família filhos

O PAI QUE QUERO SER...

terça-feira, maio 24, 2011Marcelo Vieira



De vez em quando a gente para pra pensar nos acontecimentos de nossa vida. As perdas e as vitórias que nos fazem crescer, as dores que nos fortalecem, os aprendizados que nos ajudam a errar menos. Este percurso que percorremos dia a dia, seja via instinto, seja obra do acaso ou destino {dizem, cada um nasce com o seu}, por mais longo que possa parecer, é muitas vezes saboreado sem paixão, sem rubor e até mesmo sem sentido.

A nossa vida é de tal maneira valiosa que aquilo que perpassamos sem o devido aproveitamento, invariavelmente volta em nossos pensamentos para fazer com que a gente se lamente. 

Um pai que não viu o filho crescer, que não correu pra abraçá-lo quando ele deu seus primeiros passos, quando sussurrou suas primeiras palavras e que não recebeu os mais graciosos, ingênuos e sinceros gestos de amor... É bem provável que este pai se lamente todos os dias e por toda a sua vida.

Eu, que de repente me descobri pai de primeira viagem ... ainda não sei bem que pai serei. É a própria vida, as experiências, o aprendizado adquirido, os passos percorridos e os sonhos alimentados é que servirão de pilares para a construção onipresente da figura de pai.

O pai que quero ser é aquele que nasce, cresce, aprende, descobre a vida com o filho. Aquele que sorri com o primeiro "mamãe", que chora com a mínima dor que seja; aquele que não dorme zelando pelo sono ou que não dorme para acompanhar a altivez do filho. O pai que quero ser é aquele que deixa o filho pela primeira vez na escolinha e fica o resto do dia com o coração partido. Que joga bola ou brinca de esconde, não por obrigação, mas por prazer de se fazer mais presente, agradecendo a todo instante o presente recebido.

E quando o futuro chegar, quero olhar para o céu e dizer com orgulho: _ Eu fiz a minha parte. Saboreei dos momentos com paixão, ruborizado e {até} com {excesso de} sentimento. Aprendi muito e junto. Cresci. Descobri. Vivi intensamente...
Tentei incansavelmente construir, no verdadeiro sentido da vida {família}, O PAI QUE QUERO SER.

Abraços Paternos!
Marcelo Vieira
Fonte Imagem: www.google.images.com

VEJA MAIS POSTAGENS

8 comentários

  1. Nosssa! Demais!
    Se todos dessem tanto valor a paternidade assim, teriamos um mundo menos problemático e tão ferido!
    O relacionamento com o pai é o canal para o relacionamento com o Pai...
    A referência paterna está sendo perdida... é uma pena! Amei o post...

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, que lindo texto.

    Fico feliz por existirem pessoas como você, realmente comprometidas com a paternidade e a maternidade, pois vemos tantas crianças carentes dessa atenção. De pequenos gestos e atitudes dos pais que fazem toda a diferença.

    Não serão os presentes caros, ou roupas de marca que ficarão na memória dos filhos, mas os momentos de aconchego, lazer e conversas com os pais.

    Meu pai foi muito presente na minha vida. Ele todos os dias a noite ficava ouvindo (já até cochilando) os meus relatos de como foi o meu dia na escola. Isso se prolongou até o segundo grau. Quando eu estava na faculdade já não morava mais com eles, mas se morasse, com certeza ele esperaria com prazer eu relatar todo o meu dia de trabalho e no estudo antes de dormir.

    Hoje já não o tenho, mas o que mais lembro são desses momentos. E outra coisa, já moça feita, uma vez por semana íamos numa lanchonete, só nós dois, era o nosso encontro marcado...rsrsrs.

    Tempos maravilhosos, que o meu pai soube deixar a sua marca de maneira preciosa na minha vida.

    Beijo querido, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  3. ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    lindooooooooooooooooooooooooooooooooo
    ate poeta vc esta ficando..rsrs

    beijossssssss

    ResponderExcluir
  4. Lindooo...
    A presença dos pais é fundamental para o crescimento e desenvolvimento dos nossos filhos,estar ali,para conversar,para brincar,contar historias e ate mesmo na hora da bronca a presença do pai é fundamental,talvez se mais pais pensassem assim nossas crianças nao estariam vivendo em uma sociedade tão cheia de problemas!Graças a deus meu marido pensa como eu..beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcelo,
    Com sentimentos assim tão lindos, tenho certeza de que você será um ótimo pai!
    Só o fato de querer ser um bom pai, querer aprender e participar já faz a diferença, você vai ver.
    Muito lindo, parabéns amigo!
    Lauri

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcelo, lindo texto!
    Fiquei imaginando que a cada trecho escrito seus sentimentos transbordavam.Vc está no caminho certo! Vai ser.....Não você é um ótimo pai, pois tem muito amor para dar.

    Quando meus filhos eram pequenos sofria muito pois não queria "errar" com eles. Depois conforme eles foram crescendo percebi que o melhor era mostrar que eu não era perfeita e que podia aprender com meus filhos. Acredite foi a melhor coisa que fiz, pois não joguei a carga de ser mais que perfeito nas costas deles.

    Você falou tudo: "o pai que quero ser nasce, cresce e aprende com os filhos"....é exatamente isso.

    Meu filho mais velho (25 anos) chama-se Marcelo e o mais novo (20 anos) chama-se Rafael e a todo dia eu aprendo alguma coisa diferente com eles.

    Parabéns, Deus te abençõe

    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  7. Marcelo, lindo demais seu post...
    Vc será com certeza, um grande pai...
    Bjks, Genis ♥

    ResponderExcluir
  8. eu queria ser pai, mais infelizmente minha companheira não pode mais ter. Alguma sugestao/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!