Divórcio Mamãe Camila

E quando o pai é ausente?

sexta-feira, maio 17, 2013mundodepalavras




Como mãe e advogada, fico impressionada com a quantidade de pais, que ao se divorciarem de suas esposas, separam-se também dos seus filhos e de uma hora para outra, a criança é obrigada a aceitar uma ruptura no seu modo de viver que vai além do seu entendimento e compreensão.

Não é somente a separação em si que causa efeitos negativos nas crianças, mas a forma como ela é gerida, conduzida pelos pais.

Não são poucos os pais, que não conseguem manter com os filhos uma relação de amizade, companheirismo e cumplicidade após o término do relacionamento amoroso. Eles precisam entender que a representação da figura paterna é muito importante no desenvolvimento e formação moral, social, emocional e psicológica da criança.

Pessoalmente nunca passei por isso, mas canso de ver amigas/parentes/clientes passando por essa situação, onde a criança fica muitas vezes na porta, com a mochilinha nas costas, esperando a visita do pai que simplesmente não aparece e não dá satisfações.

Se para mim é complicado entender, imagina para uma criança?

O resultado disso são filhos feridos pela ausência, marcados pelo abandono e magoados pela  distância.

Muitos homens contribuem apenas com uma pensão alimentícia ( e há os que nem com isso contribuem!!!) e acham que já estão cumprindo o seu papel.

É claro que, muitas vezes, o término do relacionamento entre homem e mulher envolve brigas e ressentimento e acaba sendo necessário um certo tempo para as coisas se ajeitarem e ser possível dialogar novamente.

Mas os pais precisam saber, antes de tudo, que filhos são para sempre e são prioridade!

É duro demais para uma criança arcar com a responsabilidade do fracasso e com as conseqüências das más escolhas de seus pais.

Não precisa ser assim...

Sei que cada caso é único e possui suas peculiaridades, mas sempre que possível é preciso estabelecer diálogo, deixar o orgulho e as mágoas de lado para manter o vínculo afetivo entre filhos e pais.

Ter cuidado para que a criança não sofra demais e adquira inclusive problemas emocionais sérios!

Visitas, passeios, encontros, levar ou buscar na escola, no ballet, no futebol, enfim... pequenas atitudes que fazem toda a diferença.

Eu queria terminar esse post com uma solução para as mamães que passam por esse problema, mas sabemos que não é tão fácil assim.

Minha dica enquanto advogada é conversar, dialogar, se COMUNICAR com o pai do seu filho para que ele entenda a necessidade e importância de manter o vínculo afetivo entre ele a criança. Se necessário for, procure a ajuda de um profissional, marcando uma consulta com um psicólogo e solicitando gentilmente a presença dele.
E claro! Buscar garantir judicialmente a contribuição para o sustento deles! Veja bem: não é obrigação de um só. Mas dos dois!

E minha dica como mãe é a seguinte: se o pai dos seus filhos se ausentou e simplesmente não faz questão de fazer parte da vida deles, saiba que você recebeu de DEUS um dom especial para ser MÃE. A maior prova disso foi gerar uma vida dentro de você. 
A maternidade é uma dádiva que inclui força e capacidade para educar seus filhos. Inclusive sozinha! Esteja certa de que apesar das dificuldades, você será vencedora porque não lhe falta CUIDADO, ZELO, BOA-VONTADE e AMOR para conseguir!


{Alguns cuidados: Para que você obtenha êxito na função também de pai, evite ficar se queixando do peso da responsabilidade, evite brigas na frente da criança, e não use a criança para se vingar ou ficar falando mal do pai para ela.}

E no futuro, seus filhos terão muito orgulho de você.
Pode ter certeza...

Beijos
Camila Vaz

VEJA MAIS POSTAGENS

10 comentários

  1. É triste mesmo ver as crianças crescerem sem a figura de um pai. Meu sobrinho cresceu assim. O pai só aparecia uma vez por ano, com um presente mirabolante e achava que estava fazendo seu papel.
    Felizmente ele cresceu e se tornou um menino querido. Não sei quais as consequências disso mais adiante, mas é duro ver isso!
    Uma pena!

    ResponderExcluir
  2. verdade, tem cada pai que só Jesus
    pior não dão a minima
    quando eu era adolescente descobrir que meu pai tinha outro filho pode já com 15 anos
    e ele me dizia que não era filho filho não
    que quando não cria se esquece aff
    fiquei horrorizada e marcada por essas palavras até hoje, achei o cumulo meninas como se crianças fossem bonecos,sem valor aff

    linda tarde bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. É triste mas é verdade, lamentável vê que alguns pais se esquecem que são pais para sempre independentes de serem esposos para sempre. beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Camila, muito importante esse tema, visto que essa situação é muito comum. As crianças sofrem muito e precisam de apoio total.
    Eu tinha 15 anos quando meus pais se separaram e meu irmão tinha 7 anos. Nós sofremos muito.
    Adorei
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  5. Oii Camila, esta sem duvida é uma situação complicada, separação sempre causa sofrimento ou de um lado ou de outro ou para os filhos ou p todos, muitas vezes o filho é quem sofre as maiores consequências, para que isso não aconteça é preciso muita maturidade do casal! Os pais muitas vezes confundem mesmo e acham que a separação é dos filhos tbém! ótima postagem! Bjooooss

    ResponderExcluir
  6. É impressionante o grande números de pais que acham que após a separação basta só pagar a pensão...e esquecem que não existem ex-pai ou ex-mãe (esse é até o título de um post q escrevi no meu blog).

    www.leticiapsicóloga.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa adorei esse artigo e é triste saber que é muito comum pais ausentes...

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila!
    Gostei muito da forma que você abordou esse assunto e as dicas que deu enquanto mãe e advogada.
    Que Deus abençoe as famílias.
    Beijos querida e um ótimo final de semana pra VOCÊ e pra TODAS AS AMIGAS DO RECANTO!

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila, gostei do seu post foi muito bem feito. Sou mãe solteira de um garotinho de 3 anos e o pai dele simplesmente ignora sua existência e quem perde com isso tudo?
    Não meu filho, pois ele não sente falta. Pari, eduquei, compro o que ele precisa e não vejo seu pai fazendo falta em nossas vidas.
    Faço parte de grupos no facebook destinados a mães solteiras (e pais também) e sei de cada história que me parte o coração, mas não desanimo porque apesar dos pesares todos tento dar uma educação de qualidade ao meu pequeno e ele é feliz, pois ele sabe que no fim das contas ele tem uma mãe que estará ao seu lado e que vive em função dele. Beijos.
    mamaeleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Assunto importante de se abordar... Há muita mãe (e pai) com muita garra para educar os seus filhos sem a presença do outro pai, mas é importante que não se faça com certo grau de animosidade. Até mesmo as crianças que são por vezes abusadas de um dos pais e perde contacto com esse indivíduo poderá um dia vir a ter uma relação "saudável" com esse pai/mãe.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!