Cida Comportamento

Ninguém quer brincar comigo

segunda-feira, maio 23, 2011Cida Kuntze

Fonte da imagem: Google


"Era desprezado, e o mais indigno entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos: e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizeram dele caso algum." Isaías 53:3

O sentimento de rejeição é um dos piores que o ser humano pode sentir. Todos, mesmo os mais desejados e queridos pelos pais, podem passar em algum momento por situações que se sintam assim, rejeitados. Pode ser ao término de um relacionamento, na escola, no trabalho, entre familiares ou num grupo social.
A pessoa tem sua auto-estima minada por esse sentimento e se aloja em seu coração uma sensação forte de solidão e de abandono.
Muitos convivem realmente com a rejeição física, onde é excluído pela família, pelo outro, ou por um grupo. Já outras pessoas passam por uma rejeição mais na mente, digamos assim, onde ela se sente rejeitada por inúmeros motivos, mas que não há nada concreto. Tanto uma, quanto outra são muito prejudiciais e doem intensamente.

Me veio esse assunto a mente, pra abordar aqui, porque na semana que passou um adolescente muito querido me procurou. Abriu o seu coração, me contou que se sente rejeitado e excluído entre os colegas da classe. Ele disse que por mais que tente se enturmar, sempre é preterido e a solidão tem invadido o seu coração. Me pediu que orasse por ele, para que Deus o ajudasse e colocasse em seu caminho amigos sinceros.

Me doeu o coração, pois além dele, tenho outro pré-adolescente conhecido que está passando pelo mesmo problema. Sua mãe derramou muitas e muitas lágrimas me contando que o filho nem pra escola quer ir mais, pois ninguém quer fazer trabalho com ele, nem fazem questão de convidá-lo pras brincadeiras. Ele está indo agora numa psicóloga, a mãe foi em busca de ajduda profissional. Achei importante essa atitude dela, seu empenho em ajudar o filho. Também estamos orando muito por ele.

Me coloquei no lugar dessas mães e fiquei triste, pois ninguém quer ver um filho sofrendo, dizendo que se sente sozinho, rejeitado pelos amigos.

Esses dias minha filha contou que algumas meninas não a deixaram participar de uma brincadeira na escola. Disseram assim pra ela: "Você não pode brincar com a gente, não tem lugar pra você aqui." Eu perguntei o quê ela fez e me respondeu: "Eu disse que tudo bem, vou brincar com outros amigos."

Falei pra ela que tinha agido corretamente, pois não faz mal quando alguma criança não quer brincar conosco, elas tem esse direito e então procuramos alguém que deseja a nossa companhia.

Procuro sempre orientá-la da melhor maneira, mas confesso que muitas vezes tem situações que me pegam de surpresa. Até fiquei pensando depois que ela me contou isso:  "Meu Deus, que bom que ela teve essa atitude, pois eu na idade dela já ia chorar"...kkkkkk.

Nós pais se pudéssemos tentaríamos evitar o sofrimento dos nossos filhos, mas nós também tivemos os nossos desafios para enfrentar desde pequenos. O melhor que podemos fazer é orientá-los, orar muito por eles e não nos intrometer em algumas questões, ao ponto de deixá-los inseguros. Não podemos querer resolver por eles problemas que cabem a eles enfrentar. Tem coisas que é claro que precisamos ir a fundo e ver o que está acontecendo, mas tem outros que eles precisam falar, se defender no sentido de dizer pro amigo que não gosta do que ele está fazendo, ou ir até a professora e relatar o ocorrido, etc.

Hoje vou conversar novamente com o adolescente que desabafou comigo, Deus colocou no meu coração algumas coisas para falar pra ele, espero poder ajudá-lo de alguma forma. Essas questões nessa idade são bem delicadas, então como na escola tem uma psicóloga maravilhosa, que conhece todos os alunos, vou também orientá-lo a estar conversando com ela. 

Bom, acho que esse tema é super abrangente e teríamos muito pra conversar sobre isso, tem muitos estudos a respeito, mas eu gostaria de terminar esse texto com uma mensagem pra você!

Querida(o) que está lendo esse texto, se você se sente rejeitado por alguém, conte pro Senhor, entregue aos pés da cruz, pois Jesus te entende, visto  que "Ele foi o mais rejeitado entre todos os homens". Ele sabe muito bem o quanto dói esse sentimento, então não o alimente no teu coração.  Lembre-se que Você é Especial e Único pra Deus e Ele é a Pessoa mais importante que existe!!!

Se você se sentir realmente importante e amado por Deus, esse sentimento vai perder a força, vai desaparecer. Conseguirás ser mais feliz e poderás ajudar as pessoas ao teu redor e aos teus filhos nas suas dificuldades.


Beijos carinhosos a todos e uma semana de paz.

Carinhosamente....Cida do *Compartilhando...
http://compartilhandobencao.blogspot.com/

VEJA MAIS POSTAGENS

16 comentários

  1. QUANDO CRIANÇA E QUANDO ADOLESCENTE TAMBÉM PASSEI POR ESTE TIPO DE SITUAÇÃO ATÉ QUE UM DIA COLOQUEI EM MEU CORAÇÃO VOU LEVANTAR A CABEÇA E DESPREZAR TODO TIPO DE DESPREZO , NINGUÉM É MENOR OU MAIOR QUE EU, NINGUÉM. E É ISSO QUE DEVEMOS FAZER , AMEI ESTE TEXTO ESTE ASSUNTO ABORDA UM PROBLEMA DE MILHARES DE PESSOAS INDEPENDENTE DA IDADE É UMA REALIDADE

    ResponderExcluir
  2. Amiga
    Acho que ser rejeitado, deixado de lado é um dos piores sentimentos que há... acho que todo mundo já passou por isso alguma vez na vida.... não tem como não sentir os efeitos na auto-estima... mas é como vc diz... a gente tem que entregar a Deus para que não soframos com isso... um grande abraço amiga e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Menina esse texto foi pra mim. Eu to me sentindo assim devido a alguns acontecimentos da minha vida. Mas Glória a Deus vc escreveu isso e me animou muuuuito!!!
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Cida

    Suas reflexões e conselhos são muito valorosos, gosto muito quando dá exemplos e nos ajuda lidar com o difícil comportamento das pessoas que convivemos.

    Abraços.

    Chris

    ResponderExcluir
  5. Reflexão muito apropriada Cida, em tempos de buillyng é necessário estar cada vez mais presente na vida dos filhos e pessoas do nosso convívio para podermos saber o que dizer e fazer em situações como estas. Abrir o coração para Deus é sem dúvida a maior lição deste belo post.

    Abraços Paternos!
    http://mmppv.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá mamães e papai!
    Começando a segui-los e gostando bastante, tando que os indiquei no meu blog para receber um selinho, dêem uma passadinha lá:

    mundinhodedavi.blogspot.com

    Fabrisia

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde amiga, ótimo tema você abordou hoje.Muitas são as crianças que passam por problemas assim,eu mesma quando criança passava por isso,pois diziam que eu era nerde demais para brincar,eu sempre chorava pois tinha vergonha de contar o ocorrido para as pessoas,me sentia muito inferior.So me curei disso quando tive um real encontro com Deus,onde Ele me ensinou que também ja foi desprezado aqui na terra e muito ate hoje não o aceitam,mas Ele nos ama mesmo assim.Eu aprendi a orar por aqueles que não me querem por perto,e por aqueles que me ferem com palavras.Acho muito importante em casos assim,além da oração estar levando estas crianças a um psicólogo mesmo pois ira ajuda-los a lidar melhor com isso.Amiga admiro sua postura com sua filha pois sempre vejo que tens uma relação de intimidade onde tudo é falado de acordo com a palavra de Deus.Continue assim.Fique com deus e tenha um lindo dia!

    ResponderExcluir
  8. Primeiro quero dizer que amei o blog e já estou seguindo !!!

    Eu escuto isso todo dia rs, sobre um outro ponto de vista.

    Pois meu filho tem 5 anos e vive chamando eu ou o pai para brincar com ele.

    Ai a gente fala que está ocupado, pra ele esperar uns minutinhos e ele já sai falando "ninguém quer brincar comigo"...

    É o mal do filho único, se sentir sozinho.

    Bjs

    www.maniadesabrina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Cida, esse tema é importantíssimo! Eu me preocupo muito com isso, com a rejeição que meus filhos porventura possam sofrer e acredito que a sua filha agiu muito bem. Quando somos rejeitados, devemos nos afastar, mesmo porque poderemos encontrar muitos outros amigos que nos acolherão.

    Obrigada por compartilhar essa reflexão Cida. Muito bom mesmo!

    Bjos e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  10. Amiga, obrigada por esse post! Ele me deu uma luz, p/ uma situação que tem me estressado muito. Gabi tem uma amiguinha, melhor amiga, pois, as duas estão sempre juntas em vários lugares, mas, a amiguinha de 7 anos, vive desprezando Gabi e ela fica o tempo todo fazendo reclamação da amiga quando não fica chorando. Eu ainda ñ tinha parado p/ORAR. E essa é a melhor forma de se resolver isso, entregando essa situação nas mão de Deus.
    Bjks!

    ResponderExcluir
  11. É verdade Cida, muitos adolescentes passam por rejeição e até na infância também... As crianças podem ser bem cruéis também...
    Esses dias eu fui levar o Daniel para o ministério infantil e a tia não tinha chegado ainda na salinha, mas já tinha algumas crianças, e cheguei bem na hora em que algumas crianças estavam chamando outra de "bruxa do 71" e rindo dela... Ai, eu dei uma bronca nelas, falei que era muito feio e que Deus não estava feliz com aquilo. Elas ficaram bem sem graça e pediram desculpas.
    Acho que tudo começa em casa, com os pais corrigindo esse tipo de coisa... chato demais!
    Ótimo post, como sempre!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Eu tbm ia abrir o "bocão" rss...
    pior que rejeição só a inveja, já senti isso e acho que de alguma forma tbm fiz alguém passar por isto, o que não foi correto - eu sei - mas, como vc disse a criança precisa enfrentar sozinhas certas situações e até mesmo constrangimentos pra não crescer uma criança chorona e dependente dos pais... Sou fã da sua filhota, ela se sai de cada uma! bjo querida! fica com Deus!

    ResponderExcluir
  13. Este texto é muito importante, pois este tipo de coisa ainda acontece nas escolas, em qualquer escola...minha filha já passou por isso,ela agiu da mesma forma que tua menina, o que me deixa feliz... pois ela mostrou que tem segurança para lidar com este tipo de situação, mesmo que tenha ficado triste.
    E eu é claro, fiquei MEGA triste, quis até ir na escola, tirar as "caras", ver o que estava acontecendo, mas minha filha disse que não precisava, que estava tudo bem e que a menina era uma chata mesmo . senti muita segurança e tranquilidade da parte dela. mais tarde descobri que a tal menina , é doente de ciúmes da minha filha, inveja mesmo... custei a acreditar que este tipo de coisa aconteça entre crianças...
    Mas com a experiência, aprendemos que este tipo de coisa tem acontecido muito e cada vez mais cedo. Eu procuro acompanhar tudo o que acontece com minhas meninas na escola, e não permitirei atitudes como buillyng, que podem trazer consequências para a auto estima delas.
    Estou sempre a espreita, como uma leoa pronta para defender seus filhotes... e o mais importante, estou constantemente levando elas a Deus em oração, para que Ele as cuide, guarde e as livre de todo mal !!!

    òtimo blog !!

    ResponderExcluir
  14. Cida, também aqui estou tendo problemas para postar comentários. Mas, como disse lá no Compartilhando, estamos sempre "jogando" na presença do Rei e tudo que há de mau virá à tona um dia.
    Quanto a este seu artigo, comento de novo:
    sua filha está desenvolvendo uma ótima autoestima, não se importando com o que os outros dizem e fazem. Beijo.
    Ótimo sábado para você e fim de semana. Da
    Celina

    ResponderExcluir
  15. Ah, já sofri muito com isso tb. Mas um dia coloquei tudo em oração e Deus me libertou. Hj vejo que se determinadas pessoas não querem minha comapnhia e amizade,quem sai perdendo são elas. E que nunca estou só, que Deus está sempre comigo e é o meu melhor amigo. E que por ser uma criatura de Deus eu já sou especial por isso.
    Fiquem com Deus

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!