Dani Garcia

Filho unico é mais feliz

sexta-feira, novembro 19, 2010O mundo da Dani

É o que mostra um estudo sobre vida familiar, realizado com 100 mil pessoas, na Grã-Bretanha. Uma das razões seria porque a criança não tem de lutar pela atenção dos pais.
Foi-se o tempo em que ser filho único era sinônimo de ser mimado. O mito nasceu em 1896 com o livro “Of Peculiar and Exceptional Children, do psicólogo americano Granville Stanley Hall e influenciou pesquisadores durante décadas. Nele, o especialista descrevia os filhos únicos como pouco sociáveis e superprotegidos.

Recentemente, no entanto, novos trabalhos surgiram mostrando que não existem diferenças significativas no desenvolvimento emocional dos filhos criados sozinhos daqueles educados com irmãos. E mais: um estudo feito pela Universidade de Essex, na Grã-Bretanha, com mais de 100 mil pessoas em 40 mil lares, revelou que filhos únicos são mais felizes do que aqueles que têm irmãos.

Segundo a coordenadora da pesquisa Mas Gundi Knies, as principais razões para chegar a esse resultado é que o filho único não precisa lutar pela atenção dos pais, não sofre bullying dos irmãos mais velhos, nem recebe apelidos maldosos. Além disso, tem todo o investimento dos pais, ou seja, sobra mais dinheiro para se investir na educação da criança.

Se o problema era aprender a dividir, é preciso levar em conta que a realidade mudou. Há 20 anos, a maioria das mães não trabalhava e conseguia acompanhar os filhos o tempo todo. Nesse caso, um filho único teria toda a atenção para si. “Atualmente, é cada vez maior o número de mães que trabalham e a criança tem que aprender a dividir a atenção dos pais com outras prioridades”, diz Rita Calegari, psicóloga infantil do Hospital São Camilo (SP) e colunista da CRESCER.

Outra mudança está na idade em que as crianças entram na escola. Se antes elas começam a estudar aos 6 anos; hoje, é comum irem para o berçário com 1 ano apenas. E essa é uma nova chance de conviver com outras crianças, fazer amigos e, de novo, aprender a compartilhar.

“Os filhos únicos ainda saem ganhando porque aprendem a ficar sozinhos e esse momento é importantíssimo para pensar, imaginar e formar a própria identidade”, completa Rita. O mais importante, com ou sem irmãos, é que a família seja unida. Isso, sim, é garantia de felicidade!
Materia retirada da revista crescer

Ufaaaaaaaaa confesso que fico ate um pouco mais aliviada com essa pesquisa, pois provavelmente Davi sera filho único...
Gente, qual mãe não se questiona sobre isso? e o medo de mimar de mais um filho? e o medo que ele não saiba se socializar? que ele não saiba dividir? quantos medos heim...afff
Mas hoje em dia cada vez mais filhos unicos são gerados, pois a sociedade e o capital das familias não permitem mais filhos.

Se voce parar para pensar racionalmente, como pagar escola? cursos de linguas? natação? esportes? e ainda a faculdade para mais d 1 filho?
affffffffffff

gente sera que realmente vamos ter uma geração de filhos unicos? isso não fará com que as familias diminuam?
Vamos nos tornar mais sozinhos, ou mais fortes ?

Ainda me questiono muito sera q um irmão não fara falta pro davi? pra brincar? dividir? mas e as brigas? vou dar atenção igualmente aos dois? os dois terão as mesmas condições para estudar, se formar, enfim....

Bom gurias, um grandeeeeeeeeeee beijo
Ahhh perdoem minha ausencia sexta passada, Davi estava dodói, ainda esta com tosse, mas ja esta bem melhor....

http://omundodadanigarcia.blogspot.com/

http://recriandocomdani.blogspot.com/

VEJA MAIS POSTAGENS

17 comentários

  1. Também me pergunto esse monte de coisas. Mas uma coisa eu sei, senti e sinto muuuuita falta do meu marido nesse periodo da 1ª filha! Falta que digo de ajuda mesmo! ele não levantava de madrugada pra me ajudar pq tinha que trabalhar no dia seguinte, não tirava agua da banheira enqnt eu estava com os pontos que dirá sem eles, e varias outras coisas, então eu penso, se for para ser assim, 'sozinha' eu não quero ter outro filho! Eu me sentia e sinto 'mãe solteira' estando casada! :s

    Adorei o post! Nos faz refletir!
    Qnt a sua ausencia 6ª passada, foi por bom motivo, melhoras para o seu filhote!!

    ResponderExcluir
  2. Que massa essa matéria... Minha filha está apenas com 6 meses, eu sei que ainda é muito cedo para eu decidir, mas por enquanto eu penso que ela será filha única tbm. Tô muito realizada como mãe e por condições financeiras, eu penso muito nesta questão. Cresci com mais 3 irmãs e vi o qto meus pais se eforçaram pra dar estudo e outras coisas de qualidade a todas por igual, alhumas vezes conseguiram outras vezes não. Mas tenho certeza que fizeram o maximo ue podiam.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Amiga,
    Estou na briga comigo mesma até hj. Ter ou não ter outro filho. Aqui somos em 7 amigas que tivemos nossos bebes em 2009! Moramos todas na mesma cidade, e nenhuma mais quer ter filhos, o motivo? falta de ajuda dos papais! Isso mesmo! Nenhum deles nos ajuda em quase nada! Frustante!
    Beijos no coração.
    Madri

    ResponderExcluir
  4. Com toda certeza do mundo terei meu segundo filho logo logo... os planos são para 2012 mas está nas mãos do Senhor, quando ele decidir, esta feito...
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Flor... já decidimos aki que Saulinho será filho unico.... as vezes me pego pensando como será o amanhã... não me preocupo em mima-lo, em aprender a dividir, pois tenho várias tarefas e ele já vai a escola e até o momento consegue compartilhar mto bem seus brinquedos e guloseimas com as outras crianças.... porem e na fase adulta?? qdo precisar de um amigo?? isso me leva a mta reflexão... mas ao msm tempo a vontade de dedicar amor integral a ele e de conseguir oferecer tudo pro seu desenvolvimento me impedem de querer outro bb.... e tento imagina-lo rodeado de amigos de verdade.... aqueles que são considerados amigos-irmão.... bjsss

    ResponderExcluir
  6. Confesso que fiquei um pouco aliviada também...
    Quero muito ter outros filhos, mas como não sou casada sempre penso na possibilidade de que GG acabe sendo filha unica.
    Mas o que me preocupa na verdade é o futuro dela, visto que a familia dela se resumirá a eu e ela.
    Sem irmãos, sem sobrinhos, seus filhos não terão primos... enfim. Sou de uma familia grande e não me imagino sem essa muvuca toda.
    Mas, só o tempo dirá...
    Bjokas
    Naiara
    http://littlelittlediva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. genteeeeeeeeeeeeeeee preparem-se o meu proximo post sera dobre os papais, simmmmmmmmmm a falta de ajuda dos papais... me aguardem rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. UfA! Que alívio saber disso! Tenho filho único e está decidido que será assim, mas não o quero mimado, nariz empinado.. essas coisas todas que falam por aí sobre os filhos únicos. Mas sinceramente, eu era infeliz sim, quando criança, pois minha mãe com 8 filhos não tinha tempo para todos. Cresci entre 2 meninos agindo feito eles e carente demais.Também, minha irmã teve filho único e adotou uma menina quando ele já tinha 19 anos, ele é muito amado, carinhoso, gentil, humilde, decido e feliz. Por isso, acho que só precisamos dosar e ter consciência que filho único assim como os que não são, precisam de limites, isso é amar. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Dani que post maravilhoso! Tbm estou aliviada, pois, já está decidido por aqui que Gabi será filha única! Com certeza a qualidade de vida que posso dar p/ 1 filho é melhor do que se tivesse mais. Isso no meu caso, depende mto da questão financeira de cd um né!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Dani, nós mamães, temos as mesmas preocupações...
    Sabe, que às vezes fico triste, pois vejo algumas amigas dizendo assim: "Genis, vc faz isso pq é o primeiro filho, vc faz aquilo pq é o primeiro filho e blablaba.... vai ver qdo tiver o segundo" Daí, eu questiono: "Qdo temos o segundo filho o tratamento é diferente? O amor, o carinho são menores, as descobertas não são mais novidades?
    Como sou filha caçula de 6, vejo sim que o tratamento é diferente.
    Não quero isso pro José Marcos. Fico confusa...
    Se vou ser mãe de 2 ou 3 e não vou vibrar igualmente com cada filho, é melhor que eu fique só com um...
    Me entende???
    Bjs, Genis.

    ResponderExcluir
  11. Acho que essa pesquisa foi feita por uma mãe de um filho só...
    Sempre queremos provar que as nossas escolhas e possibilidades são as melhores.
    Eu, como mãe de 3, tenho certeza que eles são mais felizes que qq filho único.
    Pontos de vistas nada imparciais...
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Sou uma blogueira novata e ando fuçando...Achei bem interessante a matéria e de fato há coisas que são verdades. Hoje as criánças vão para a escola cedo mesmo, as mães também trabalham fora... Mas, eu que sou a quinta filha de uma grande família penso que meu filhote precisa de um irmão não para dividir ou socializar, mas para saber o que é ter um irmão. Saber amar um irmão, crescer com alguém junto. Para brigar, brincar, aprender, sofrer, rir...
    Pensava em ter uma família grande (com 4 ou 3 filhos) e acho que posso parar no segundo, mas definitivamente acho que não ter um irmão é perder um sentimento lindo...
    Cada um tem sua opinião né?

    ResponderExcluir
  14. Nunca pensei em ter filho único (quer dizer, pensei sim quando vivi a tenebrosa primeira semana..rsrs) mas depois de ouvir o relato de uma amiga,filha única,chorando porque perdeu a mãe e porque não tinha nenhum irmão com quem partilhar sua tristeza,seus medos, me deu ainda mais a certeza que terei outro filho sim.
    Lógico que tendo um filho só é muito mais fácil dar educação de qualidade e etc, mas meus pais tiveram 3 filhas, todas estudaram em colégio público, nunca tiveram dinheiro para pagar minha escola, faculdade ou cursinhos, e mesmo assim fiz minha faculdade e hoje minha irmã passou para a faculdade pública.Enfim, acho que se fosse filha única eu iria exigir muito mais coisas do meus pais só por ser filha única e achar que eles teriam que me dar tudo...
    cada um tem sua opinião,não discrimino quem decide ter um filho só, pois cada um sabe onde o calo aperta...rsrs
    mas eu não me vejo com um filho só, e se não tiver os meus irei adotar, amo criança, e meu bebe tem só 7 meses e estou louca para engravidar novamente...rsrs

    bjos amei a matéria

    ResponderExcluir
  15. Confesso que ao ler essa matéria meu coração ficou mais tranquilo. Meu filho tem um ano e três meses. E até pouco tempo atrás eu queria um segundo filho. Porém, sempre soubemos que o segundo só poderia ser planejado daqui uns 5 anos, quando estivéssemos mais estruturados, mais seguros financeiramente. Isso pelo bem do Leonardo, de nós e também dele. Contudo, sempre fico pensando nessa questão, sobre o que seria melhor para o Léo. Eu tive um irmão e pra mim isso foi maravilhoso. Sempre nos demos muito bem e nos amamos, apesar das pequenas - e até grandes - discussões. Porém, não sei se isso foi o melhor pro meu irmão, que sempre viveu comparações comigo ou acabou sendo a tentativa de acerto dos erros que meus pais cometeram comigo. Sempre nos apoiamos e sempre estávamos juntos, ajudando um ao outro nos problemas que tínhamos na vida, com nossos pais ou quando o problema era entre os nossos pais. Já com meu marido e sua irmã não foi assim. Nunca se apoiaram, nunca foram amigos. Sempre em pé de guerra. Sempre uma disputa por atenção e muitos problemas em razão disso. Acho que vai muito da estrutura da família. Estrutura emocional, espiritual e por último financeira. Acho que depende muito de como os pais conduzem os irmãos. Enfim, a única certeza que temos é que não queremos agora. Estamos decididos a esperar até a segurança financeira chegar.Então pensaremos no melhor para o Léo e para o futuro baby também. Mas saber que o Leonardo será mais feliz me deixa mais tranquila principalmente se isso se perpetuar pro resto da vida. Beijos!

    ResponderExcluir
  16. oi minha primeira vez no blog, ja li um monte de post mais esse me chamou mais atenção, como assim filho unico e mais feliz, pode ser mimado mais feliz ñ, duvido, eu tenho 3 irmãos amo todos eles,e ñ me imagino sozinha sem eles, gente pai e mae ñ é pra sempre minha mae e viuva, meu avô e falecido e minha avó tbm ela era filha unica e posso garantir q ela ñ e nda feliz, eu ja sou mae e pensava em ficar so com um, mais mudei de ideia depois q vi minha mae tão sozinha, o dia q ela faltar vou ter pelo menos meus irmãos pra me confortarem, marido e familia de marido nunca sera a mesma coisa q um irmão de sangue.

    ResponderExcluir
  17. Olá... tbm é a minha primeira vez no blog... achei a matéria muito interessante, pois tenho só um filho até então, mas tenho pensado muito na questão de ter ou não mais um. Penso que tudo é muito relativo... o meu filho é uma criança muito sociável e solidária, apesar de não ter irmãos, o que me preocupa vai além disso... me preocupo com a família como um todo, com a falta da experiência vivida entre irmãos e com o fato de no futuro me arrepender de não ter tido mais um filho, mas por outro lado... tbm me preocupo em não conseguir dar o melhor se tivermos mais um filho...e essa tbm é a preocupação do meu marido, que por sua vez, não quer nem pensar na idéia... estou vivendo um dilema... estou realmente sem saber o que fazer e preocupada com a situação... se alguém puder me ajudar, ficarei muito grata...
    Obrigada.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!