Terrible Two.... Os terriveis dois anos

quinta-feira, janeiro 20, 2011O mundo da Dani

TERRIBLE TWO , OS TERRIVEIS DOIS ANOS

CHORO, BIRRA, TEIMOSIA; PORQUE AS CRIANÇAS FAZEM ISSO?

Todos já vimos a cena clássica em shoppings e supermercados: uma criança chorando, gritando e esperneando, se jogando no chão e pedindo algum brinquedo ou produto, e os pais, entre surpresos e desconcertados, não sabendo contornar a situação. Ou ignoram, e passam por negligentes que não sabem educar, ou tentam conter a criança, e as pessoas lhe dedicam olhares desaprovadores, por estarem sendo muito duros com o próprio filho. Quem tem filhos pequenos fica imaginando o que fará quando chegar a sua vez, ou torce para que nunca aconteça. A situação é constrangedora, e mais comum do que se imagina. Antes de pensarmos na melhor maneira de contorná-la ou eliminá-la de vez de nossa vida familiar, vamos tentar conhecer porque estas cenas ocorrem.

A pergunta que podemos fazer é o que aconteceu com nosso bebezinho risonho, dependente de colo e afeto para tudo? Porque as crianças fazem estas cenas? A boa notícia é que ele está crescendo, adquirindo cada vez mais independência e autonomia. A má notícia, é que por ser ainda uma criança pequena, ele não tem ainda maturidade para estas conquistas acontecerem sem crises emocionais ou de comportamento. Pode-se dizer que é uma prévia do que teremos de enfrentar na adolescência, daqui a alguns anos.

OS TERRÍVEIS DOIS ANOS

Mais ou menos aos dois anos de idade, a criança percebe a si mesma como um ser de vontades e desejos, que passa a se interessar por coisas diferentes do que fazia até então. É também nesta fase que maioria das crianças consegue deixar as fraldas, um marco muito importante na conquista de sua independência. Ela domina os movimentos de seu corpo, sua linguagem está a cada da mais desenvolvida, suas relações sócio-afetivas estão se expandindo para fora de seu círculo familiar. Enfim, está pronta para conquistar o mundo. Não é mais um bebezinho, é uma criança grande, com vontades que se voltam para o mundo exterior. Ela quer muitas coisas, como fazer só o que tem vontade, na hora que quiser, quer deixar tudo espalhado pela casa, que todos os brinquedos que estão na loja, e todos os "não" que ouvir serão encarados como uma barreira às suas vontades e necessidade de autonomia. O que ela faz? Reage às sanções da forma que vem utilizando desde que nasceu, com o método que conhece e que vinha funcionando até agora: choro e gritos. Ou recorre aos tapas e puxões, respostas imaturas ao que lhe contraria. Bem vindos aos chamados "terríveis dois anos".

Claro que esta idade é um referencial, e varia dependendo da realidade de cada família, mas certamente este comportamento acontecerá até os três anos, com maior ou menor intensidade. É a fase da teimosia, das birras e quando as palavras que mais ouviremos de nossos filhos é "não" ou "não quero". O mais importante é saber que é uma fase normal, apesar de difícil, e indica que nossa criança está crescendo adequadamente. O papel dos pais neste momento é auxiliar a criança a se controlar, mostrando aos poucos as censuras sociais, as regras de convivência, e mostra a ela a dura realidade de que na vida não podemos fazer tudo o que queremos o tempo todo. Aos poucos, a criança vai internalizando estes conceitos, compreendendo que é necessário respeitar limites, as vontades das outras pessoas, e suas necessidades. Ela precisa entender que não temos somente direitos, mas também muitos deveres no mundo.

O QUE FAZER?

• Nesta etapa, o que podemos chamar de educação social, ou educação para a vida, se intensifica. A família não pode ficar sem tomar atitudes, assustada com as reações agressivas da criança, ou achando bonito ele ter "personalidade forte". É o momento de educar esta criança para a vida no mundo, e se não for feito agora, no futuro ela certamente terá muitas frustração, pois o mundo mostrará que ela está errada;

• Firmeza e consistência nas decisões: "não" é "não". Claro que o que for possível, deve ser negociado, pois é este conceito que tentamos desenvolver com a criança, e não somente o não pelo não. E os adultos devem estar de acordo entre si, para não confundir a criança, ou passe a manipular os adultos, recorrendo ao pai quando a mãe diz Não, e vice versa.

• Para o momento da birra e teimosia, ou da crise séria, com direito a choro, gritos e a criança rolando pelo chão, existem algumas técnicas. As mais comuns, e que funcionam bastante:

- segurar a criança no colo, e retira-la do local, sem maiores conversas. No auge da crise, a criança está descontrolada e não vai negociar. Quando estiver fora do local, explicar, olhando para a criança e calmamente, que este comportamento não pode ser aceito em nenhum lugar, e que terá uma conseqüência, como não voltar mais ali. Se a promessa for cumprida, o fato não se repetirá;

- distrair a criança: na hora da teimosia, ou quando a situação está evoluindo para uma crise, tentar mostrar algo interessante, um brinquedo, um objeto, ou qualquer coisa próxima. Geralmente, o choro passa.

- se a criança não estiver descontrolada, e conseguir escutar, basta ficar em sua altura, e lhe dizer com firmeza que aquele não é o momento de fazer o que ela quer, ou que naquela hora, o adulto não pode atendê-la, e seguir o que estão fazendo, chamando sua atenção para coisas que ela pode fazer, como colocar as compras no carrinho, escolher produtos que pode levar, etc.

- sempre que possível, oferecer alternativas: "agora, aqui, o que você pode fazer (levar, escolher...) é isso ou aquilo. Com a criança tendo menos opções, e podendo participar, a crise é facilmente controlada.

• Lembre-se de que tudo acontece nesta fase porque a criança tem necessidade de ser e fazer, participar do mundo e suas ofertas. Possibilite situações em que ela possa fazer isso, sentindo-se importante e autônoma. Auxilie, e tente não tolher seu crescimento. Ela não é mais um bebezinho. E sim, é triste, mas faz parte da vida: começamos nesta hora a educar nossos filhos para o mundo, e não somente para nós.

• Não deixe que a opinião de pessoas desconhecidas lhe afete. Ignore os olhares de reprovação, ou aqueles que dizem: "ah, se fosse me filho...". Você conhece sua criança, e deve buscar o que é melhor para ela. Leia, busque informações sobre esta etapa, converse com quem tem filhos nesta idade, procure quem possa ajudar, crie sua técnica, e adote um mantra: "é normal e vai passar, é só manter a calma."

• Cuidado: por mais difícil e irritante que esta fase seja, saiba que ela passa, e que a criança precisa de compreensão, portanto evite sempre os castigos físicos, os tapas, beliscões e afins. Queremos que a criança entenda que a violência não é um comportamento aceitável, portanto, não podemos resolver a situação da mesma forma que ela. Explique e negocie sempre. Se você estiver perdendo o controle, respire fundo e afaste-se. Quando sentir-se melhor, chame a criança e converse. Mas nunca deixe uma crise sem resposta, ou a criança vai se acostumar a não ter conseqüências para seus atos.

Siga as dicas e torne seu filho e sua família mais felizes! Boa Sorte!

In:

 http://omundodadanigarcia.blogspot.com/Oi guriassss
esse post ja andava rondando meus pensamento ha algum tempo.... Então os terriveis 2 anos se aproximam e a coisa aqui em casa ta ficando cada vez pior.....afffffffffff
Se voce pensa que isso não vai acontecer com seu bebezinho bonzinho e comportado...engana-se.... Mas se isso realmente não acontecer, ajoelhe-se e agradeça a Deus.... rsrsrsrsr
Davi nunca foi um bebe bem bonzinho e calminho...mas.......... essa fase dos terrible two, ta fazendo meu cabelo cair...rsrsrs.... gente ele ta muito genioso, muito sem paciencia, diz não pra tudo, quer tudo na hora que ele quer, o que ele amava ontem hoje ele ja odeiaaaa... como assim? esse menino é bipolar (kkkkkkkkkkk), nãoooooooo são os terriveis 2 anos...
Pelo menos acharam isso né... assim agente não se culpa tanto por não saber mais como fazer essa criança mudar de comportamento...

aqui ja começamos com o castigo, levo ele para o quarto e fico la com ele, sentado na cama, sem poder descer, ele vira um tigreeeeeeee de bravo, mas fico la, e aviso que só vai sair do quarto quando parar de chorar.... aiiiiiiii ele para , e nós saimos do quarto, mas quando chegamos no corredor ele ja voltou a chorar , então voltoooooooooooo pro quarto e assim vamos ate ele parar...

pensou que era facil??????? nãooooooooo

Mas da uma dica ai, como voce faz? o que deu certo? o que deu errado? rsrsr
Mas ele tem me tirado do serio mesmo, principalmente quando faz escandalo na frente das pessoas, me sinto a pior mãe do mundoooooooooo. Esses dias ate chorei, pois me sinto impotente as vezes, mas ai corro pra net e leio mais coisas sobre os terriveis dois anos e vejo que não estou sozinha e sacudo a poeira e dou a volta por cima....

Oremos que essa fase passa logo e que consigamos ter cabelos ate o fim da bendita fase...kkkkkkkk
beijosssssssss
Dani garcia




Mas dani vc não posta na sexta????? simmm mas estou de freelancer hoje...kkkkkkk
Mas na sexta to de volta....

Ahhhhhhhhh voce gostaria muito de ter um texto seu publicado no Recanto? manda um link pra nós, ou o texto mesmo... nosso e-mail é
beijossssssssssssssssssssssssss
recantodasmamaes@yahoo.com.br
http://recriandocomdani.blogspot.com/
http://www.guiainfantil.com.br/artigos/artigo2.asp

VEJA MAIS POSTAGENS

11 comentários

  1. Adorei seu post!
    Programei um post sobre Birra para domingo!
    Birra em criança é complicado... há fases nas crianças que não nos dão saudades!
    Bjos
    Ana Carolina

    ResponderExcluir
  2. Dani queridona!
    Adorei o post e é isso ai, força na peruca, pois os dois aninhos é, afff, terriveis! Para nos mamães tb, pois lidar com a situação requer jogo de cintura.
    Aqui em casa, tenho usado muito a palavra paciência, falo essa palavra para a Béatrice umas 500 vezes no dia, até ela aprender o que isso significa! POis tudo ela quer na hora dela... E outras coisitas mas... Acho que isso merece um post la no blog tb. Fica tranquila, estamos no mesmo barco!! Beijocas : )

    ResponderExcluir
  3. Amigas, lá em casa tá assim!
    Bia esta nos testando, esta mandona, manhosa!
    Temos que ser firmes e aguentar sem esmorecer.
    Educar não é nada fácil.
    Beijos no coração.
    Madri

    ResponderExcluir
  4. Meninas, obrigada por esse pot!
    Estou vivendo isso!

    ResponderExcluir
  5. É uma fase bem complicada mesmo. Arthur está nela há alguns meses, e ainda nem fez dois anos! Quer escolher o que comer, como comer, onde ir, na hora que quer...ufa! Eu resolvo olhando bem sério pra ele e explicando que naquele momento, o que ele quer não pode ser feito. Que ele precisa esperar, que na hora certa, vamos fazer. Tem dado certo, ele fica meio frustrado, mas depois, como vê que cumpro o que prometi, tudo fica bem.
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  6. Meninas, finalmente encontrei o maior espaço de mulher bonita por metro quadrado da internet kkk, lindas mamães, por dentro e por fora.
    Olha, birra é assim mesmo, ou ignoramos e agüentamos firmes para que o comportamento seja extinguido, ou os punimos com umas correiadas na poupança. A boa notícia é: Passa! Beijo no coração de vocês e dos filhotes.

    ResponderExcluir
  7. Puxa, escrevi sobre isso dois dias atrás... Meu filho tá no "Na na não". Bom ler, Bom me confortar.
    Obrigada!
    Beatriz (www.vidadamami.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  8. Ui fiquei até com medo...rs
    mas ainda falta um pouquinho para os 2 anos,vou me preparando até lá...rs
    bjoos

    ResponderExcluir
  9. São 3:52h da madruga e acho que agora vou conseguir dormir. Meu filho acordou 1h e como tinha feito um cocô bem molinho, tirei ele do berço pq achei que ele tivesse acordado por causa de uma dor de barriga. Ele sempre dorme no berço dele. Levei o pequeno para nossa cama, mas ele não dormiu. Só ficou rolando de lá pra cá e nos chutando. Às 3h resolvi colocá-ló de volta no berço. Aí começou a confusão. Gritos altíssimos! Até fechei as janelas para que os vizinhos não reparem (vizinhos sempre reparam!). Não sei dizer como mas ele se acalmou e dormiu. Vim procurar alguma solução milagrosa na net (rs) e encontrei vcs. Resolvi deixar um recadinho e depois dormir. Amanha volto com mais calma pra conhecer melhor o blog. Agora só preciso dormir pq esses " terríveis dois" estão acabando comigo. Beijos pra todas, Helene.

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post amiga!
    Ainda bem que a minha já passou faz tempo dessa fase. Olha, é dureza mesmo...rsrsrs. Por mais que a minha filha era uma menina tranquila, lembro que ela sempre teimava muito, nos testava, enfim...mas com paciência e firmeza conseguimos passar pela fase e não deixar que ela nos dominasse.
    Foi fácil? Não mesmo, mas com amor, sabedoria e como disse: paciência, a gente chega lá.
    Um dia passa...ufa...daí vem outras...rsrs.
    Vivendo e aprendendo...afinal nós também demos esses trabalhinhos pras nossas mamães não é mesmo? rsrsrs.
    Beijinhos Dani.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Tenho duas princesas , uma de 4 anos 4 meses e outra de 1 aninho e 11 meses! Já com seus quase dois aninhos...
    E este post caiu como uma luva! Uma benção!
    obrigada!
    Beijus e parabéns por este cantinho. Ele é iluminado!
    Luzia

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!