me apaixonei *-*
    Nós mamaes e papais temos qe dar força e fé para nossos pequenos .... !

    ResponderExcluir
  22. Olá Kellen, gostei muito desse tema
    Eu usei óculos dos 13 aos 36 anos. Intercalava com lentes de contato. Depois disso eu operei a miopia.
    Como professora vejo que algumas crianças resistem ao uso de óculos. Então os pais conversam comigo e tenho que pedir para pegar na mala.
    Achei esse tema muito interessante. Peço autorização para publicar parte no meu blog e dar os créditos aqui para o recanto.
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  23. Oi Kellen!

    Parabéns pela filha linda!

    Também passei por este problema com meu filho do meio. Longo quando ele nasceu observamos o estrabismo. Foi necessário o uso do tampão. No caso dele, alguns meses já resolveu o prob.

    Adorei a maneira como vc incentivou sua filha ao uso dos óculos, sempre mostrando como uma coisa boa. Sei que às vezes a resistência pelo uso atrapalha muito o tratamento.

    Parabéns mais uma vez, pela sua atitude positiva! :)

    Bjs!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Com certeza a descoberta precoce de cada caso possibilita várias opções de tratamento. Devemos sim observar nossas crianças desde pequeninas para que quanto mais cedo melhor. Lembro que há casos, que não sei ao certo o nome, mas terem tratamento eficaz até os sete anos, quando se tarda mais dificuldade e até impossibilidades. Parabéns mamães por estarem atentas....ficou muito boa a matéria.

    ResponderExcluir
  25. Um ótimo depoimento, Kellen. E uma ótima iniciativa do blog das Mamães Blogueiras. Um assunto sempre em voga, a cada dia outras crianças precisarão de óculos e é bom que as mamães se sintam seguras, pra passar segurança para a criança.
    Abraços em todas.

    ResponderExcluir
  26. Meu filho começou a usar óculos por causa do mesmo problema da Manoella. E fico emocionada ainda quando lembro da hora em que colocou os óculos e disse 'mamãe, agora eu consigo ver lá longe'. Hoje ele tem 25 anos e nunca deu trabalho para usar óculos. Eu, que tenho o mesmo problema, só que não foi corrigido antes dos 6 anos, hoje tenho visão dupla e, por isso, não posso dirigir e tenho sérios problemas de equilíbrio. Que bom que vc cuidou de sua filha em tempo, e eu do meu filho.
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  27. Oiii Kellen,
    muito legal seu depoimento! sua fiha é LINDA, com ou sem oculos =)
    Eu também, com meus lindos olhos azuis rsrs comecei a usar oculos com uns 10 anos, tenho miopia e glaucoma, é isso é cuidar e confiar em Deus que dará tudo certo!

    Bjoos, eli.

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde querida amiga Kellen!!!
    Manu é linda realmente com ou sem óculos.
    Que Deus continue abençoando sua família.
    E que Manu saiba superar as dificuldades da vida...
    Adorei o post, parabéns. Válido para todas as mamães e papais realmente.
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  29. Kellen,vim conhecer o bloguinho e ver seu post :)
    Está uma lindeza!!
    Eu uso óculos desde pequena,sei muito bem como é..
    Abraços e sucesso flor!!
    xerooo

    ResponderExcluir
  30. Oi, minha filhota têm 7 anos e vai ter que usar óculos. Fiquei muito assustada e um pouco decepcionada comigo por não ter percebido logo e com o oftalmo que tinha levado ela com 02 anos de idade e ele não me orientou em nada. Bem, mas, ela já começou a usar e esta amando, estou assustada e angustiada, por não saber se realmente irá diminuir o grau que é de 3.75°. Gostei muito de sua postagem e vi que com muito amor e acompanhamento de profissionais corretos, podemos ajudar nesta realidade quanto ao uso dos óculos. Obrigada.

    ResponderExcluir
  31. Kellen realmente ficou otimo e emocionante e a filha linda... ela tem que realmente ser feliz!!!
    Óculos ou lentes são uma forma de nos ajudar... e parabéns pelo texto ir fazer parte de um livro vocÊ merece...beijokas

    ResponderExcluir
  32. Nossa Kellen, estou emocionada pela maneira que vocês como pais trataram o problema, parabéns!!1
    Parabéns a Manoella pela alegria e vivacidade e a descoberta da vida através da lente.

    Bjks

    ah conheço esse lugar.......rsrsrsrsrs............

    Sonia

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!