Mamãe Camila

Cada mãe, uma bagagem...

sexta-feira, maio 02, 2014mundodepalavras



E de repente você percebe que não é mais a mesma pessoa, porque na viagem da vida, a maternidade passou a fazer parte da sua bagagem. E ela mudou tudo, inclusive o rumo da sua história.

Nessa bagagem a gente passa a levar lembranças da liberdade de outrora, porém nada comparada à emoção de uma nova aventura, somada ao prazeroso surgimento de um vínculo até então desconhecido, mas agora viciante.

Acrescentamos os primeiros conflitos da maternidade, que se entremeiam às descobertas incríveis da profundidade e grandeza de ser mãe.

Somamos às demais coisas, uma força inexplicável, que não nos permite sucumbir diante do cansaço de cada dia, que nos castiga de forma persistente e covarde, com golpes físicos e mentais, sem tréguas.

Ao longo da jornada, guardamos nela uma sensibilidade aflorada que nos comove além da normalidade, que nos revolta ante às injustiças sociais, que nos une diante das tragédias e principalmente diante do sofrimento de outras mães por seus filhos.

Misturada a tantas outras coisas, passamos a nutrir uma esperança latente de que esse mundo ainda pode se tornar um lugar melhor para nossos filhos viverem. E continuamos a lutar.

Aumentando a bagagem, levamos o medo e a coragem, a dúvida e a certeza, a ansiedade e a paciência, o estresse e a calmaria. Tudo sempre à disposição, mas sem receita, dosagem ou contraindicação. A cada tentativa, um aprendizado e a cada conquista, suspiros de alívio e gratidão.

E finalmente, todas nós levamos uma porção generosa de culpa, que torna a bagagem por vezes, mais pesada e difícil. Mas logo, logo, ela perde espaço para a experiência e a maturidade, que fazem de cada mãe uma espécie única.

Sozinha ou acompanhada, cada uma carrega a sua bagagem, nas mãos, nas costas, na cabeça, do jeito que dá, do jeito que pode. Cada uma com sua cor, cada qual com seu estilo, com gotas de suor e sangue, com raça, com medo, com fé.

Seguem conquistando seus espaços, cuidando, alimentando, ensinando, provendo, sendo exemplo.

A beleza dessa viagem está na exclusividade de cada bagagem. Conduzi-la é um dom.
E quando a gente compartilha as nossas dores, vitórias, dúvidas e experiências com outras mães, seja numa rede social ou numa roda de amigas, a gente vira facilitadora, ajudadora, mãe de muitos filhos e filhas, amigas  e até salva-vidas.

Uma palavra de consolo e ânimo, uma super ou simples dica, multiplicamos o amor da maternidade.

Sou imensamente grata por tantas mulheres (conhecidas e desconhecidas) que partilharam seus momentos, dores e delícias comigo e tornam a minha bagagem mais leve e a minha viagem mais colorida.


Obrigada!
Estamos aqui para isso.

Camila Vaz
http://mundodepalavras.wordpress.com

tumblr_l55ywdHWNu1qczgi2o1_500

VEJA MAIS POSTAGENS

4 comentários

  1. Camila acho que a maioria das mães se identificam-se com o texto. Sou mãe de dois e posso afirmar que cada filho é uma bagagem diferente mesmo. Parabéns pela sensibilidade do texto. Lindo!!!
    www.cantinhodali.com

    ResponderExcluir
  2. Camila Vaz, aplaudindo de pé aqui ! Que texto mais lindo, cheio de sentimento e gratidão!
    Adorei ! Posso levar ao meu blog ?
    Beijos, Nana ღ
    Blog 1 | Blog 2 | #100HappyDays

    ResponderExcluir
  3. Que lindo texto. Com certeza a troca de experiências aliviam demais as nossas dúvidas e incertezas. Eu mesmo já fui muito ajudada e já fiquei muito aliviada quando compartilhei comportamentos do meu filho e descobri que não eram comportamentos "exclusivos" dele, mas sim da idade, da fase que todos vão passando conforme vão amadurecendo. Bjs
    www.soumaededoisanjinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei muito esse texto!!! Lindo demais!! Bjão, Camila!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!