A PRIMEIRA FESTINHA DE ANIVERSÁRIO

quarta-feira, outubro 13, 2010Chris Ferreira

Festinha de 1 ano, devo ou não fazer?

Desconheço a mãe que lá, bem no íntimo, não tenha o forte desejo de comemorar o primeiro ano de vida do seu amado bebe! Eu, particularmente, acho que motivos pra comemorar existem de sobra... Hoje em dia, existem opções tão lindas e tantos temas sugestivos que é inevitável não sonhar com decoração mais linda do momento e não deixar de convidar um amigo ou familiar sequer para compartilhar desse momento. E aproveite para escolher o tema agora, já que a maioria das crianças ainda não tem um personagem preferido! Com certeza nas próximas você não terá essa mesma liberdade...rs rs Sem dúvidas seu filho merece. Se você puder investir e tornar esse sonho real não perca tempo! Mas caso não possa, não sinta-se culpada pois nessa idade quem mais aproveita a festinha são os pais mesmo. Por ainda ser um bebe, o tamanho da festa não faz diferença ainda. Se nesta data especial você fizer só um bolinho em casa, apenas com os parentes mais próximos e registrar esse momento a recordação será muito válida!

Qual o melhor horário?
Com 1 aninho  de idade a maioria dos bebes não curtem muito uma multidão... Alguns estranham pessoas e lugares, outros se cansam facilmente e ele ainda não consegue se divertir com brincadeiras muito elaboradas. O ideal é que, independente do tamanho da comemoração, escolha um horário em que o bebe esteja bem alimentado e esteja descansado. Que tal logo depois da soneca do almoço??? As mamães não podem esquecer que bebes são movidos à rotina... Ele está acostumado com horários para se alimentar e para dormir e o ideal é que a festa se encaixe na rotininha dele para que tudo flua de forma mais tranquila. Ainda assim, não estranhe se você precisar tirar ele do agito por alguns minutos para que ele fique mais calminho longe do agito. Crianças são muito parecidas, então, a escolha do horário é importante também para as outras crianças que serão convidadas... pense no seu bebe e nos amiguinhos também...rs

Como divertir os convidados?

Se você optar por contratar um Buffet isso ficará por conta deles. Se preferir locar um espaço, poderá buscar aluguel de brinquedos de forma avulsa. Nesse caso, piscina de bolinhas, balão pula-pula e mesas de jogos são suficientes para as crianças maiores. Se vierem muitos bebes, os brinquedinhos do seu próprio filho serão suficientes. Se a festinha for em casa, mais simples ainda... Tente investir em jogos de tabuleiros para os maiores e nos mais simples para o menorzinhos. Em casa, o importante é reservar um local específico para as crianças e providenciar uma supervisão adulta... Legal também é você conversar com um parente ou amigo adolescente para que vista uma fantasia e faça brincadeiras de roda com todos, inclusive os adultos.

O que posso servir?
Aqui também vale a regrinha de "onde" será feito. O buffet providencia tudo e se for em casa você pode estar atenta à detalhes simples. Doces ajudam na decoração da mesa e TODOS costumam gostar muito! Mas tente não deixar muito ao alcance dos pequenos. A maioria dos pais  não gostam muito que os filhos abusem dos doces. Prefira um bolinho branco, com doce de leite e tenha à mão colherzinhas para repassar aos pais dos bebezinhos. Os garfinhos plásticos podem ser oferecidos apenas às crianças maiores. Sanduiches e mini pizza são salgados faceis de serem "mordidos" e mastigados por todos... Sei que é difícil, mas se puder, evite frituras... prefira salgadinhos assados... Parece chato? rs Você agora é mãe e diga se no fundo você não engole em seco ao pensar no seu bebezinho comendo uma coxinha frita! Justo você que é tão cuidadosa com a alimentação dele...rs rs Para beber, prefira oferecer suco de frutas aos pequenos e deixe os refrigerantes para os adultos...

Será que não esqueci de nada?

Procure lidar com imprevistos de forma tranquila, mas para evitar que aconteçam você pode lançar mão de uma agenda e anotar tudo que acha necessário lembrar. Tente iniciar seu projeto com antecedência, pesquisando buffets, preços, opções de espaço, locação de brinquedos, etc. Se a festinha for em casa, use toda sua criatividade na busca de tudo. Lembre-se de reservar um espaço para as mães com bebes amamentarem e um trocador confortável para crianças de todas as idades. Os pequenos que ainda não andam, precisarão de um espacinho para engatinhar e em segurança da correria das crianças maiores. Se desejar oferecer uma lembrancinha, pense em algo útil como copinhos ou pratinhos de alimentação.  O convite poderá ser feito por você mesma! Na internet você vai encontrar muitas opções de temas e não é necessário ser um expert em informática para faze-lo... Basta ser criativo e ter boa vontade. Escolha um voluntário para fotografar tudo e relaxe... Tente aproveitar esse momento e respeite o comportamento do seu bebe...

Seja qual for a sua escolha, desejo que sua festa seja um sucesso ok!

Se mais alguém quiser acrescentar algo para ajudar as mamães na decisão, sintam-se a vontade! E mais... Conte aqui como foi a festinha do seu pimpolho ou pimpolha registrando sua opinião sobre o tema!

Um beijo enorme!

PS: Eu fiz festinha para o Pietro de 1 aninho e ele aproveitou muuuuuuito! Eu, mamãe Alê, acho que vale muito a pena.


Alê
http://www.sermaequeviagem.blogspot.com/

VEJA MAIS POSTAGENS

8 comentários

  1. Minha filha está com 2 meses e dia desses minha sogra veio me perguntar sobre a festa, pq ela vai dar as lembrancinhas e precisa começar a fazer.
    Mal passei o trauma do Chá de Bebe e já vem por ai.

    Legal o post.
    Bj
    Helena

    ResponderExcluir
  2. eu fiz a festa de 1 aninho do davi, e foi maraaaaaaa, todos estavam esperando q ele fosse chorar o tempo todo, mas deu um show, sorriu o tempo todoooooooo, bateu palminhas foi lindooooo

    nao me arrependo d ter feito

    bjussssssss

    ResponderExcluir
  3. A princípio eu não vou fazer nada, faremos uma viagem em família, mas confesso que o teu post me balançou um pouquinho, será que mudo de idéia até lá? :)
    beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Alê,
    Realmente quem mais aproveita a festinha são os pais e as outras crianças mais velhas. Na festinha do Daniel ele, mesmo já sendo acostumado com muita gente, estranhou e chorou muito, depois dormiu e só acordou na hora dos parabens...rs Mesmo assim valeu muito!
    E o que eu faria de diferente:
    -começar a organizar tudo com antecedência de pelo menos 4 meses.( deixei para ver tudo faltando 2 meses e foi uma correria... stress,ansiedade...ufa!)
    -fazer a festinha a tarde.(marcamos a festinha do Daniel p/ o finalzinho da tarde e as pessoas ainda chegaram atrasadas...)
    -Contratar um fotógrafo.
    Gostei muito do post!
    bjs, Lauri

    ResponderExcluir
  5. Fiz e não me arrependo, Bruno curtiu muitooooo, não deu trabalho e ficou como ele gosta.. de colo em colo, todo soltinho no chão e nos brinquedos.
    Fiz questão de escolher uma casa de festa que tivesse brinquedos e espaço p/ a idade dele.
    Para cortar os gastos, pedi para a galera da família fotografar tudo e todos com a própria máquina... as fotos não ficaram de profissional, mas tenho todos os detalhes registrado. Detalhe, tenho mais fotos do que se tivesse contratado fotógrafo.
    Claro que não estou desmerecendo o trabalho dos fotógrafos, o resultado fica infinitamente melhor.
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Eu também fiz a festinha de 1 ano do meu filhote e não me arrependo. Confesso que na altura fiquei na dúvida se só fazia um bolinho em casa. Mas ainda bem que decidi fazer algo mais especial. Meu filhote adorou e parecia entender que tudo aquilo era para ele. Divertiu-se imenso e nem conseguia dormir. Só no fim da festa ! Foi ótimo ! E o meu conselho é esse: quem pode, comemore em grande ! Vale muito a pena !

    ResponderExcluir
  7. Menina, estou programando a festinha do meu pimpolho que por acaso é no próximo dia 23!!!
    Estamos felizes e famos fazer uma big festa!!
    Bjs, Genis.

    ResponderExcluir
  8. Oi Alê!
    Parabéns pelo post querida.
    Fiz festinha pra minha filha de 1 aninho e depois os outros aniversários e foram todos ótimos. Fui aprendendo a gastar cada vez menos e fazer uma festinha bem legal.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!