carnaval dieta

Recupere a energia comendo os alimentos certos. Especialistas indicam

quinta-feira, março 06, 2014Mãe Vaidosa

A quarta-feira de cinzas pode ser um momento difícil para quem é fã do Carnaval, já que é comum gastar muita energia e não comer corretamente na maratona de festas. Se você abusou da folia e agora está faltando energia para voltar à rotina, a alimentação é a aposta certeira recuperar o fôlego e a vitalidade.


 Sem ressaca
Bebeu e a ressaca se instalou? Então é hora de investir nos alimentos refrescantes e de leve digestão. “Dê preferência para os grãos integrais e os peixes sem gordura, como atum. Frutas e verduras podem ser consumidas a vontade, já que digestão desses alimentos é mais facilitada”, indica a nutricionista Alline Cristina Schüncke, da Vitalin.
Outro ponto importante é manter a hidratação, e o consumo de água deve ser aumentado. “Ela também pode ser feita através de chá, como chá de camomila e hortelã. Outra opção são os isotônicos ou sucos desintoxicantes”, completa.
Alline lembra também que tudo que tem muita gordura não devem ser ingeridos, já a digestão das gorduras é lenta e sobrecarrega o fígado, que já está trabalhando para eliminar o álcool: “carnes com gordura, produtos industrializados e de panificação devem ser evitados, assim como as frituras”.
Repondo as energias
Para o cansaço, se não há maneira de dormir e descansar, apostar nas frutas calóricas é o melhor remédio. “Coma açaí, banana, o coco e adicione algum cereal integral como granola, aveia, quinoa e amaranto. Além disso, os iogurtes sem gordura são boas opções para o café da manhã e o lanche da tarde. A água de coco também ajuda na reposição da energia e de nutrientes como vitaminas e minerais”, revela.
Já os carboidratos refinados em excesso, por serem responsáveis pela sensação de sono após seu consumo, estão desaconselhados. “Pão, massas, produtos panificados, arroz e batata, assim como carnes, que tem o processo de digestão dificultado, nos deixam mais cansados”, adverte.
Receitas
A culinarista funcional Lidiane Barbosa ensina receitas para você se recuperar.
Suco desintoxicante
“O maracujá além de acalmar os ânimos é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio, também vitamina A e C. Contamos com a salsa como fonte de cálcio e que fará parte da desintoxicação. Para regular e proteger a flora intestinal há a biomassa de banana verde”, explica.
Ingredientes:
1 polpa de maracujá;
3 colheres de sopa de manjericão;
1 colher de sopa de salsinha;
3 copos de água de coco fresco;
2 colheres de sopa de biomassa de banana verde.
Modo de preparo: bata no liquidificador todos os ingredientes limpos e devidamente higienizados. Adicione pedras de gelo.
Salada pós-folia
“Essa salada é um remédio para a circulação sanguínea cansada e também para dores, fadigas musculares e enxaqueca”, recomenda.
Ingredientes:
½ maço de alface lisa rasgada;
½ de maço de alface roxa rasgada;
½ maço de rúcula selvagem;
1 xícara de chá de tomatinho amarelo ou cereja;
½ xícara de pepitas de girassol;
2 colheres de sopa de semente de chia.
Molho:
3 colheres de sopa de vinagre de maçã;
6 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem;
½ maço de hortelã;
1 pedacinho de gengibre;
5 castanhas do Pará;
6 colheres de sopa de água.
Modo de preparo: limpe e higienize as folhas e o tomatinho, seque e reserve. Acrescente a chia e o girassol. Coloque todos os demais ingredientes no processador e bata até ficar homogêneo. Misture na salada.
Salada energizante de quinoa
“Esta salada é energética, rica em antioxidantes, fibras e vitaminas E, com baixa concentração de gordura e rica em proteínas”, garante.
Ingredientes:
1 cebola picada;
1 abobrinha verde pequena cortada em cubinhos;
1 berinjela pequena com casca cortada em cubinhos;
1 alho poró em rodelas fininhas;
1 colher de café rasa de sal marinho moído;
1 pitada de pimenta caiena;
2 xícaras de chá de quinoa cozida em água com um pedaço de gengibre;
2 colheres de sopa de castanhas do Pará;
3 colheres de sopa de cramberry;
½ maço de rúculas moídas.

Modo de preparo: em um pirex, misture a abobrinha verde, a berinjela e a cebola cortados em cubinhos e  o alho poró. Regue com 1 colher de azeite de oliva extra virgem ou óleo de coco, a pimenta, uma pitada de sal e leve ao forno para assar.  Retire do forno após verificar que os legumes estão assados. Em uma tigela grande, misture suavemente a quinoa cozida, o cramberry os legumes assados. Salpique a castanha e sirva com rúcula.

Fonte: DaquiDali

Esse foi o meu recado de hoje.
Beijos
Andréia Sales

VEJA MAIS POSTAGENS

4 comentários

  1. Interessante einh...
    Nada como a alimentação para ajudar nosso corpo a voltar ao normal!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Excelentes dicas! Já comecei a melhorar a alimentação ontem mesmo...rs Suco detox, frutas e bastante líquido! bjs Camila Vaz

    ResponderExcluir
  3. Oi Andréia!
    Ótima receita. Devemos procurar nos alimentar cada vez mais de forma saudável.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Gostei dos alimentos, a maioria deles é bom também pra quem faz academia no final do dia e precisa de uma forcinha para começar o dia bem no dia seguinte, rs
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!