O que seu filho anda assistindo na TV?

sexta-feira, março 18, 2011O mundo da Dani



Todo mundo já passou pela fase de ficar horas e horas em frente à televisão, se divertindo com desenhos animados. Para cada geração, novos desenhos surgem, com mais heróis, mais cores, mais ação e aventura.
Publicidade

Mas, o que a maioria dos pais não sabe, é que os ingênuos desenhos podem influenciar em muito no desenvolvimento dos filhos.


Assistir a desenhos animados possibilita e motiva a criação e a construção do imaginário infantil acerca do mundo que as crianças fazem parte. "Possibilita novas formas de criar e imaginar o mundo, oferecendo ferramentas para construí-lo e favorecem a problematização e resolução visual de temáticas que, no espaço ‘real’, a criança tem dificuldades de compreender, como nascimento, morte, família e relacionamentos", explica a pedagoga Patrícia Ignácio, mestre em educação em estudos culturais.

Ela afirma que os desenhos têm o poder de influenciar o comportamento das crianças já que, assistindo-os, elas tendem a imitar seus personagens favoritos. "As narrativas, o desfecho dos episódios e as temáticas colocadas em evidência compõem importante espaço pedagógico que, de forma prazerosa, lúdica e envolvente, organizam e difundem uma gama importante de significados, que balizam as formas de ser, estar e se relacionar em sociedade". É como quando a criança aprende a falar. O modelo que ela segue são os pais e, imitando a fala deles, ela desenvolve a própria habilidade.

Patrícia diz que não há uma idade certa para que as crianças possam ser expostas à influência da programação televisiva, visto que, tanto elas quanto os adultos buscam personagens das telinhas para se espelharem na vida real. O problema maior são os tipos de conteúdo aos quais os pequeninos são submetidos. "Desde pequeninos as crianças estão vulneráveis às informações colocadas em evidência pela televisão. Quanto mais jovem a criança for, menores serão os juízos de valor construídos, para contestar comportamentos e atitudes", afirma a profissional, que é especialista em supervisão escolar na educação básica.

Por isso, o melhor mesmo, recomenda a profissional, são aqueles desenhos considerados educativos, que apresentam como tema central valores importantes a serem desenvolvidos, como ética, solidariedade, preservação do meio ambiente e diálogo. São esses temas que ajudarão a ensinar às crianças como viver em sociedade.

Patrícia também adverte: "Independente da idade da criança, alguns desenhos podem estimular a violência. Alguns, ainda enaltecem a imagem, a moda e a beleza e podem estimular o ‘policiamento’ infantil com relação aos seus corpos. Programas que colocam em evidência o consumo, enquanto identificador social, podem estimular o consumo desenfreado. Portanto, evitá-los na programação das crianças seria uma ótima dica".
Embora os desenhos animados ocupem uma grande parte do psicológico das crianças, eles não são os únicos. "Estudos mostram que a influência da televisão no comportamento das crianças é relativa. Família, escola, grupos sociais são variáveis que afetam e interferem na forma como as crianças assimilam o conteúdo expresso nas narrativas das programações", explica a pedagoga, que também coordena os cursos de pedagogia e Pós-Gradução do Instituto Superior de Economia e Administração, em Recife, Pernambuco
Patrícia aconselha que, para um desenvolvimento saudável, os pequeninos devem aprender a dividir o seu tempo com diversas atividades. "O ideal e saudável é estabelecer uma rotina diária onde as crianças possam desenvolver atividades físicas, lúdicas, horário de estudos - para os que já estão na escola - e que as mesmas tenham um horário para dormir por volta das 20h. Desta forma, o tempo dedicado à programação televisiva ficará restrito e o contato diário com o desenho animado não será excessivo".

Adorei a materia e vim compartilhar com vcs...
Davi amaaaaaaaaaaa o Discovery kids
E pra mim ainda é o melhor canal para crianças pequenas, pois não tem violencia.

E nessa semana estreiou o
DINO DAN

O garoto Dan, 10 anos, tem a vida de uma criança comum. Mora com sua mãe, o irmão mais novo e seu cachorro de estimação Doug. Vai à escola, brinca com os amigos e com os dinossauros que o acompanham em todas as atividades. Não, você não leu errado!

Dan vê os animais por todas as partes e se considera um especialista nos períodos Triássico, Jurássico e Cretácio, por isso, sonha em ser paleontólogo quando crescer. Daí surgiu o apelido do menino, Dino Dan. E o que ele mais quer é convencer os amigos e os professores da escola a encararem essas aventuras jurássicas junto com ele.
o Davi amouuuuuuuuuuuuuuuuuuuu, só que a propaganda fica repetindo 200 vezes por dia, e ele quer q comece o programa toda vez que ele ve a propaganda, ai fica brabo e choraaaaaa...rsrsrs

Tambem aqui em casa amamosssssssssss o MEU AMIGÃOZÃO



HI-FIVE é muitooooooooooo bom, ensina muitas coisas, conta historias, as musicas são ótimas



LazyTown-   Aaaaaaaaaaaa Sportacus ja é o heroi do Davi, ele quer fazer tudooooooooooo que o sportacus faz, ate abertura( sim , aquela que vai abrindo as pernas ate o chão) o davi ja faz igual ao sportacus... Alem dos pulos, e exercicios que o Davi amaaaaaaaaaaaaaa


Davi é bem ecletico rsrsrrsrs.... ele ama patati patata, pooh, a casa do mickey, galinha pintadinha ele ja cansou um pouco, miss spider é muitooooooooooooo fofo, alem de marta fala....

Eu não sou contra a tv, é só ter cautela, ainda mais que moramos em apto....
E quais desenhos seus filhos gostam?

bjussssssssssssss

VEJA MAIS POSTAGENS

7 comentários

  1. Amei o post! Também sou super a favor dos desenhos educativos! Aqui em casa a opção para o filhote também é Discovery Kids. Todos os desenho já são selecionados, e isso facilita muito a nossa vida! Além disso, usamos a opção em inglês para o filhote já se familiarizar com a língua. (O papai é fluente e a mamãe vai chegar lá rsrs)

    ResponderExcluir
  2. Que legalllllll essa ideia Inaiá de colocar em ingles.... vou tentar aqui tb....
    pelo menos alguem nessa casa podera ser bilingue...o bebe...kkkkkkkkk
    bjussssssss

    ResponderExcluir
  3. Realmente, desenhos educativos são importantíssimos para o desenvolvimento das crianças. Discovery Kids é um bom canal, pena que meu filho já sabe de cor todos os desenhos, tem se repetido muito!
    Não gosto que assista simpsons, pica pau, bakugan... Se por acaso assistir custumo dizer que o bem sempre vence no final, que temos que ser sempre do bem para assim vencermos no final.
    Educar a criança que temos em casa é muito importante, acompanhar o que elas assistem é fundamental para a educação!
    bjs
    ótimo final de semana!!

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    amei o post. Super esclarecedor.
    Aqui em casa a TV não é muito utilizada não. As meninas preferem outras atividades. Mas quando ligamos é no Discovery Kids. A Sofia adora Wors World, Peixomnautas e Octonautas. Vi a chamada para o Dino Dan mas ainda não assistimos. A Ana Luzia como já está maior, agora está curtindo muito os canais de músicas. Nossa, tem cada música americana, com cada letra baixaria! Algumas deixam os funks brasileiros até inocentes. Brabeira. Fico de olho, conversando sobre o que a música diz e buscando colocar os nossos valores.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Que bacana!
    Vou voltar aqui muuuitas vezes!

    ResponderExcluir
  6. A Bia ama TV, mais esta na fase dos DVs! Patati Patata muitas vezes, Cocoricó! Galinha Pintadinha e por ai vai. La em casa ela assite DKids e Tv Ra Tim Bum!
    Beijos no coração.
    Madri

    ResponderExcluir
  7. Oi Dani!
    Que ótimo post amiga, gostei demais, parabéns!

    Aqui em casa selecionamos muito o que vai ser assistido. A discovery kids é ótima e a tv futura e cultura também tem ótimos programas.

    Sabemos que a TV tem muita influência, por isso desde cedo já temos tido esse cuidado.

    Um beijo enorme e fica com Deus!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!