Brincando com as cores

sexta-feira, maio 06, 2011O mundo da Dani

Brincar com as cores é importante para o desenvolvimento da criança

E não importa que seu filho ainda não saiba o nome delas
Descobrir as cores não é difícil. O bebê as percebe a partir dos 3 meses. Nomeá-las, porém, é um processo longo e cheio de enganos, que normalmente se estende até os 3 anos. Para que seu filho chame o azul de azul e não de verde, precisa de estímulos. Ele só fixará o nome das cores por meio de exercícios e exemplos. “É uma questão de aprendizado, de memorização”, explica o neuropediatra Luiz Celso Amaral, do Hospital Samaritano, de São Paulo. Estimular é dizer o nome das cores das roupas, das frutas, das flores, dos objetos. Porque seu filho vê colorido, mas não sabe que a blusa que usa, por exemplo, é amarela. Você precisa apresentaras cores e os nomes a ele. Como sempre fez a fonoaudióloga Cecília Horowitz, com o filho André, 2 anos e 3 meses, convidando-o a colocar o tênis preto ou a escovar os dentes para ficarem brancos.“Nessa época, ele tinha 1 ano e 2 meses. Aos poucos, foi gravando,mas se confundiu muito”, diz.

Passo-a-passo
A criança descobre que o mundo é colorido a partir dos 3 meses porque sua visão não está mais “embaçada”. Começa a fixar o olharem objetos de cores básicas ou primárias, como vermelho, verde,azul, amarelo. Com cerca de 1 ano e 5 meses, diferencia as cores. E ,aos 2, geralmente, passa a nomeá-las. O fim do período coincide como ingresso na escola, onde as brincadeiras com cores representam constante estímulo. Algumas escolas infantis fazem a semana das cores. Todas as crianças usam uma roupa de determinada tonalidade e pintam só com aquela cor. “É um esforço para ajudá-la a fixar o nome”, diz a psicopedagoga Mônica Cardoni, do Centro de Estudos, Pesquisas e Atendimento à Criança e ao Adolescente (Cepagia), de Brasília. Ela explica que,quanto mais incentivada, mais acriança aprende. “É comum ver crianças de 3 anos que ainda não sabem as cores, mas não se trata de incapacidade. Indica apenas falta de estímulo para o aprendizado, como oferecer a ela lápis coloridos para desenhar e tintas para pintar.

Arco-íris
Mais importante que saber o nome é seu filho brincar com as cores. “As criações coloridas, como um rabisco sem sentido, significam que o desenvolvimento neuropsicomotor da criança está normal, que o crescimento dela está saudável”, afirma o neuropediatra Amaral. Demonstram que ela tem coordenação motora e se relaciona com o mundo à sua volta, representando-o nos desenhos.

retirado da revista crecer http://revistacrescer.globo.com/

VEJA MAIS POSTAGENS

7 comentários

  1. Bom dia Dani,

    Achei seu post super interessante, o desenvolvimento é uma etapa que temos que respeitar, mas vale a pena, pois nos deliciamos com todas elas.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani,
    que post maraaaaa... adorei!!!
    Estimulo o Lucas com as cores desde mto cedo, daí qdo ele completou 1 ano e começou a se concentrar mais nas brincadeiras peguei uns palitos de picolé, colori e começamos a brincar com eles... o Lucas agora com 1 ano e quase 9 meses já reconhece as cores básicas e fala os nomes sem errar...Coisa linda de se ver...
    Estimular de forma leve e continua é super importante, não só com as cores mas com as coisas do cotidiano...
    bjos...

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani!
    Adorei o post.
    Olha, sem eu saber dessas dicas acabei estimulando certo. Minha filha identificou cedo os nomes. Foi algo bem natural.
    Beijinhos e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  4. O mue filhote só confundia vermelho e pink, o resto aprendeu fácil. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani, gostei muito do post!
    Muito interessante mesmo!
    Aqui em casa, o Daniel ama riscar com giz de cera, já está na segunda caixa rs, li que é a fase das garatujas e precisamos estimular mesmo.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas!
    Ajudam no aprendizado.

    Abraços
    http://mmppv.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!