Redes Sociais

Uso seguro da Internet pelos jovens!

terça-feira, maio 14, 2013Cristina Chabes

No post anterior falei sobre o meu uso da internet e das redes sociais e sua interferência na minha vida, mas hoje, como prometi, venho falar sobre os benefícios ou malefícios deste uso na vidas das crianças e adolescentes no Brasil. Essa preocupação justifica-se pelo número crescente de acesso destes jovens à rede mundial. 
Consegui alguns dados bem interessantes(sites disponíveis no final do post) 
Em que regiões e que condição social e econômica vivem esses jovens:
Obs: SM = Salário Minimo 


De acordo com essa pesquisa esses jovens dizem utilizar a internet para atividades escolares e para diversas outras finalidades. 

Pelo gráfico podemos observar que o uso ainda é maior para trabalho escolar, mas na soma das outras utilizações entendemos que o uso ainda é maior para  visitas a redes sociais.

É importante que esse uso é monitorado pelos pais e responsáveis, pela segurança do próprio jovem. Cuidado, eles ainda mentem a idade e conversam com desconhecidos! 23% disseram já ter encontrado alguém que não conheciam. Veja a tabela:

Muitos pais acreditam que sabem controlar o uso e que seus filhos são passam por nenhuma situação de constrangimento no uso com a internet.




Então que cuidados devemos tomar para que nossos filhos usem a internet de maneira saudável? Veja algumas dicas:


  • Na internet você nunca pode ter certeza sobre com quem está conversando.
  • Nunca divulgue informações sobre sua vida ou de sua família. 
  • Não forneça dados pessoais a ninguém
  • Desligue o computador se não se sentir confortável
  • Não forneça senhas nem a seus amigos.
  • Evite entrar em salas de bate papo e ser muito pessoal.
Com alguns cuidados especiais seu filho ficará em segurança e poderá fazer o uso correto da internet, visto que ela é fonte inesgotável de informação e diversão. 

Beijocas

Cris Chabes

links importantes e fontes de pesquisa:










VEJA MAIS POSTAGENS

9 comentários

  1. Ótimo lembrete!Todo cuidado é pouco mesmo com nossos filhos! Há alguns crimes com jovens relacionado s ao uso das redes e isso é chocante e apavorador!!!
    Bjo !

    ResponderExcluir
  2. O monitoramento das atividades das crianças e adolescentes na internet pois é o local onde muitos pedófilos agem, pois como vc disse, a gente nunca tem certeza com quem estamos conversando na internet!

    www.leticiapsicologa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, Cris! É sempre bom tocarmos nesse assunto!
    Tenha uma ótima semana, amiga!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  4. OI CRis, esse é um assunto que devemos estar sempre atentas e antenadas. Um ótimo post!
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii Cris, adorei a postagem as dicas e os alertas, acho que não muitas vezes não temos mesmo controle sobre a vida virtual dos nossos filhos, e os cuidados são essenciais, coisas ruins é o que não falta na net! Bjoosss

    ResponderExcluir
  6. minha sobrinha tava assim menina
    falando com gente estranha pela net
    eu sentei conversei, espero que tenha resolvido
    minha filha só entrar pra jogar na pagin que eu coloco rs e fico
    de olho
    lindo incio de noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que ótimas informações Cris! Sou a favor de internet para fins de estudo, pesquisa e entretenimento, mas tudo com equilíbrio e controle principalmente para as crianças. bjs Camila Vaz

    ResponderExcluir
  8. Essa é minha grande preocupação em relação ao futuro da minha filha.
    A internet abre horizontes incríveis, permitindo descobertas bastante enriquecedoras. Por outro lado, é preciso maturidade para usá-la. Ao mesmo que tempo que, a cada dia que passa, ela está mais presente em todos os lugares. Como impedir que comece a usar muito nova? Como tomar conta? Em casa é fácil. Mas e na rua? Nas escolas? Wi-fi e 3G por todo lado, fica difícil monitorar!

    http://confissoesdarecemcasada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sem dúvidas que temos de estar mais vigilantes e mesmo que toda a vigilância pareça suficiente. Digo muitas vezes que os visinhos e amigos serviram de supervisão quando eu era menina, o que funcionou muitisso bem. Hoje em dia muitos pais sentem-se vigiados ou mesmo questionados quando os advertimos sobre os perigos que o uso da Internet possa ter.
    Com as exposições no Facebook e outras redes sociais, nos EUA muita gente acaba por sair lesada com o que se encontra deles. Por vezes, universidades e postos de emprego investigam as escolhas de fotos e actividades que os seus candidatos têm no mundo internauta.
    Com a exposição constante que as pessoas sentem ter de fazer, até casos criminais são decididos com a informação expostas nesses meios sociais. O que as pessoas têm de entender é que depois de expostos, ainda que se apague, a informação ficará guardada...

    Aqui fala-se de alguma conducta esperada no Facebook:
    http://dooutroladodalwlw.blogspot.com/2011/05/ora-essa-ha-etiqueta.html?m=1

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!