Fonte da imagem: Google
Aqui em Portugal, tem um ditado que diz:
"É de pequenino que se torce o pepino!"
Para bom entendedor, a mensagem dessa sabedoria popular é a seguinte: "temos que educar as crianças desde cedo".
Além de bons valores e boas maneiras, educar também significa acostumar a bons hábitos.
Lembro bem como eram as coisas lá em casa.
Meu pai almoçava e nem tirava o prato da mesa!
Até pedia a minha mãe ou a um dos filhos para lhe levar um copo d´água.
Meu marido também não é muito de tarefas domésticas.
Mas com meu filho, espero que as coisas sejam diferentes.
Quero que ele seja um homem moderno, perfeitamente consciente da importância da divisão de tarefas.
Desde já, vou lhe habituando a pequenas coisas do dia-a-dia que podem fazer grande diferença no futuro.
Com menos de 2 anos, o Dieguinho já me ajuda muito!
Ele coloca a roupa na máquina de lavar comigo.
Quando estou a limpar a casa, ele está sempre por perto para me dar um ou outro objeto.
Depois de tomar banho, vai colocar a toalha dele no lugar certo.
Se peço, vai colocar o que for preciso no lixo.
Se encontro algum brinquedo pela casa, peço para ele ir colocar junto dos outros.
Depois de brincar, incentivo sempre que ele junte tudo comigo.
Se o telefone toca, ele corre e vem me dar.
E por aí vai...
É muito engraçado!
Fico impressionada como ele gosta de ajudar...
Óbvio que sou contra trabalho infantil, mas acho fundamental ensinar as crianças desde cedo a participar das tarefas domésticas.
Sejam elas meninas e, em especial, meninos.
Machismo já não cabe mais nos dias de hoje.
Incentivem e estimulem os seus filhos a ajudar no que eles puderem.
E nessa fase, em que eles adoram nos imitar em tudo, é uma boa hora pra começar.
Só existem vantagens para você e para ele!
Você já estará plantando pequenas sementes de obrigações e responsabilidades.
Valores importantíssimos para a formação de um bom adulto.
A sociedade e as mulheres agradecerão!
Autora do texto: Débora do Blog: Amar ser Mãe
Eu sou mãe de menina, mas confesso que adorei esse texto, tanto que o trouxe para que mais mães possam apreciá-lo.
Precisamos mesmo de mais homens participativos nas tarefas domésticas, que entendam o valor que há nessa ajuda, nessa contribuição para o bom andamento do lar.
Eu só tenho pena que tem homens que ajudam e muito em casa, e as esposas não valorizam.
Se o teu marido é desse time, dos que ajudam, dê valor e o elogie sempre!
E se não é, se não gosta muito das tarefas domésticas, como é o caso de muitos maridos, inclusive do meu...hahahaha, paciência, vamos elogiar os outros pontos positivos, pois todos tem o seu valor.
Uma feliz semana a toda(o)s e que Deus esteja nos abençoando.
Carinhosamente...Cida do *Compartilhando...
14 comentários
Cida, querida
ResponderExcluirTomei um susto com o seu recadinho lá no blog... fiquei muito lisonjeada e já estou começando a e sentir importante, hein...rsrsrsrsrsrs...
brincadeirinha... obg pelo seu carinho e reconhecimento... que outras mamãs possa gostar do texto tanto quanto vc... uma ótima semana
adoreiiiiiiii, aqui em casa o davi ja ajuda bastante... e acho muito importante os homens tb saberem cuidar da casa e dos filhos, por isso sempre incentivo o davi a ajudar e cuidar.
ResponderExcluirbjusss
Oi Cida
ResponderExcluirO meu marido é do time que gosta de ajudar, ele sempre está fazendo algo em casa, é motivo para agradecer sempre. Um forte abraço.
Graças a Deus o meu me ajuda pra caramba, faz até comida, limpa casa, ele se aposentou com 43 anos, então fica comigo em casa. Quando fiz plástica cuidou de mim com tanto zelo, me levava ao médico, mana é de Deus. rssss
ResponderExcluirtemos que educar não só os meninos, mas as meninas também. Interessante que o meu marido faz, e elas(filhas) correm rsss. Mas temos que ensinarem a ajudarem em casa, independente de sexo, pois isso será aprendizado para suas próprias vidas. Quando um deles sairem de casa para casar ou estudar fora, trabalhar e viver sozinhos portanto devemos prepara-los para serem independentes. Bjs e muito bom o texto!
OI amiga muito bom esse texto sou mãe de um rapaz, mas desde pequeno comecei a orienta-los sobre a importância de realizar algumas tarefas em casa e como a autora do texto finalizou :A sociedade e as mulheres agradecerão! Também concordo com vc sobre mulheres saber valoriza os maridos que ajudam nas tarefas, pois alguns abençoado não ajudam com as tarefas a esses procurem outras qualidade pois ele tem.
ResponderExcluirAmiga quero te desejar uma bela semana.
Que texto lindo minha amiga,e é verdade mesmo devemos educar as crianças e ensinar o caminho certo a elas desde criancinhas,pois quando crescerem não irão desviar dele,isso esta escrito na palavra de Deus,e devemos cumprir.A educação moderna de hoje onde os filhos podem fazer o que quiser não tem ajudado em nada a não ser para criarmos mais assassinos,ladrões enfim.O futuro deste pais esta nas mãos das crianças que nascem hoje e se nós como educadores que somos não os ensinar a crescer em sabedoria como então que sera nosso mundo no futuro?O nosso futuro depende do que fazendo em nosso presente.Fique com Deus e tenha um lindo dia!
ResponderExcluirOlha concordo, meu filho me ajuda bastante mesmo e acabou que hj é um menininho fresco, nõ gosta de nada fora do lugar , não q seja rigoroso, mas ele brinca e logo aruma a bagunça rsrsrs .
ResponderExcluiradorei post
ahhhh Aqui eu tbém já comecei á educar deixando claro que cooperação é tudo!
ResponderExcluirSempre acompanho a Débora. Já virou uma amiga do dia a dia aqui pelo universo dos blogs. Também não sou mãe de menino, mas já fico pegando umas dicas e concordo com as coisas q ela fala sobre a criação de meninos.
ResponderExcluirBeijinhos pra vcs!!
Adoro estar por aqui.
Cida eu tô no time dos que ajudam. Ou melhor, não só ajudo, tenho função doméstica fixa. Sou eu quem lavo as roupas aqui em casa. Eu lavo e a esposa cuida da casa.
ResponderExcluirA divisão de terefas é importante, principalmente após a chegada dos filhos. O homem moderno precisa ser um aliado da esposa pra que as coisas decorram com mais facilidade para ambos.
Abraços e Parabéns pelo post!
http://mmppv.blogspot.com/
Debora e Cida,
ResponderExcluirAqui em casa também incentivo o Daniel a ajudar desde cedo, também acho super importante.
Gostei muito do texto, parabens!
beijinhos, Lauri
Acho fundamental o menino ter responsabilidades parecidas com as das meninas, pq não o menino não pode lavar a louça para ajudar a mãe?
ResponderExcluirAcho que seria uma boa ensinar na boa hora a ajudar os pais com os serviços domesticos, meu marido lava louça tbm e nem por isso deixou de ser homem. =)
Concordo plenamente com esse post! Eu tenho um filho de 4 anos e sempre o incentivei a me ajudar nas tarefas domésticas, ele adora! Lavar a louça, estender roupas no varal, varrer o chão, arrumar suas coisas, arrumar a cama, regar as plantas, etc...ele até tem sua propria vassourinha, uma pa pra juntar o lixo, e um avental, pois ele adora me ajudar na cozinha também! Sendo menina ou menino, os pais deveriam acostumar desde cedo a ajudar em casa. Legal ver esse assunto ser falado aqui! Gosto muito do blog!!!
ResponderExcluirMuito legal, Cida.
ResponderExcluirAqui, marido ajuda muito e JM começa já a seguir seus passos...rsrsrs
Bjs
Obrigado por comentar, ficamos felizes!