tempo

Gerenciar o tempo

terça-feira, agosto 24, 2010Bia

Olá!
Estou muito feliz por fazer parte deste projeto, e confesso que tive dificuldades em escolher um tema para essa primeira postagem, que responsabilidade! Já aviso que não sou do tipo que escreve manuais de boas condutas, não sou tão pretensiosa assim, normalmente escrevo sobre as minhas impressões.
Eu ainda estou em fase de adaptação, sou mãe de primeira viagem! Meu bebê se chama Arthur e tem 4 meses. Esperei até meus trinta anos para ter o primeiro filho justamente por achar que a idade me faria mais preparada, mas o fato é que tenho minhas (muitas) dificuldades, e não são em relação aos cuidados com ele. Montei o enxoval sozinha, troco fraldas numa boa desde o primeiro dia, sempre fui eu que dei os banhos, não me aperto mesmo. Minha dificuldade está em gerenciar o tempo.
Como cuidar do bebê, da casa, do trabalho, do marido e ainda sobrar um tempo para mim? E o que fazer com a sensação de dependência?
Eu sempre fui muito independente, acho que por ter morado sozinha por muito tempo, por ter trabalhado fora desde sempre, sei lá. Confesso que quase surtei (e às vezes tenho minhas recaídas) quando me peguei sem tempo para coisas simples como tomar banho, escovar os dentes, cortar o cabelo... Mas passa, hoje já percebo melhoras significativas na nossa rotina e em minhas escolhas.
Hoje tenho procurado ter momentos de prazer e cuidar de mim, justamente para que meu filho me veja satisfeita e bem com medidas simples, bobas até, mas que tem me ajudado muito:

Normalmente saio com ele todos os dias, nem que seja para darmos uma volta na quadra;
Procuro andar sempre com as unhas e sombrancelhas feitas, calça jeans, sapatos e batom (independente de ter que trabalhar ou ficar em casa);

Divido tudo o que eu sinto com o meu marido (sem ele seria muito mais difícil, JR tem uma paciência de Jó e é um paizão);
Tento, na medida do possível, ter um hobbie (no meu caso, a costura ou até mesmo o blog);

E vocês? Como sobreviveram (ou pretendem) nesses primeiros meses?


Beijos!

Bia 



fonte imagem

VEJA MAIS POSTAGENS

5 comentários

  1. Oi Bia!
    Gostei muito do seu post.
    Eu tenho que confessar que não foi nada fácil pra mim também os primeiros meses. Meu cabelo só visitou a cabelereira quando minha filha já estava com mais de 4 meses. Eu fazia tudo sozinha também, quer dizer, 1 vez na semana tinha uma diarista. O que me ajudou muito foi ter uma amiga que tinha ganho bebê 3 dias apoós eu e então conversávamos um pouco por telefone e ríamos de algumas situações e nos confortávamos em outras...rsrsrs. Meu esposo também me ajudou muito. Como você eu também dava umas caminhadas com ela e sempre passava um batonzinho básico pra sair. Mas que foi uma época em que até sentar pra comer tranquila era difícil, ah isso foi...rsrsrs. Mas passa e depois dá até uma saudade gostosa. Não saudades das noites mal dormidas, mas saudades do bebezinho...rsrsrs. Agora ela tá grande e continua linda (mãe coruja...outra fase maravilhosa também. Hoje fomos juntas cortar o cabelo...rsrsrs. Chique né?
    Beijos querida e nos brinde com outras postagens assim gostosas de ler.

    ResponderExcluir
  2. Olá Bia,
    Acredita que 1 ano depois do meu bebê ter nascido, em muitas coisas ainda estou me ajustando para ter tempo para tudo e ainda ser uma boa mãe... Tenho aprendido muito com vcs mamães! beijos,
    Lauri

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu post, Bia.
    Eu também vivo esse dilema, a falta de tempo é um problema quando temos crianças pequenas. Eu estou precisando fazer exercícios pra emagrecer, mas não consigo com as crianças junto! O bom é que isso é uma fase que daqui um tempo passa, no futuro vamos sentir falta de ter eles junto com nós. Bjus!

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia!
    Meu bebê o Gui está para completar 4 meses no domingo dia 29/08 e confesso que tbm tenho uma certa dificuldade em organizar meu tempo para com minhas coisas, tipo, amo está com as unhas pintadinhas coloridinhas, e teve semanas que eu não tive tempo de pintar. E escovar o cabelo? Nooooossa!!! Depilação? Sou alergica a lâmina, mas e tempo e alguém para segurá-lo enquanto faço depilação? Sombrancelha? Eu mesma aprendi a dar uma tapeadinha, uma ajeitadinha aqui, é fogo. Como o Gui dorme muito bem durante a madrugada, eu aproveito e faço "barba cabelo e bigode" nesse tempo, ah e preciso ser rápida, pois fazer as unhas, pintá-las, secar e passar uma piastrinha de leve no cabelo, depilar, e o resto dos afazeres domésticos durante a madrugada não é fácil!!
    Mas não podemos deixar de fazer o que nos faz sentir bem. Ah e sempre que saio de casa passo um blush e um corretivo. Pois ninguém precisa saber que eu não vou a praia a uns 4 meses e que estou com olheiras de mãe recente hahahaha
    adorei o blog, bjs

    ResponderExcluir
  5. As coisas tendem a melhorar com o tempo. A gente fica mais desconfortável com o desconforto... mas tambem a gente aprende que um pouco que a gente se cuida, os resultados são valiosos! Outra coisa que eu aprendi a duras penas é pedir ajuda. Não dá pra fazer tudo sozinha e ainda ser pessoa. Comunidade nos primeiros anos é fundamental!
    Tania Novinsky
    tania@maepessoa.com.br

    Pra quem mora em Sampa:

    Casa Moara oferece palestra
    A casa Moara, em parceria com o Instituto Mãe Pessoa, convida pais para assistirem à palestra “Desafios e delícias de ter filhos na pós- modernidade”, com as psicólogas Sheila Skitnevsky Finger e Tânia Novinsky Haberkorn.
    O evento, gratuito, acontece no dia 28 de agosto, sábado, das 10h30 às 12h30, e é aberto para pais, professores, profissionais e interessados em conhecer mais de perto o projeto Mãe Pessoa.
    Para animar ainda mais o evento, haverá sorteio de produtos da Maria Barriga, grife para gestantes.
    A Casa Moara fica na Rua Guararapes 634, Brooklin. Mais informações em contato@maepessoa.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!