Dani Garcia

Dicas para enfrentar o fim do ano sem ansiedade

sexta-feira, dezembro 17, 2010O mundo da Dani

Oiiiiiiiiiiii gente
Cade o mes de dezembro???????? ta voando.....affff

Esse post é totalmente voltado para mim....rsrsrsrrs

Um pouco impossivel esse título né?... mas vamos la...

Todo o final de ano não muda é sempre a mesma correria, parece que queremos fazer tudo dos onze meses em Dezembro. Isso ocorre com os homens e mulheres. As mulheres ficam mais ansiosas, cerca de 80% que os homens.
Todo mês de dezembro é a mesma coisa. Além das obrigações cotidianas, ficamos sobrecarregados com a maratona para a compra dos presentes, as festas de encerramento, os preparativos para a viagem de Réveillon. Isso faz com que aquela sensação de ansiedade, que já nos aflige nos outros meses do ano, se agrave ainda mais, nesse período.

"Como se não bastassem o dia a dia agitado e a falta de tempo para o lazer, a aproximação do fim do ano nos leva a realizar um balanço de tudo o que conquistamos, uma espécie de auto-avaliação da vida pessoal, social, profissional e afetiva. Esse pode ser mais um fator gerador de ansiedade, se descobrirmos que ainda há muito por fazer pela nossa realização", disse a psicóloga Lílian Lerner Castro, do Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo e presidente do comitê científico da Aporta (Associação dos Portadores de Transtorno de Ansiedade).

Com tantas exigências, buscar a serenidade pode ser uma missão difícil. Porém, vale a pena perseguir essa meta. Afinal, quando a ansiedade se torna crônica, prolongada, outros problemas de saúde podem aparecer em decorrência dessa descompensação.
"Não vivemos sem uma certa dose de ansiedade. É graças ao desconforto que ela gera em nós que saímos da inércia e partimos para a ação.

Porém, ela passa dos limites quando sua intensidade ou seu tempo de duração são muito grandes, provocando, inclusive, sintomas físicos, como taquicardia, tremor das mãos, suor frio", afirmou a especialista.
O desequilíbrio fisiológico que caracteriza os transtornos ansiosos também pode levar a alterações na pressão arterial, desarranjos no sistema digestivo, problemas de coluna, entre outros.
Então, se a idéia é passar bem longe de todas essas complicações, algumas mudanças de comportamento podem fazer toda a diferença.


Confira 10 dicas para diminuir a ansiedade nesse período:
01) Em vez de se culpar pelo que não realizou no ano que está terminando, estabeleça metas a curto e longo prazo para a nova etapa da sua vida.
"Escreva tudo o que quer conquistar e os recursos que precisará movimentar para fazer acontecer aquilo que deseja. Faça um planejamento para o ano que vem, com calma. Essa pode ser uma excelente estratégia para baixar a ansiedade", disse a psicóloga.

02) Programe as compras de fim de ano com o máximo de antecedência possível. Quanto mais perto do Natal, mais tempo perderá no trânsito ou mesmo no interior das lojas, pois o movimento vai aumentando gradualmente.

03)
Pense no que vai comprar para cada pessoa antes de sair de casa. Assim, você vai direto às lojas que vendem os artigos de que precisa.

04) Outra dica é fazer listas, para não correr o risco de esquecer ninguém e ter de enfrentar nova maratona no shopping ou nas lojas de rua.

05)
Adote práticas de relaxamento, como a meditação e a ioga. Uma simples respiração profunda, feita de modo bastante lento, pode ajudar a controlar a ansiedade num momento de forte tensão.

06) Não adote as exigências externas como um padrão. "Vivemos num mundo em que as possibilidades de escolha são muitas, assim como as exigências. Porém, é preciso reavaliar, ter em conta o que nós esperamos de nós mesmos e não apenas as cobranças dos outros em relação ao nosso desempenho", afirmou Castro.

Também é importante respeitar seus limites. Se a família anda cobrando mais atenção do que você pode dar, por exemplo, tenha uma conversa sincera com eles e exponha suas condições, sem culpa nem vergonha.
Negociar prazos no trabalho também é uma medida inteligente para evitar a sobrecarga geradora de ansiedade. Permita-se ser mais flexível com as demandas que vêm de fora, aceitando que jamais conseguirá dar conta de tudo, ao mesmo tempo.

07)
Reavalie os problemas e obstáculos antes de se desesperar por causa deles. "Na maioria das vezes, a pessoa ansiosa vê as dificuldades de um tamanho maior do que elas realmente são. Então, a saída é tentar raciocinar de forma realista, evitando aquele péssimo hábito de sofrer por antecedência", disse a psicóloga.

08) Aprenda a lidar com as frustrações. Na prática, é o mesmo que transformar o que precisa ser modificado e simplesmente aceitar o que não pode ser mudado. "É necessário avaliar bem as situações que a vida nos apresenta. Em alguns momentos, não vale a pena lutar e sofrer por algo que foge à nossa responsabilidade ou às nossas capacidades. Nesse caso, o melhor a fazer é tentar se adaptar à realidade como ela é, para evitar o aparecimento de uma ansiedade completamente desnecessária", afirmou a especialista.

09)
Concentre-se no presente. Estabeleça prioridades e dedique-se a uma atividade de cada vez.

10)Faça o possível para dormir bem, se alimentar de maneira equilibrada e manter uma rotina de exercícios. Tudo isso vai garantir energia extra para as inúmeras atividades de que precisará dar conta neste período turbulento.
Bom gurias vamos manter a sanidade...rsrsr
E fazer tudo com a maior calma possivel....

Esse ano não dei uma de Brasileira e ja organizei praticamente tudo....
* ja comprei todos os presentes, fiz listinha e tudo
* ja comprei as roupas para nós tres passarmos o natal e fim de ano
* o natal vou passar na minha cidade, então ja planejei alguns roteiros e o que levar
* o 31 vamos passar aqui em casa, sera meu primeiro reveillon na minha casa, alguns familiares virão, ja comprei os balões que quero enfeitar a casa, comprei os guarda chivinha (rsrsr) para drinks ( nem eu nem o marido bebemos) na verdade sera coquetel de morango...hummmmmmmm delicia. Ainda to organizando as comidas... pois não gosto de comer porco...ecaaaaaaaaa

E assim vamos passando os dias... tentando manter a calma e a organização....

beijosssssssssssssssssssssssssssssss
na proxima sexta ja é dia 24..... aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

talvez eu precise postar antes, mas nessa semana vejo isso

VEJA MAIS POSTAGENS

2 comentários

  1. Oi Dani!
    É verdade, o mês de dezembro já passou da metade, sábado que vem é natal!!!!
    Cada vez mais o tempo voa.
    Ótimas dicas amiga, a correria gera muita ansiedade.
    Aqui tá tudo bem tranquilo...rsrs...nada de muitas compras.
    Beijinhos e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Oi, linda!
    Olha, sinceramente, pra mim o ano não passou rápido e eu acho até que nunca acaba!!!!
    Bjks.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!