Colaboradora Meu blog no Recanto

"Projetando Pessoas" no Recanto

sábado, agosto 24, 2013Chris Ferreira


Já faz um tempinho que lançamos a nova coluna Meu blog no Recanto, que é um convite às nossas amigas e amigos blogueiros a virem apresentar seus blogs aos leitores do Recanto.
O tempo passou, recebemos alguns emails, mas por algumas questões acabamos deixando o projeto um pouquinho de lado... e como tudo tem o tempo certo para acontecer, estamos hoje dando início a esta coluna com a participação de uma amiga blogueira muito especial, a Sandra Portugal.
E hoje é um dia super especial, é o aniversário do blog dela, o Projetando Pessoas.  
Vamos conhecer um pouco sobre a Sandra Portugal e o Projetando Pessoas:



Eu sou a Sandra Portugal, mãe de duas moças lindas, e "boadrasta" de 3 enteados pelos quais sou apaixonada. 
Acredito que a maternidade, transcende o gerar, parir, a maternidade é exercitada pelo criar, educar, orientar, cuidar, projetar pessoas para a vida!
Sou do signo de escorpião, com ascendente em capricórnio, com muitos planetas em escorpião na casa 10 (a casa da carreira, da profissão), bem na linha do meio do céu, no mapa astral!
Sou formada em matemática, tenho mestrado em Engenharia de Sistemas, e MBA em Gestão, sou profissional da área de Informática há mais de 30 anos, trabalhando nos últimos 13 anos em Telecomunicações.
Mas minha maior formação é aprender através das pessoas, é adquirir conhecimento, é trocar experiências, é crescer ensinando e ensinar aprendendo, gerenciando pessoas, processos e projetos.
Sou uma estudiosa de muitos assuntos além da formação técnica em Tecnologia da Informação, tendo feito inúmeros cursos de liderança, de coaching, de capacitação, de técnicas de apresentação, de hotelaria, de astrologia, etc.
Amo ler, viajar, assistir bons filmes e estar com a família e com os amigos.




1 - Objetivo do blog.

Compartilhar vivências, debater valores, princípios, conceitos, métodos e contribuir para a projeção das pessoas!

2 - Quais assuntos trato no blog.

No Projetando Pessoas falo de sonhos, de planejamento de metas, de plano de ação na realização desses objetivos, em testemunhos de sucesso, de encarreiramento, de liderança, de gestão de pessoas, de marca pessoal, de motivação, de escolha de profissão, de valores humanos, do ser humano integral - pessoa e profissional.

3. O que me motivou  a criar o blog.

Quem me apresentou ao mundo dos Blogs foi a Christiana Ferreira, do Blog Inventando com a Mamãe, que trabalhou comigo por 7 anos e muito me incentivou a escrever sobre minhas experiências profissionais.
Periodicamente nos encontramos para conversar a respeito do que estamos aprendendo com o trabalho nos nossos blogs, acertos, o que podemos evoluir, trocamos idéias do que está sendo valoroso para o Inventando que pode ser pensado para o projetando, o que percebo e que posso sugerir de feedback para ela e assim vamos crescendo juntas....Ou melhor, ela vai me incentivando a subir degrau por degrau e aprender com a super blogueira de sucesso que ela é!!!

Nossa amizade já dura quase 14 anos, nosso carinho é enorme e somos semelhantes em muitos aspectos: blogueiras mulheres mães esposas executivas filhas amigas, não necessariamente nessa ordem..rsrs

4. A escolha o nome do blog. 
 
Estávamos numa reunião de final de ano em minha casa num grupo de amigos queridos e a Chris Ferreira me animando a criar o Blog, quando passamos a idealizar o projeto. Passamos a pensar no Blog e num momento de muita inspiração a Chris batizou o Blog com nome e sobrenome, dando o nome Projetando Pessoas e o associando a marca a imagem de um cometa levando você à projeção dos seus sonhos, e a cor dourada, de ouro, prosperidade, sucesso! Foi tudo de uma vez só, num impulso super inspirado!!!! Dalí ela já saiu e, naquele mesmo dia, registrou o domínio e me deu de presente!!!
Por isso ela é a Dinda do meu Blog, ela deu o nome do Projetando Pessoas!!!

5. Há quanto tempo tem o blog. 
 
 O Blog completará 3 anos em 24/08/13. 

6. De onde vem a inspiração para criar os posts.
 
A inspiração vem do universo criativo, há noites que ao deitar rezo pedindo inspiração e de manhã acordo e pego a cadernetinha, que deixo na cabeceira. Escrevo que pareço até que estou psicografando.

Essa cadernetinha me acompanha na bolsa durante o dia e sempre que penso em algo, escuto alguma frase interessante, alguma citação, algum nome de livro, de autor, eu anoto e depois vou pesquisar.
(é na cadernetinha mesmo, não é no tablet, nem no celular, nem no note... sou mais tradicional, mais concreta e preciso ter certeza de que não vou perder a idéia! rssr)

A inspiração vem da minha observação diária dos fatos que ocorrem no dia-a-dia corporativo, nas notícias do período, em fatos que vejo na rua.

E especialmente a inspiração vem dos livros corporativos e de temas variados que li e leio, que ganho das editoras parceiras, e que sempre tive por hábito marcar as partes que mais me sensibilizaram. 
Muitos posts foram feitos assim: pego a escada lá de casa, vou numa das prateleiras de uma das estantes, pego um livro que li em 2005, 2007, folheio, releio, pego as páginas que fiz marcações com post-its e adapto para as postagens.

7. O que o blog me proporciona.
 

O Blog em fez ser uma pessoa melhor, mais feliz, mais leve.
O Blog fez com que muitas pessoas me conhecessem mais, me percebessem de uma forma mais intensa, porém mais real.
O Projetando Pessoas acima de tudo me projeta como sou, no que acredito, na minha essência, no que pratico quando não tenho amarras (no mundo corporativo muitas vezes você precisa gerenciar como a cultura que sua empresa requer, ou dentro da autonomia que seu cargo vigente permite).


8. O que pretende alcançar com o blog 
 
O Projetando Pessoas nasceu para ser um relato de vivências de uma carreira, da minha carreira, um diário das histórias corporativas que contava para os times que construi.
Com alguns meses de vida percebi que ele assumiu "vida própria" atingindo um público bem maior do que imaginei e que os interesses por encarreiramento, por experiências não só do mundo corporativo, mas também de empreendedores, de profissionais autônomos, de estudantes que estavam no momento de escolha da carreira, de pessoas em busca de coaching na mudança de carreira, na busca de melhor qualidade de vida, em debates sobre motivação, etc, me animaram a estudar e mergulhar fundo em outros temas que eu já tinha investido no passado em cursos, palestras e treinamentos.
Além de ter um público grande de mães que buscam aconselhamento sobre educação profissional de seus filhos.
Arregacei as mangas e passei a estudar, reciclar leituras, procurar gurus, mestres e parceiros que me mostraram temas para dividir no blog.
Daí surgiram as entrevistas com os testemunhos de como Projetar Pessoas!
Sou uma profissional de muitas horas de expediente diário e minhas noites e finais de semana passaram a ser de inspirações para o Blog, simultâneas com as atividades familiares e pessoais.


9. O que já alcancei com o Blog?
Sinceramente? 
Resgatei minha auto-estima que andava bem balançada em função de algumas questões.
Ter a certeza de um trabalho que contribui para a vida das pessoas é um alimento para a alma.

Conquistei novas amizades em muitos lugares do Brasil e do mundo!!! É inacreditável a força da rede!
Resgatei amigos distantes que não encontrava há muitos anos!
É fantástica a oportunidade de conhecer pessoas do bem, guardados todos os cuidados para se afastar dos perigos que a rede nos tras.

Estabeleci parcerias com Editoras e tenho recebido livros incríveis de presente, retroalimentando o Blog com posts de valor!

10. O que pretendo alcançar com o Blog?
Patrocínios sólidos. (Essa é minha meta, meu sonho! Será que consigo?)
Hoje investi com recursos próprios na construção de um site, na criação de uma marca e pretendo consolidar o Projetando Pessoas, para ser no futuro o meu Plano B de carreira.
Creio que todo executivo precisa planejar o seu período de aposentadoria, e preciso pensar nisso com muita seriedade.
Nunca se sabe o dia de amanhã. 

Muito obrigada
Sandra Portugal
@Projetapessoas

Participe também da coluna Meu Blog no Recanto, envie seu email para recantodasmamaes@yahoo.com.br

VEJA MAIS POSTAGENS

11 comentários

  1. Sandra!
    Parabéns pelo seu sucesso!
    Já estive lá no site e vou ficar por lá!
    Beijinhos
    Aline Gago
    http://festascriativasbyalinegago.blogspot.com
    http://bibliotecamirim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. que legal conhecer mais um blog amigo
    parabéns pelo niver do blog
    e que legal que "MEU BLOG NO RECANTO"
    tá de volta

    lindo fim de semana bjs
    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. NOSSA QUE SURPRESA BOA E QUE SUPER PRESENTE DE ANIVERSÀRIO DO PROJETANDO PESSOAS!!!!!
    Obrigada queridas amigas do Recanto por terem me proporcionado essa alegria!!!!
    Muita, muita emoção!
    bjs carinhosos em todas!
    Sandra Portugal
    www.projetandopessoas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei conhecer esse blog, vou estar sempre por lá...bjsss

    www.reinomae.com

    ResponderExcluir
  5. Que legal, adorei conhecer. O nome do blog realmente é inspirado! Vou lá conhecer!
    beijinhos

    www.aprendendoasermaehoje.com

    ResponderExcluir
  6. Seu blog é incrível... Parabéns!!!!#

    http://soumaedecinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Esse projeto é muito legal, pois temos a oportunidade de conhecer blogs e autores mais de perto.

    Gostei muito da entrevista com a Sandra, parabéns pela seu blog.

    Beijos e sucesso meninas!

    ResponderExcluir
  8. aff troquei meu perfil pelo G+
    e não atualizou o top comentarista
    esse blogger

    buaaaaaaa

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que bela entrevista o blog dela é bem bacana!!

    Carlah Ventura
    Blog:Intensa Vida

    ResponderExcluir
  10. E que venha mais e mais sucesso! Felicidades!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!