direitos Mamãe Camila

Cadastro Nacional de Adoção - Você sabe como funciona?

quinta-feira, abril 16, 2015Unknown




Adotar é, sem dúvida,  uma atitude de amor! 

Sabemos que muitas pessoas desejam realizar esse gesto, mas a falta de informação pode dificultar esse processo.

Por isso, fui consultar o site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e colher informações valiosas para você que deseja saber mais sobre a Adoção.

Para começar, você precisa saber que existe um Cadastro Nacional de Adoção (CNA), que foi lançado em abril de 2008 com o objetivo de auxiliar juízes das varas da infância e da juventude na condução dos procedimentos de adoção.  É um sistema unificado que permite que um interessado do Sul do país, adote uma criança do Norte, por exemplo.

Mas você também precisa saber que o processo de adoção no Brasil leva, em média, um ano. No entanto, pode durar bem mais, dependendo do perfil de criança ou adolescente desejado pelo adotante.



Acontece que, na maioria dos casos, os adotantes desejam bebês recém-nascidos ou crianças de até 05 anos de idade. Além da faixa etária, o adotante pode optar por raça, sexo e por adotar irmãos ou não.

Desse modo, a lista de crianças e adolescentes na lista de espera é muito maior do que a lista de interessados. O grau de exigência dos adotantes influencia diretamente no tempo de espera.

Para entrar no Cadastro Nacional de Adoção (CNA) é necessário procurar uma Vara de Infância e Juventude do seu município e apresentar a documentação necessária. Também é  preciso ter mais de 18 anos, independentemente do estado civil. 

Além disso, deve ser respeitada a diferença de idade de 16 anos entre quem adota e o adotado.

Para saber o passo-a-passo do processo de Adoção, a documentação solicitada e as fases do procedimento, consulte o site do CNJ, clicando AQUI.

E por favor, se gostou do texto, compartilhe! Essas informações podem ser úteis para alguém.

Camila Vaz
Blog Mundo de Palavras

VEJA MAIS POSTAGENS

1 comentários

Obrigado por comentar, ficamos felizes!