Mamãe Marcella os rumos da blogosfera materna

Mamãe + Blogueira = Mamãe Blogueira?!?

quarta-feira, maio 22, 2013Mon Maternité



Oi mamães, tudo bom?! Espero que sim!!

Hoje meu post é uma reflexão sobre essa nossa nova “profissão”, ser blogueira, ou melhor, mamãe blogueira!

do Google

Acho que a grande maioria de nós começou o blog sobre nossos filhos por desejar compartilhar com o mundo esse amor que nasceu com a maternidade, e, ao mesmo tempo, avisar aquelas que buscam ajuda na internet que ser mãe é maravilhoso mas não é fácil! Estou certa ou errada!? Por favor, me corrijam se falar, ops, escrever alguma besteira.

Comigo pelo menos foi assim; eu sentia a necessidade de conversar com mulheres, mães e saber se tudo o que estava vivendo, passando, pensando, sentindo era normal, até porque nenhum das minha amigas era mãe, na verdade, nem casadas eram, se bem que nem eu era naquele momento, hahahahah!

Aquilo que começou como prazer, hobby e desabafos, foi ganhando proporções desejavas porém inimaginável, pois eu não era um veículo de comunicação, eu era apenas uma fonte falando em primeira pessoa sobre minhas próprias aventuras e desventuras maternas, o que não garante que sejam verídicas, eu posso ser uma escritora, uma contadora de histórias baseada em pesquisas nos blogs das amigas.

Foi dias atrás que “descobri” que além de centenas de milhares de blogs sobre maternidade, estamos ganhando notoriedade e, ganhando destaque perante os veículos de comunicação e empresas respeitas e sinônimo de “mãe/bebê”. Será que a origem de todos os blogs era esse mesmo, sermos famosas, gurus ou especialistas sobre o assunto?!

Okay, há tempos os blogs de moda já estão no “poder” e, ganhando espaço e roubando a cena, inclusive sendo mais procurado do que muito site e revista especializado no assunto. Acho válido essa ascensão dos blogs de moda até porque elas falam do que esta na loja para vender e não as roupas da passarela e, se formos pensar assim, quem melhor para falar de fralda, pomada para assadura, roupa e sei lá mais o que do que nós, mamães que compramos, testamos naqueles que são nossos maiores tesouros: nossos filhos!?!

Eu quero abrir uma discussão saudável sobre o caminho dos blogs maternos! Eu sei, as vezes esse assunto já foi discutido e está batido, mas sobre a profissionalização, publicidade, ganharmos espaço nas mídias e empresas ... qual é sua opinião!?

Quero muitos comentários tá!?

Beijoooos, Má


VEJA MAIS POSTAGENS

12 comentários

  1. Oie...achei muito interessante, inclusive li em uma revista esses dias sobre isso. Os blogs de modas geram uma receita milionária e as blogueiras se tornam super indenpendentes apenas com o blog.

    Também comecei como vc...querendo dividir minhas experiências mas me apaixonei por esse mundo e quero muito conseguir profissionalizar-me, brinco que na verdade quero tornar o Ser mãe em minha profissão...pois acho que na verdade é isso, é transformar nossas experiências em fonte de renda. Acho isso super saudável e no meu caso luto com unhas e dentes para que aconteça...sei que a caminhada é longa mas aos pouquinhos estamos conquistando o nosso espaço.

    Acho também importante pois isso é uma maneira da família ser resgatada e os reais valores desbravados...pois quando nos dispomos a escrevermos sobre maternidade quer dizer que nos preocupamos com o tipo de mãe somos e com isso com que tipo de filhos estaremos deixando o mundo.

    Gosto muito desse mundo, agora com minha segunda gravidez, após o parto deixarei de trabalhar e quero conseguir dar ainda mais atenção ao blog...pretendo ainda transformá-lo em um livro. E assim conquistar meu espaço como Mãe profissional..rs

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Marcella,

    Sempre com matérias especiais, que despertam e aguçam nossa imaginação e senso critico.

    Acredito que podemos sim profissionalizar nossos blogs. Porque não?

    bjocas

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga,
    Acho super válido os blogs ganharem notoriedade da midia e veiculos de comunicação, porque além de informativo os blogs que falam sobre maternidade, bebês e crianças são grande fonte de pesquisa para futuras mamães e pessoas que se interessam pelos assuntos abordados nos posts.
    beijos
    maede4princesas.blogspot.com
    maede4princesas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu sou Mamãe + Blogueira, pois ainda considero meu blog como uma fonte de prazer.

    Mas acho que a blogosfera materna tem um poder inacreditável e é uma fonte de informação riquíssima. Não há lugar melhor para trocar experiências, debater e, por que não, descontrair.
    A gente encontra por aqui todo tipo de referência, de uma forma (às vezes científica) muito empírica, baseada na observação e na vivência das outras.
    Nos blogs, levantamos questões sérias, militamos e ajudamos outras mães e a nós mesmas a conduzir melhor os nossos filhos.
    Acredito que, como os blogs de moda, a blogosfera materna ainda tem muito a crescer!
    Beijos
    http://confissoesdarecemcasada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Bah acho super legal.. No meu caso ter um blog é somente por curtida, só para diversão.. e não tenho patrocínios. Mas acho super legal quem consegue este tipo de patrocínio, se podes ter diversão e ainda receber por isso ta valendo!
    Só não gosto quando entro em um blog e tudo é publieditorial.. bah aí não tenho saco! eheh
    beijõess
    http://antonellaesuaboneca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii Marcella, realmente os blogs de moda roubam a cena a anos, acho que muito tbém por que foram pioneiros e óbvio por que a mulherada ama moda, mas fico muito feliz com o espaço e reconhecimento que os blogs maternos tem ganhado, e mesmo não tendo um blog particular sobre o assunto, fico imensamente feliz de fazer parte do Recanto! Bjooos

    ResponderExcluir
  7. Eu também, como centenas de outras mães, comecei meu blog como uma forma de escrever sobre assuntos relacionados ao exercício diário da maternidade e assuntos relacionados ao tema por um ponto de vista mais pessoal. Como jornalista, na maioria das vezes nas matérias que fazia que tratavam de alguma coisa relacionada à maternidade, crianças, saúde da mulher, etc, não tinha como expressar minha opinião. O blog Conversinha de Mãe me deu essa possibilidade. Hoje, depois da chegada da minha segunda filha (com 6 meses de idade), deixei o emprego no jornal e fiquei apenas numa agência de notícias (em meio período) e minha intenção é justamente me dedicar mais ao blog e me profissionalizar mesmo nesse terreno da blogsfera, mas sem perder de vista o objetivo inicial de compartilhar com outras mães, tias, avós... esse universo materno/infantil e todas as nuances que lhe cercam.
    A gente tem um pouco da noção que o que a gente escreve de uma maneira tão intimista no blog qdo recebe comentários de gente de tão longe, que vc nunca viu na vista, relatando que se identificou com aquilo que vc disse, desabafando, abrindo a sua vida.
    É uma "profissão" apaixonante essa de mãe blogueira.
    Edjane Oliveira
    http://www.conversinhademae.com.br

    ResponderExcluir
  8. já tenho um tempo de blogueira
    mais quando conheci os blog maternos
    me apaixonei viciei
    e não saiu mais não

    linda noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Pois é, aqui na cidade onde eu moro dificilmente acho uma mamãe Blogueiras, participo de comunidades mas nao é a mesma coisa. Já os de moda com vc mencionou, tem vários, já visitei comentei e nenhuma retribuiu a visita :( acho importante os blogs maternos, nos sentimos mais especiais, saímos um pouco do anonimato da rotina, já aprendi muito com outras mamães e sei que já ajudei algumas também. gostei muito do post, espero que um dia possamos ser ainda mais reconhecidas ;)

    ResponderExcluir
  10. Acho que o reconhecimento tem muito a ver com o mercado/pais em que estamos... Nos EUA os blogs de mães ainda faz algum $$$. Estive a ver alguns nos ultimos dias, pois parece que o padrão da blogosfera tem sido esse mesmo. O profito vem quando a blogueira muda o focus... Há formas de freelance, de fazer avaliação de productos e ganhar $$$ algum também.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a abertura da discussão que seu post gerou.

    PAra ser sincera conheci esse Blog hoje através de uma pesquisa no Google.

    Eu sempre acessei muito blog de modas, os de maternidade comecei a acessar quando engravidei do meu primeiro filho e esse ano iniciei o meu próprio blog, junto com o nascimento do meu segundo filho (Mãe na vida Real)

    A questão dos blogs é que muitos estão saindo do foco inicial de compartilhar a "própria" idéia, um exemplo são os blogs de moda, no começo eles eram todos, pelo menos a grande maioria interessante, hoje a maioria é pura propaganda. A blogueira "se monta" toda só para tirar foto para o look do dia e depois volta a usar jeans e camiseta, isso não é legal.
    Mesmo caso os blogs de maternidade, não acho legal quando algum blog apóia um produto simplesmente porque foi patrocinado.
    Eu já fui procurada para fazer post de publicidade de um produto que tive que recusar, meus filhos não usam aquele produto e nem pretendo usar neles, então como posso falar de um produto que eu não acredito?
    Mas no geral eu adoro blogs, fico horas e horas navegando e absorvendo informações deste mundo maravilhoso da maternidade.

    Parabéns pelo blog e pelo post

    Grande beijo, Aline
    www.maenavidareal.com.br

    ResponderExcluir
  12. Marcella enquanto houver mamães grávidas o tema dos blogs maternos nunca saíram de moda.
    Adorei seu post.
    beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!