Aborto Saúde

Aborto

domingo, outubro 17, 2010Chris Ferreira

Nestes últimos dias de campanha eleitoral, veio a tona um assunto que me chamou a atenção: ABORTO.

Antes de começar a aprofundar no assunto, vou deixar minha clara minha opinião: não faria um aborto, mas cada um é cada um.

Todos os presentes candidatos vêm a publico a declarar que são contra o aborto, que é uma violência contra a mulher, que o aborto não deve ser descriminalizado. Então vamos aos fatos.

Já que é o aborto é um crime, assim como roubar, matar, estuprar, não pagar pensão, destruir o habitat silvestre, não se deve prevenir a gravidez indesejada antes de se pensar em ser contra o aborto?

Onde estão as políticas públicas para evitar crimes? E a educação para prevenção?

Evitar a gravidez indesejada não é mais barato que pagar hospitais públicos cheios de mulheres para fazer curetagem ou até mesmo retirada de útero e ovários?

Sim, porque é isso que acontece quando abortos feitos em qualquer local, ou em casa mesmo, têm como consequência. Só para lembrar teve uma cena desta na novela das oito, a menina fica grávida, não quer o bebê, vai a uma clínica clandestina, faz um aborto, e vai parar dias no hospital. Felizmente era uma novela, felizmente era de mentira, felizmente ela ficou bem. E quando não há felizmente?

Outro ponto a ser tocado é aquele que diz respeito aos métodos definitivos de prevenção a gravidez como a laqueadura e a vasectomia. Ah sim, o aborto também é assunto do homem, afinal todo mundo sabe como os bebês nascem.

Ouvi uma certa vez, na periferia, duas mulheres conversando:

- Vou fazer a laqueadura que meu patrão vai me arrumar.
- Como assim te arrumar?
- Meu patrão é candidato, se for eleito, ele dá uma para mim.

E por aí vai, ela conta que tem 4 filhos, fez dois abortos com agulha de tricô em casa mesmo, e que não sabe tomar o anticoncepcional. Veja bem, será que esses dois abortos não poderiam ser evitados se ela tivesse feito uma laqueadura? Se ela tivesse sido orientada a tomar o anticoncepcional e logicamente se ela tivesse acesso ao anticoncepcional de graça, pois com certeza ela não teria dinheiro para comprá-lo.

Tenho também que lembrar que existem esses remédios que não podem ser vendidos, pois causam o aborto. E mesmo assim, todos nós sabemos, está a disposição no mercado negro para ser comprados e usados normalmente. Onde está a repressão a venda do tal remédio?

Se o país é contra o aborto, por que afinal tantas mulheres o fazem? Será que se houvesse um plebiscito as mais de 3 milhões de mulheres que já fizeram um aborto (segundo estatísticas) seriam contra ou a favor de sua descriminalização?

Pois não, mais uma vez, porque a educação e a prevenção não fazem parte da discussão sobre o aborto?

Ana Carolina 

VEJA MAIS POSTAGENS

9 comentários

  1. É lamentável ver a disputa presidencial resumida a esta única questão. Por que não dar condições reais as familias para terem quantos filhos quiserem? Por que não investir em saude,educação,moradia? É mesmo decepcionante.
    Gostei do post!
    Deixe aqui a divulgação de algo legal no meu cantinho>
    trolando o primeiro sorteio,bem legal!
    http://cantinhodoreiarthur.blogdpot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sou contra, totalmente. Conheço mulheres que carregam o peso do aborto em suas vidas e constantemente caiem em depressão.
    DIGO SIM A VIDA!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. gurias vou expor minha opnião ok???
    o aborto tem q ser visto de varios angulos, pois se a mulher sofre um estupro, sou a favor do aborto. e fico pensando tem tantaaaaaaaaa criança nas ruas, passando fome e frio... genteeeee por q esses inocentes tem q sofrer tantoooooooo? com certeza se a politica propiciasse mais condições a essas mulheres carentes... mas isso não existe..
    sou a favor das crianças , não do aborto

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Sou contra o aborto, a favor da vida!

    Também acho que muitas mulheres e homens sabem e muito bem como se previnir e não o fazem porque não querem, na hora do prazer nem lembram, ou preferem nem lembrar que pode surgir uma vida daquele ato.
    Geralmente a grande maioria que procura tirar é quem sabe muito bem das coisas.

    Conheci uma moça que tirou porque quis, era bem consciente, estudada, etc...As consequências psicológicas foram enormes depois de um tempo. Ela arrependida ficava pensando no filho, como seria se ela tivesse deixado viver.

    Cada um tem a sua opinião e essa é a minha.
    Um beijinho e fiquem na paz!

    ResponderExcluir
  5. Oi cai aqui nesse blog por acaso mas achei o tema bem forte, sou a favor da vida, acho o aborto um crime sim, mas realmente tem que ser visto de varias formas, e se for estupro? e se o bebe trazer risco pra mamãe? acho um absurdo isso ter virado motivo pra candidato ganhar ou não votos, afinal pq eles não propõe dar esclarecimento, condições pra pessoas carentes ou não que chegam a esse ponto de prefirir abortar do que assumir essa nova vida.

    Beijos adorei o Blog.

    ResponderExcluir
  6. Sou a favor da vida, sou a favor da legalização do aborto!
    Para mim uma vida humana só é digna de assim ser considerada se for plena. Uma vida humana não pode ser castigo para ninguém e, na quase totalidade das vezes, castigo para a mulher.
    Como uma vida pode ser considerada humana quando um bebê não tem roupinhas para vestir, não tem pais equilibrados e não tem oportunidades?
    Ao contrário de você Carol, eu acho que aborto não é assunto de homem. Assunto de homem é o uso da camisinha é o cuidado com o próprio corpo é a responsabilidade com a concepção antes que ela aconteça. Depois disso, homem nenhum tem o direito de dispor sobre o corpo da mulher.
    É fato que a prevenção é o melhor caminho e a ignorância a mãe de muitos sofrimentos.

    ResponderExcluir
  7. Adorei esse post...
    Por isso meu voto no segundo turno é Nulo.Vou anular meu voto porque não quero fazer parte da morte de centenas de vidas inocentes.
    Como evangelica e temente a Deus eu tenho conciencia que esses dois candidatos não são bons para governar nosso pais.

    Bjoca

    Carla e Miguel

    ResponderExcluir
  8. Olá Carol,
    Realmente, a prevenção é sempre a melhor opção. E para os governantes tratar a raiz do problema seria também a melhor opção: investir mais em educação como vc observou. Mas infelizmente o que traz votos são as grandes obras, construções... e o resto fica p/ segundo plano. Uma pena!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. olá gostei muito do blog.
    eu sou totalmente contra o aborto e já sofri muito com a minha família porque metade nao apoiava a minha gravidez.
    criei um blog se quiserem ver e comentar tenho muito gosto.
    http://tatiana-aminhagravidez.blogspot.com/
    parabens pelo blog :)

    muito gosto,
    Tatiana

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!