Exemplo Para pensar

A força do exemplo

segunda-feira, janeiro 24, 2011Cida Kuntze


"
Fonte da Imagem: Blog da Gil

"Os filhos são imitadores naturais - eles agem como seus pais, mesmo sem o esforço destes em ensinar-lhes boas maneiras."autor desconhecido


"Eu vos dei o exemplo, para que façais o que eu fiz." João 13:15


Não faz muito tempo que assisti uma reportagem sobre o  TOC - transtorno obsessivo-compulsivo , nela mostrava a história de uma jovem mãe, que toda hora sentia a necessidade de lavar as mãos, pois achava que estavam sujas. Ela repetia tanto, que suas mãos chegavam a sangrar, de tanto que ela as esfregava debaixo da torneira de água quente.
Ela tinha um filhinho, ele estava com 1 ano e meio de idade e ela nunca havia deixado o menino se sujar na terra, ou pegar algo que não estivesse muito esterelizado.
Certo dia ela percebeu que seu filho brincava sentado na sala, de lavar as mãos. Ele ficava esfregando as mãozinhas sem parar e isso a apavorou. Resolveu buscar ajuda, pois só então reconheceu que estava doente e precisava de tratamento. 
Um ano após o início do tratamento, a mesma reportagem foi visitá-la e ela tinha feito grandes progressos. Uma das coisas que eu não esqueço foi o que ela disse: "Quando vi o mal que eu estava causando no meu filho, pois eu não queria que ele tivesse o mesmo comportamento que o meu, resolvi buscar ajuda. Não quero ser um mau exemplo pra ele, mas quero ser saudável e equilibrada, pra ele também o ser e ter um dia orgulho de mim como mãe."

Quando eu olho pra trás, vejo quantas coisas eu e meus irmãos herdamos dos nossos pais e quantos bons exemplos nos deram, pois eram trabalhadores, honestos, gostavam de receber bem as pessoas em casa. Eram amigos dos filhos, conversavam conosco, eram carinhosos no falar. Minha mãe sempre com muita fé em Deus, sempre orando por nós, nos mostrando que Deus era a pessoa mais importante na nossa vida, enfim... tivemos ótimos exemplos e temos recordações maravilhosas deles.

Mas é claro, eles também tiveram problemas, não eram perfeitos. Lembro de algumas atitudes deles que eu não gostava e sempre pensava que se um dia eu casasse e tivesse filhos, faria diferente.
Porém às vezes me pego agindo errado também com meu esposo e com a minha filha. Mas graças a Deus que quando percebo o meu erro, procuro mudar, pois apezar disso ser difícl, não é impossível.

Eu sou contra certos ditados, como o ditado da Gabriela. Conhecem? "Eu nasci assim, vou morrer assim." ...rsrsrs. Pra que continuar errando se temos a chance de mudar? de acertar? de sermos mais felizes com atitudes melhores junto aos nossos filhos e conjugê?

Tem muita coisa que eu preciso melhorar, para que a minha filha tenha em mim um ótimo exemplo, como tenho...mas tenho colocado minha vida diante de Deus e pedido sabedoria, para que ela absorva as coisas boas que eu faço e falo, pra que um dia, assim como acontece com relação aos meus pais, que ela lembre só das coisas boas e da parte ruim, não siga o exemplo, antes deseje ser diferente. 
.
Queridas e queridos, temos olhinhos nos observando 24 horas no dia. Sejamos para eles bons exemplos, como JESUS foi para nós.

"As crianças necessitam muito mais de exemplos que de críticas." Joseph Joubert.

Um grande abraço a todos e uma semana de muita paz.
Lembrando que a paz não é a ausência de problemas, mas a tranquilidade no meio deles.

Carinhosamente...Cida do *Compartilhando...

Obs: Um amigo, Rodrigo do blog: O Vento Sopra a Direção, me enviou esse vídeo. Achei interessante anexar a essa postagem. É bem curtinho e tem haver com esse post.

VEJA MAIS POSTAGENS

19 comentários

  1. Oi Cida... tb vi essa reportagem e concordo plenamente que nossos filhos nos copiam e nos imitam.... por isso devemos nos policiar a todo momento para sermos bons exemplos... obrigada pelo comentario carinhoso e quero muito saber das "novidades" rsrs e se eu puder ajudar em qql coisa, estou a sua disposição.... bjs e uma semana abençoada

    ResponderExcluir
  2. é verdade pura, agora se a mãe dar bons exemplos os filhos eles serão você amanhã nos atos e ações parabéns pelo texto

    ResponderExcluir
  3. Sempre penso nesse assunto, em dar bons exemplos e nao repetir os errors dos meus pais, mas as vezes faco coisas erradas e fico com a consiencia pesada. Enfim tendo o melhor.
    Adorei o post.
    bj

    ResponderExcluir
  4. Cida, isso tudo é verdade. tenho tomado muito cuidado com isso, pois minha pequena é muuuuito observadora. Tbm quero que ela veja em mim um bom exemplo.

    Adorei o texto.
    Uma semana de Paz pra ti tbm!
    Bjks e VOLTO SEMPRE ;)

    ResponderExcluir
  5. Amiga, muito pertinente este post e o assunto... temos mesmo que nos policiar pois os pequenos nos imitam mesmo... vejo isso no meu filhote de um ano e meio... e claro que podemos melhorar sempre... não nascemos perfeitos, não somos perfeitos... e acho que a vida , Deus, estão sempre nos dando lições diárias para que possamos aprender e melhorarmos como pessoas...
    Um grande abraço e uma ótima semana pra vc !

    ResponderExcluir
  6. Sejamos então, o exemplo de Cristo. Paz!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cida! É a pura verdade. Apesar de, muitas vezes, reclamarmos de nossos pais, nos pegamos fazendo coisas como eles...rsrs...Eu sou muito responsável ( até demais, mas tenho trabalhado na terapia). Se não cumpro algo, me vejo ficando mal. Já fui pior, mas como faço terapia há alguns anos, melhorei um pouco. Parte disso se deve ao exemplo da minha mãe. Ela sempre foi muito responsável ( caxias nos horários, nas contas, enfim) e sempre enfatizou claramente que deveríamos seguir isso. Dava exemplo e cobrava muito também. Também sou muito estudiosa e me vejo seguindo o modelo do meu pai ( mesmo ele tendo falecido quando eu tinha 4 anos, ficou na cultura familiar o valor dos estudos). Nos meus agradecimentos no mestrado, fiz menção ao exemplo dele com relação aos estudos, pois minha mãe sempre comentava com a gente sobre como ele valorizava os estudos. E pediu, antes de falecer, que ela fizesse de tudo para estudarmos.
    Há certos comportamentos adquiridos, mas também há a personalidade de cada um, daí que entra o livre arbítrio, acredito. Cada um reage de um jeito. Mas o exemplo, parece-me, prevalece...Não sei ao certo. Um bom estudo para a área de psicologia social. Uma longa discussão...
    Mais uma vez você me "alimentou" com suas sábias palavras, Cida! Obrigada!
    Beijinhos,
    Alexsandra!

    ResponderExcluir
  8. Cida obrigada!
    Vc sempre enriquece nossas segundas.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Verdade Cida, muitas vezes a gente ensina uma coisa e faz outra...
    Um exemplo vale muito mais!
    BJos

    ResponderExcluir
  10. Lindo texto, tudo a ver com a imagem....bjks...GIL....boa semana a vc

    ResponderExcluir
  11. Que imagem enternecedora:)

    Lembra-me a conversa da minha mais nova há dias. Dizia-me ela que queria ser polícia. Às tantas, decidiu que não, queria antes ser mãe! Mas hoje dizia que queria ser bibliotecária...

    Visita o meu blog:

    http://srevoredo.blogspot.com
    (EM DEFESA DO SUPERIOR INTERESSE DA CRIANÇA)

    ResponderExcluir
  12. É verdade, Cida, muitas vezes também me "pego" sendo autoritária com meu esposo ou com meus filhos e reconheço de onde herdei esse comportamento. Nada, nesses momentos, como buscar o modelo de Jesus.
    Identifiquei-me bastante com sua postagem. Obrigada.
    Celina

    ResponderExcluir
  13. Amiga,
    muito lindo...filhos nos imitam mesmos,somos exemplos.E eu quero ser um exemplo "BOM" para eles.Com certeza tambem tenho muito que melhorar...
    bj

    ResponderExcluir
  14. Oi amiga, como sempre enriquecendo as nossas vidas.

    Sempre pensei assim também, e desejo com todo o meu coração ser um exemplo de pessoa para os meus filhos e que através da nossa vida eles conheçam ainda mais ao Jesus.

    Amei o Post amiga.

    Pra. Thaís Itaborahy

    ResponderExcluir
  15. O exemplo é a melhor lição que os pais podem passar aos filhos, mesmo de modo involuntário. Lembro-me de cada detalhe da casa dos meus pais e procuro adaptar a minha ao que me ensinaram dessa forma. Igualmente, a honestidade do meu pai e diplomacia da minha mãe acompanharam-me sempre, não porque eles me dissessem isso, mas porque eu os vi serem assim. Felizmente essa mãe percebeu que não estava sendo o melhor ideal para o filho e procurou ajuda.
    O exemplo da Gabriela foi bem colocado; podemos mudar se quisermos, Deus nos concede a força, é só pedirmos e confiarmos Nele.
    Beijocas
    Adri

    ResponderExcluir
  16. Cida!
    Gosto muito dos seus textos. Pena que muitos pais nao percebem que muitos atos que eles buscam corrigir nos filhos, precisam primeiramente ser corrigidos deles próprios.
    Que cada um de nós estejamos dispostos a mudar para melhor com a ajuda de Deus.

    ResponderExcluir
  17. Muito legal o blog de vcs! Adorei e já estou seguindo!
    Quando puderem, dêem uma passadinha no meu blog que está rolando um sorteio bem bacana de Páscoa!
    Um beijo,
    Cris
    www.crisroling.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Cida, querida...que texto lindo! Como escreves bem!
    Achei a lição de hoje muito válida. Nós, mamães, temos que estar sempre atentas com o exemplo que estamos dando aos nossos filhos. Não adianta nada ensinarmos algo que não praticamos. Eles aprendem pelo que vêem, e não pelo que ouvem.
    E confesso que antigamente eu me lamentava por ter alguns defeitos que puxei dos meus pais, mas hoje em dia tenho vergonha de culpar os outros pelos meus erros. Nós temos a capacidade de mudar, então tudo depende de nós! E vejo que sou uma mãe cheia de erros, não adianta culpar a minha pelos seus defeitos...não são maiores que os meus!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!