educação Escola

A hora da verdade: Escolher a Escolinha

terça-feira, dezembro 10, 2013Mãe Vaidosa

Olá Mamães Blogueiras

Agora chegou a hora da verdade estou visitando várias escolinhas, pois Samuel completa 3 anos na segunda feira e já é a hora dele começar a sua alfabetização e seu contato com outras crianças. Aprender a dividir, a realizar tarefas em conjunto com outras crianças, estabelecer regras e limites em grupo. E o mais temido, sair da zona de conforto, do ambiente de casa, do comando da babá. Ampliar seus horizontes e não ficar só na dependência do papai e da mamãe. Enfim, alçar voos distantes e solo.

E esse momento na vida dos pais não é fácil. Eu confesso que andei por várias escolas, garimpei seus métodos de ensino, espaço físico, professoras capacitadas, pedagogia e atividades aplicada, capacidade de entretenimento para uma criança em tempo integral, cardápio oferecido, atividades extra curriculares, período letivo, limpeza do ambiente. Enfim um mundo de possibilidades para uma criança de 3 anos.

E tomar a decisão, infelizmente, depende de vários fatores, sendo o mais importante localização e valor da mensalidade. Nem sempre o mais caro é o melhor. Eu ainda não tenho uma decisão tomada, estamos avaliando com cuidado, pois a peça fundamental deste processo é que escolhamos um lugar onde Samuel irá se sentir acolhido e confortável.

É um misto de emoções que nos ronda, vários medos e inseguranças. O que ele vai sentir, como vai se comportar, mas tenho a certeza que vamos encontrar o melhor local para que ele possa começar a sua vida escolar.

E vocês mamães blogueiras, conta pra gente como seu filho iniciou a vida escolar. Nós queremos saber.

Esse foi meu recado de hoje.
Andréia Sales


VEJA MAIS POSTAGENS

9 comentários

  1. Olá Andréia! Fase super desafiante a de escolher e colocar os pequenos na escola. Sempre dou algumas dicas para os papais: É preciso que vocês se sintam bem recebidos, confortáveis e seguros com a escola. Isso facilitará o processo. Além disso, verifique se os valores (morais mesmo) são compatíveis com os da sua família e os que você deseja para seu filho. Está certíssima sobre "valores altos de mensalidade não significarem qualidade". Essa percepção é super importante, porque o marketing as vezes engana. Caso tenha curiosidade, há um texto em meu site sobre como escolher a escola certa para o Samuel. Um grande abraço.

    www.paisqueeducam.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nina iniciou muiuto cedo: com 5 meses e meio. Já vai fazer um ano de vida escolar.
    Se adaptou muito bem e adora a escola.
    Como escolhi: ainda grávida, visitei várias escolinhas perto do meu trabalho. Esse era um pré requisito importante. Pois haveria facilidade para mim. Visitei umas 4 escolas e tenho certeza que optei pela melhor. Não é a maior, nem a mais badalada do bairro. Mas em um ambiente ótimo, limpo, familiar, onde me sinto bem. Ela tem professoras qualificadas, amáveis, que ensinam e dão carinho pra ela, no tempo não posso ficar com ela, ela é muito amada.
    Como escolhi a escola ainda antes de ela nascer, foi muito tranquila a minha volta ao trabalho e o início dela na escola. Me senti muito segura e passei essa segurança pra ela.
    Acho que ela só sai dessa escola quando for para o ensino fundamental.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Tenho a sorte de poder acompanhar de perto o desenvolvimento na escola em que meu filho estuda, logo porque eu trabalho na mesma escola e não por ser funcionária que não pegue no pé das minhas colegas de trabalho. E graças a Deus é em uma das melhores aqui na minha cidade. Na hora da escolha não podemos esquecer de saber o histórico da escola, se ela tem acompanhamento de psicólogos, fonoaudiólogos e se os professores e auxiliares são devidamente capacitados para isso. Temos que ser chatos mesmos!!!! (Rsrsr.) Mas tudo pensando primeiramente no bem de nossos filhos.
    http://mamaeleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Kemuel também vai pra escolinha ano que vem, ele está agora com 2 anos e meio, já fizemos a escolha, tenho certeza que escolhemos uma ótima escola, visitamos, conversamos com pais de alunos daqui, etc. Mas estou igual você, meio insegura, como ele vai reagir, como vai se sentir, converso bastante com ele, vamos ver em fevereiro como será.

    Beijos

    QUézia Silva
    http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Andréia estou como o coração igual o seu, as meninas vão para escola ano que vem no final de janeiro, no nosso caso a escola já foi escolhida, mas o medo de como será ainda ronda nosso coração, as meninas estão super ansiosas para ir para escola, mas será que na hora h vão querer ficar lá, espero que sim.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Andréia!
    Como o tempo voa, o Samuel já indo pra escolinha.... nossa!!!
    O meu desejo é que ele se acostume e goste muito, pois fará muitos amiguinhos e terá várias atividades interessantes pra idade dele.

    Também vi o post abaixo, dos nossos momentos.
    Muito legal.

    Beijinhos e tudo de bom pra você.

    ResponderExcluir
  7. Oi Andreia! A escolha da escolinha é bem difícil mesmo...
    Mas a nossa sensibilidade de mãe ajuda bastante. Quando o coração fica em paz é sinal de que fizemos a escolha certa...
    Vai dar tudo certo... bjs CAmila Vaz

    ResponderExcluir
  8. eu acho muito importante uma boa escola
    pois será a segunda casa da criança
    ir vê a escola e escolher com paciência e calma
    vale a pena amei a postagem bjs

    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  9. É André, é realmente difícil essa escolha. Como a Nanda aqui em cima disse é importante uma boa escola pois será a segunda casa da criança e é bom ver tudo, não tenha medo de perguntar. Pergunte sobre o cardápio, sobre a higiene, faça uma visita.
    E qualquer coisa me chama! haha, quem sabe não consigo te ajudar
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!