Bebês Prematuros Colaboradora

Bronquiolite e prematuros, mais uma vez...

quarta-feira, junho 22, 2011Chris Ferreira


Texto da Mônica,do Projeto Pequenos Guerreiros

Lá vem essa chata falar de bronquiolite de novo, será que ela não tem outro assunto, não?”, você pode ter pensado. Não. Não sou a tarada da bronquiolite! Mas volto ao assunto porque o que eu temi desde a alta de Beatriz, em agosto de 2009, aconteceu esta semana. Há cerca de dez dias, ela estava com coriza, tratei com o remedinho que a pediatra prescreveu para estes casos. Parecia ter melhorado. De sábado para domingo notei que estava com tosse, nada demais. Uma febrinha durante o dia no domingo.
A noite de domingo para segunda não foi das melhores. Acordou febril, com mais tosse e fazendo esforço para respirar, inclusive com uns chios. Nem precisa dizer qual foi o meu desespero, né? Telefonei para nossa Doc! Depois das orientações, fiquei alerta. Mas na terça-feira (dia em que seria festinha de aniversário na escola) a febre ficou constante e a dificuldade para respirar ainda mais aparente. Não tive dúvidas, corri para o hospital.
Confesso que num país estranho tudo toma contornos mais assustadores. Como quase não sou exagerada, já pensei em contratar oxigênio e médicos para levar Beatriz para o Brasil de avião! Mas isso não é nada para quem fez respiração boca a boca quando a filha arfou porque a água quente caiu no bumbumzinho assado... mas isso é outra história... :P
Exames clínicos, uma série de “disparos” (como aqui chamam as bombinhas) e um raio-x do pulmão. Confirmado. Bronquiolite. Quando a enfermeira prendeu em seu dedinho o tal do oxímetro minhas pernas amoleceram e o coração veio na boca, confesso. A saturação parou em 96% e, junto com o alívio, escorreu uma lágrima.

E o que é bronquiolite? É a inflamação dos bronquíolos (são os “vasinhos” mais finos do pulmão, no final da ramificação), causada na maioria das vezes por vírus. Esta inflamação enche os bronquíolos de muco, assim como acontece no nariz quando estamos resfriados.

O que causa? Na maioria das vezes, é causada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) mas outros vírus como a influenza (gripes) podem causar bronquiolite também.

Por que tanto medo? Em bebês com displasia broncopulmonar (leia nota de rodapé) ou asma, o “chio” e a tosse podem durar muito tempo. E o vírus pode também viajar até os alvéolos e causar pneumonia. Crianças com menos de dois anos e/ou com problemas cardíacos, asma e casos graves de displasia broncopulmonar têm grande risco. Podem, inclusive, precisar de internação com uso de oxigênio.

Como se trata? O tratamento da bronquiolite inclui corticóides (se houver uma inflamação importante) e broncodilatadores (as bombinhas). Fisioterapia pulmonar ajuda muito a soltar as secreções.

Como previne? Para crianças abaixo de dois anos (e que se enquadrem em alguns parâmetros) existe o palivizumabe, o famoso Synagis, do laboratório Abbot. Como já falamos anteriormente, o tratamento completo (durante os dois primeiros outono-invernos do bebê) pode chegar a setenta e cinco mil reais. Estados como São Paulo e Rio de Janeiro fornecem o tratamento gratuitamente. Verifique com seu pediatra se seu bebê se enquadra na indicação. Em breve espero poder falar como conseguir o Synagis em cada estado do Brasil. A vacina da gripe também é muito importante na prevenção da bronquiolite. Assim como evitar exposição à fumaça de cigarro e mudanças bruscas de temperatura.

Beatriz fez uso do Synagis em 2009 e 2010. No Paraná ainda é preciso entrar com uma ação na Justiça Federal para se pleitear o tratamento de prevenção. Este é seu primeiro outono-inverno sem Synagis. Aqui no Uruguai tem feito semanas de muito sol e temperaturas amenas. Para quem vive em Curitiba, 15°C ensolarado é uma temperatura amena! O Vírus Sincicial Respiratório gosta de temperaturas baixas e pouco sol, por isso (no hemisfério sul) recomenda-se o uso do palivizumabe entre os meses de abril a setembro.
Como mãe que acabou de passar por um susto digo:
- se seu prematuro tiver nascido antes de 28 semanas e tem broncodisplasia, corra atrás do Synagis, vale a pena
- não o exponha a ambientes fechados com aglomeração de pessoas
- carregue álcool consigo e não deixe que beijem o bebê ou peguem nas suas mãozinhas
- evite creche/escolinha o máximo possível (nada me tira da cabeça que a culpa foi da escolinha...)
- dê a vacina da gripe
Como já disse em outros posts, o bebê não precisa viver numa bolha mas não quero passar por esse susto de novo. Antes dos três anos a imunidade de toda criança é mais baixa, dos prematuros então, nem se fala.
Beatriz está melhorando a cada dia! Amanhã voltaremos ao hospital para o controle e está se alimentando melhor. O único problema é o repouso porque ela nasceu equipada com uma bateria super potente! Não pára um segundo sequer!

*A Mônica é criadora e coordenadora do Projeto Pequenos Guerreiros, Secretária Executiva por formação, mamãe por vocação da Beatriz.
Blogueira desde 2002, autora do livro infantil Do Tamanho de Um Botão.
Editora do blog do Projeto Pequenos Guerreiros. 

 @MonicaBLSilva

Mônica, obrigada por colaborar com informações tão importantes. O nosso desejo é que a Beatriz esteja melhor a cada dia!
Beijos,
Equipe Recanto

VEJA MAIS POSTAGENS

6 comentários

  1. Nossa Mônica, que susto.
    O meu desejo é que a Beatriz fique ótima.

    Quando nossos filhos ficam doentes ficamos bem apreensivos e temos que correr, pois pode ser algo simples, ou algo grave.

    Gostei muito de saber mais sobre a bronquiolite, pois confesso que eu não sabia.
    Obrigado mesmo por compartilhar conosco essa experiência.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mônica,
    Super importante o seu post, precisamos estar atentos sempre aos nossos filhos. Que bom a Beatriz estar melhor a cada dia.
    Obrigada por colaborar aqui no Recanto.
    Beijinhos,
    Lauri

    ResponderExcluir
  3. Olá Mônica, muito prazer.
    Essa tema é muito importante, pois todos os dias, principalmente nas grandes capitais, milhares de crianças passam por isso.
    As mães, como eu já passei por isso, se desesperam e não sabem direito o que fazer.
    Parabéns pela iniciativa em tratar deste tema conosco.
    Beijocas
    Cris

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, meninas!

    A Bia está ótima, foram 2 semanas de tratamento mas a menina é um tourinho! Meu desafio agora é fazê-la perder um pouquinho de peso... hahaha

    Beijos!

    Monica
    www.projetopequenosguerreiros.com

    ResponderExcluir
  5. Ai ai ai...que essas coisas chatas passem longe dos meus gurizinhos!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas. Meu filho fez a fisio respiratória e eu adorei... Sou super a favor de "evitar" se possível, a escolinha antes dos dois anos, sempre que der, é claro! abç tati
    http://amigosdefraldas.blogspot.com.br/2012/06/fisioterapia-respiratoria-nao-sao.html

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!