Cida Para pensar

Nem sempre uma casa é um lar

segunda-feira, janeiro 10, 2011Cida Kuntze

Fonte da imagem: Google


"Uma casa é feita de paredes e vigas; um lar é feito de amor e sonhos."
Desconheço o autor


Quando eu era adolescente, nos finais de semana a tarde, quando não tinha movimento, eu gostava de passear a pé junto com uma amiga pelas ruas de um bairro  mais ao centro da cidade. Passávamos por casas bonitas que tinham lindos jardins e ficávamos imaginando como seria morar naquela casa e como seriam as pessoas que moravam ali. Parece uma coisa tão boba isso, mas era um passatempo que gostávamos de fazer às vezes. Até hoje somos amigas e quando lembramos desses passeios rimos muito.

Mas o que me levou mesmo a escrever esse post e lembrar desse episódio dos passeios para observar as casas, é a experiência de uma outra querida amiga.

Ela nunca soube o que é ter um lar feliz, morou apenas em casas, mas nunca num verdadeiro lar.
Lembra de como seu pai era rígido e distante, mal conversava com os filhos e apezar de não deixar faltar nada material, não dava o amor que lhes era necessário. A mãe era diferente, mas quando ela era adolescente a mãe faleceu e então a única ligação com o carinho e amor desapareceu, dando lugar a um imenso vazio. 

Ela e os 2 irmãos tiveram que se virar e assim que deu cada um foi pra um lado. Os três casaram-se cedo e nenhum conseguiu ser bem sucedido em seus relacionamentos. Ela casou com um jovem que pouco tempo depois entregava-se à bebida e até a lei Maria da Penha entrar em vigor, ela sempre era agredida por ele. Ia na polícia mas pouco podiam fazer por ela.

Teve uma única filha que cresceu em meio a violência e frieza familiar. Depois que essa lei entrou em vigor ele parou de agredi-la fisicamente, mas continuou humilhando-a, até que ela conseguiu se separar depois de muito sofrer. Antes nem se separar era possível, ela tinha medo dele, mas um dia isso acabou.

Agora ela mora sozinha com a filha, mas as marcas de tanto sofrimento são grandes. A filha tornou-se uma moça revoltada, a agride muitas vezes com palavras, porém ela tem pedido sabedoria pro Senhor, para saber como agir. Esse é o meu consolo, que ela tem se apegado muito a Deus. Ela tem fases difíceis, a fé muitas vezes lhe falta, o desânimo se instala, mas o Senhor tem a amado e demonstrado o Seu cuidado por ela em detalhes importantes que a animam e a  fazem continuar crendo que um dia a sua casa, que agora ela já considera um lar, vai ser verdadeiramente feliz.
Ela tem orado pela filha e buscado em Deus sabedoria para agir com paciência e amor e isso tem feito a diferença.

Assim como essa história tem em muitas ruas uma, ou várias casas, que não são lares, mas apenas um lugar onde as pessoas entram pra suprir as suas necessidades físicas, mas que não suprem suas necessidades emocionais, do coração. Não importa se é uma casa linda, cheia de luxo, ou uma casa simples, o que vai fazer a diferença são as pessoas que moram dentro dela e não o seu aspecto físico.

Queridas e queridos, o que devemos buscar é ter um verdadeiro lar, independente de morarmos numa casa confortável ou apenas em dois cômodos. Claro que precisamos trabalhar pra ter mais conforto, mas não devemos esquecer do principal, que é o amor, a união da família e a fé em Deus.
Que possamos ensinar nossos filhos e dar-lhes o exemplo de como é ter um lar de paz, de união, de trabalho, gratidão, fé e de muito amor. Que eles vejam em nós um exemplo a ser seguido no futuro. 

"O amor transforma uma casa num lar."

"...feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor." Salmos 128: 2 ao 4.

Um grande abraço e uma semana muito abençoada a todos.


VEJA MAIS POSTAGENS

22 comentários

  1. Muitas vezes não percebemos que pequenos atos fazem nossa casa um lar. Em uma palestra falou-se o seguinte trate seu marido/filhos como se eles fossem visitas, eles sempre vão querer ficar mais com você e assim um lar se formará. Ás vezes é complicado fazer isto, mas não é impossível, afinal todos nós queremos ser felizes e ter um lar doce lar!
    bjos
    Ana Carolina

    ResponderExcluir
  2. É bem verdade Cida tudo o que disseste... e triste a história narrada...
    Como é bom ter um lar, um lugar de aconchego, de carinho, amor e paz....
    Genis

    ResponderExcluir
  3. Paz Cida!!

    Muito interessante sua postagem.
    Sabe... sei um pouco de cada coisa que vc escreveu aí. E algumas coisas me fizeram refletir sobre a minha vida. Eu, como sua amiga citada, às vezes passo por momentos em que a fé dá uma fraquejada, mas o meu Deus sempre se mostra presente. Ele sempre me mostra do jeito que ele quer, que sou especial e que Ele está comigo em todos os momentos. Eu creio em Deus e encorajo a todas as pessoas que passam por momentos difíceis a crer também, pois só dEle pode vir o consolo que ninguém é capaz de proporcionar.

    Contudo, graças a Deus só existem momentos tristes, pq a vida é um motivo de comemoração e muita alegria, afinal, não podemos esquecer o sacrifício que foi realizado para estarmos aqui. Louvado seja Jesus Cristo, nosso Salvador!!!!!!!!

    Paz, ótima semana a todos!!!

    ResponderExcluir
  4. Amiga
    Parabéns por mais esse post. Vc toca sempre em temas tão importantes... É como vc disse, não importa aonde vc vive, mas sim, como vc vive... Não adianta morar num palácio se não se é feliz, né ?
    Uma ótima semana pra vc e para a sua família. Que DEus siga abençoando o seu lar... e muito obrigada pelo seu carinho e por todos os comentários lá no blog. Recebi sua cartinha, adorei ! E também já postei lá ! Um grande abraço e fica com Deus !!!

    ResponderExcluir
  5. Oi flor... como sempre tocando meu coração... que Deus a abencoe sempre e que sua semana seja recheada de alegrias.... mil bjss

    ResponderExcluir
  6. Um lar é um lugar em que nos sentimos em paz para retornar após um dia de trabalho exaustivo, uma viagem gostosa, mas que sentimos saudades do nosso cantinho, dos cheiros peculiares, dos pequenos detalhes que fazem nossa casa ser o nosso ninho.
    Eu peço a Deus que cada dia mais as mulheres façam boas escolhas na vida, que as leis para proteger as mulheres e as crianças se cumpram. Sonho e tento trabalhar para que mais projetos se estabeleçam para que possamos erradicar a violência doméstica em nosso país.
    Eu não sou casada, não tenho filhos, mas vejo que todo relacionamento é feito, antes de tudo, de amor. O respeito, o tempo que investimos em dialogar, em importar-se com quem convivemos, é o que faz uma "lar".
    Cida, amei seu post!
    Um beijo,
    Alexsandra!

    ResponderExcluir
  7. Cida como sempre, com mensagem que tocam nossas almas e fazem-nos refletir dia a dia a nossa maneira de viver.

    Que o amor e o temor do Senhor possa, ser o centro do nosso lar.

    Bjim amiga.

    ResponderExcluir
  8. Cida, muito lindo o seu post! Parabéns pela mensagem! Boa semana

    ResponderExcluir
  9. Bonita e autêntica postagem.

    Mnha casa esta em construção assim como a familia, e eu sou muito feliz assim , sou grata a DEUS pela minha casa, minha relação de matrimônio é gostosa agora nossos planos é de termos o nosso bebê ainda no correr deste ano para assim continuar com a decoração e transforma-la num lar; pois por hora somos apenas um casal, mas muito abençoados e felizes.

    bjs

    Bella

    ResponderExcluir
  10. Oi mana, é isso aí, as vezes é melhor nem ter casa, pois tem casa que realmente não é um lar, mas somente um lugar para encostar e se resguardar do frio e da fome, mas é uma completa solidão para muitos. Paz querida!

    ResponderExcluir
  11. Cida, lindo esse texto.
    Voltei no tempo e chorei.
    Eu tinha uns 16 anos e passeava com duas amigas pelo bairro onde morava, em que haviam lindas mansões e sempre sonhava em como era viver em cada uma delas.
    Infelizmente a minha casa não era um lar.
    Meu pai era autoritário e violento. Eu e meus irmãos acordávamos a noite com os gritos de minha mãe e quando íamos defendê-la sempre sobrava pra gente também.
    Graças a Deus minha mãe teve coragem para se separar e vive sozinha mais feliz até hoje.
    Eu moro em um "LAR" junto a meus filhos e meu marido, pois jurei que faria tudo para ter uma família feliz.
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  12. Ótima reflexão, amiga!
    Realmente o mais importante é Deus em primeiro lugar e muito amor e demonstração de amor na familia.
    Ótima e abençoada semana para voce.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Ótimo post, Cida.Só Deus sabe o que se esconde em cada casa cada coração, mas graças a Deus também pelos bons lares que dão bons frutos e podem ajudar corações partidos.

    ResponderExcluir
  14. Querida Cida...

    Minha história também não traz um lar feliz, minha infância foi bem difícil. Quando meus pais se separaram em tinha apenas 5 anos e todos or irmãos se separaram também, cada um foi morar com um tio.

    A casa onde morei, era apenas uma casa, com uma família que não sentia que fazia parte de mim, pois o tratamento era bem diferenciado...

    O que me conforta hoje é saber que embora ainda passe por momentos difíceis, eu tenho um filho maravilhoso que completou 20 anos neste mês.

    Li certa vez na bíblia que árvore boa dá bons frutos, então vendo esse filho que tenho, posso dizer que Deus tem cuidado de mim e eu o adoro e o louvo por isso.

    Bjs
    Chris

    ResponderExcluir
  15. Oi linda,
    Visitei o blog pela primeira vez e ja gostei!
    Um lar é feito de muitas coisas, principalmente paz. Existe um ditado em ingles que diz "Home is where the heart is", algo como "Lar é onde seu coracao está" Que a cada dia o Senhor nos ensine a conquistar um lar abencoado.
    Bjs,
    Bia Mello

    ResponderExcluir
  16. Situação difícil essa. Meu pai era um homem violento. Sofremos muito e como vc diz, não acho que tive um lar. Graças hoje tenho, meu marido é o oposto de tudo o que o meu pai foi, mas sinto um enorme vazio quando ele, meu pai, vem à minha mente. Não creio que as pessoas mudem, meu pai mascarou, mas nunca mudou sua condição. Então, fico com pena quando vejo mulheres tentando consertar, aceitando e perdoando sempre, com a esperança de que um dia a situação vai mudar e enfim, será amada. Tenho outras 3 irmãs, 2 divorciadas há pouco tempo,outra casada há 25 anos. As 2 não eram agredidas fisicamente, mas de outras maneiras. Embora eu seja muito bem resolvida, sempre torci para que elas saissem fora logo, pois não creio em mudanças. Antes só que mal acompanhada vale e muito!! Beijinhos.

    ResponderExcluir
  17. Cida, lindo texto e como sempre inspirador. Não tenho dúvidas de que o verdadeiro lar é aquele que tem amor, compreensão, respeito e harmonia!

    Um beijo querida e que Jesus continue abençoando a sua vida!

    Ivana

    ResponderExcluir
  18. É verdade, a propósito nas minhas férias do ano passado encontrei um rapaz conhecido nosso que havia se separado da esposa por um determinado motivo bem grave. Estava muito triste, quase não falou conosco. Neste ano, havia se reconciliado com a esposa, estão junto com a filhinha num apartamento aconchegante e lá estivemos com eles, em momentos muito agradáveis, inclusive cantando hinos de louvor a Deus.
    Eles têm um lar novamente.
    Beijos, Cida, que Deus abençoe nossos lares.

    ResponderExcluir
  19. Cida! Não sei se sou muito preocupada ou bitolada mas tudo isso passa pela minha cabeça. Todos os dias tento fazer uma reflexão de como foi o dia na nossa casa e como foi esta experiência para o Paulo Neto. Porque tudo que quero nesta vida que a minha casa seja um lar pra ele, sempre, onde ele estiver, na idade que ele estiver que ele lembre de nós, da sua casa e seus pais.
    E até mesmo na hora de escolher a primeira escola do meu pequeno analisei cada cantinho, os valores que a escola tb precisa passar pra ele e graças a Deus consegui resolver. Depois dá uma passada por lá. A nossa psicopedagoga Lubia escreveu um post muito bom sobre ESCOLA.
    Bjos de Carol Siqueira.
    www.falamamae.com

    ResponderExcluir
  20. As vezes fico meditando se fui uma boa mãe. Sempre acho que não. Não como DEUS queria que fosse. ELI morreu sem a benção e de forma triste,por tratar os seus filhos no conselho,na boa palavra mas...fora da direção de DEUS. DEUS queria que ele expulsasse seus filhos do templo(profanaram o lugar SANTO)mas ele...apenas os aconselhava. Tinha dó dos filhos. Honrou mais a eles do que a DEUS. IDOLATRIA. OS FILHOS NÃO SÃO NOSSOS. Por isso...a grande responsabilidade de cria-los conforme a vontade do SENHOR. Ainda estou aprendendo a SER MÃE.
    Postei este comentário no blog de ADRIANA RANGEL e achei por bem coloca-lo aqui nas mães blogueiras.
    Um abraço a todas.

    ResponderExcluir
  21. cOM CERteza como ela existe varias e é por isso que admiro seus textos pois serve de apoio para essas pessoas.
    Agradeço a DEUS pelo meu lar e peço a ele que abençoe todos os outros.
    bj

    ResponderExcluir
  22. Muito interessante a postagem amiga,nós q cremos no Senhor temos a certeza de uma coisa q nos diz a Palavra "Entrega seu caminho ao Senhor confia NEle e Ele tudo fará"q essa amiga continue entregando tudo ao Pai q Ele cuida de nós,bjos♥

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!