Dani Garcia escolas

A escola WALDORF é o que eu quero pro meu filho

sexta-feira, junho 10, 2011O mundo da Dani

(O post ficou grande, mas eu garanto que ele nos faz repensar na escola que desejamos para nossos filhos)
 
A visão de uma escola WALDORF
A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DE 0 A 7 ANOS


       Durante nove meses, aproximadamente, um pequeno embrião desenvolveu-se. Formou-se um feto,que cresceu até o momento de se “dar à luz”. Durante todo este tempo, o pequenino bebê esteve muito bem protegido, aquecido, preservado de estímulos excessivos. O útero materno é caloroso e envolvente. Para nascer, a criança precisa se esforçar muito, vencer a difícil passagem que a separa do mundo externo. Este é seu primeiro aprendizado, seu primeiro ato de coragem: vir ao mundo!

     Deveria ser óbvio para nós, adultos, o fato de que este mundo deve se descortinar aos poucos para a criança, perceber que quem esteve por tanto tempo totalmente protegido precisa aprender,lentamente, a conviver com os novos estímulos sensoriais (luzes, sons, sabores). Infelizmente, tal percepção já não é mais tão lógica. Observamos, por exemplo, como é grande a quantidade de bebês, muitas vezes com menos de um mês, que podem ser vistos, atualmente, em shopping centers, supermercados (até de madrugada!), festas e outros locais excessivamente agitados para quem
acabou de nascer. Podemos nos questionar sobre que influência causa na criança esta hiper estimulação tão precoce. Quem sabe possamos comparar o que isto significa para a criança com como nos sentimos se, após uma agradável noite de sono, somos despertados pelo suave canto dos
pássaros e uma doce mão que nos afaga a cabeça ou por um despertador estridente e alguém nos sacudindo. Certamente começa aí o problema atual e crescente de crianças diagnosticadas como “hiper-ativas”.

     Hoje em dia, até o momento de ir para a escola se antecipou, o “descortinar” do mundo chega cada vez mais cedo. Antigamente a idade escolar iniciava aos sete anos. Até então, era normal que as crianças ficassem em casa, cuidados por seus familiares. E, durante esse primeiro setênio (período de sete anos), ela podia aprender naturalmente suas mais importantes lições: andar, falar, pensar e se relacionar socialmente. Tudo através do exemplo, da imitação do adulto próximo a ela e, é claro, do
aprendizado oriundo de suas próprias brincadeiras. Mas, em nossa sociedade atual, cada vez mais as famílias se vêem obrigadas a colocar as crianças em creches e jardins desde muito cedo, a fim de poderem desenvolver suas atividades profissionais.

     Diante deste quatro, talvez difícil de mudar, resta a possibilidade de, ao se buscar uma escola, primar por um local que procure conservar o ambiente caloroso do lar. Onde haja adultos conscientes das reais necessidades da criança, do papel que desempenham na educação infantil e, principalmente, dignos de serem por ela imitados. Um local onde a criança possa brincar
saudavelmente, ao ar livre, com brinquedos que possibilitem a ela o desenvolvimento pleno de seus sentidos, de suas emoções e de seu organismo.

     Além do mais, um ambiente acolhedor na infância traz lembranças que ficam para toda a vida.      Quem é cuidado aprende a cuidar! Quem não sorri ao lembrar de momentos onde podíamos nos sentar no colo da avó e ouvir histórias, ou raspar com o dedo a tigela de um bolo recém preparado pela mãe? Talvez muitos pais, hoje em dia, não possam ter tido o prazer, quando crianças, de entrar em uma cozinha constantemente perfumada pelo cheiro do pão que acabou de ser assado. É esse tipo de vivências simples e calorosas, nos primeiros anos de vida, que educa adequadamente a vontade (força interior que move para a ação no mundo) e a índole da criança. Se apoiarmos essa força de vontade, dando espaço para a criança brincar sadiamente, quando ela se tornar adulta também terá vontade de agir, de transformar o mundo. E é principalmente antes dos sete anos de idade que podemos fortalecer a vontade de agir.

     Na educação infantil (maternal e jardim), a pedagogia Waldorf procura recriar este ambiente caloroso do lar. Todo o período em que a criança está na escola é cuidadosamente preparado. Todas as vivências são feitas dentro de um ritmo orgânico (contração e expansão, inspiração e expiração).

     Expansão, por exemplo, no momento em que as crianças brincam livremente dentro das salas, depois a contração, quanto todos se unem para participar da roda rítmica e do lanche (alimento do corpo). Novamente a expansão, com o brincar na área externa da escola e a contração, quando todos são reunidos para ouvir uma história (alimento da alma). O ritmo que se repete diariamente é essencial para trazer segurança à criança e desenvolver nela hábitos saudáveis. É claro que este ritmo também se transforma como na natureza, a cada mudança de estação, e como no íntimo da alma humana, na vivência das diferentes celebrações (Páscoa, São João, Natal).

     Para seu desenvolvimento motor e de equilíbrio, as crianças são incentivadas a pular corda, andar de perna-de-pau, pular amarelinha, pular elástico, brincar na caixa de areia. Estas brincadeiras promovem, anos mais tarde, o fortalecimento cognitivo no jovem e no adulto. Isto porque o
desenvolvimento motor está diretamente relacionado ao desenvolvimento cognitivo. Os brinquedos utilizados nas escolas Waldorf são, geralmente, produtos da natureza, que cresceram e se transformaram naturalmente: um galho de árvore, uma conchinha, etc. A criança que brinca com esses elementos sente-se fortalecida interiormente, pois os processos de desenvolvimento e crescimento intrínsecos a eles correspondem também ao que está ocorrendo no interior da própria criança. Além disso, sua fantasia e criatividade são ativadas por essas formas. No mais, os brinquedos simples e naturais (feitos com madeira, lã pura, algodão, seda, pedras, etc.) estimulam o tato e são muito mais agradáveis ao toque. Faça esta experiência: coloque em um saco fechado e opaco brinquedos de plástico e eletrônicos e, em outro saco, brinquedos de madeira, bonecas de pano, lã. Peça, depois, para que uma pessoa que não conhece o conteúdo dos mesmos coloque sua mão no interior de cada um e relate suas sensações ao tocar os objetos dos diferentes sacos.

    Experimente você também! E então... Que tipo de estímulo parece mais adequado para a criança?

    A escola Waldorf não alfabetiza as crianças no jardim da infância, pois exigir da criança um aprendizado intelectual nesta etapa de crescimento retira suas forças vitais, enfraquecendo, inclusive, seu desenvolvimento físico e a formação de seus órgãos. Já o desenho, a pintura e a música estão presentes diariamente nas atividades desenvolvidas com as crianças, assim como
ajudar a professora a preparar a massa do pão (que será compartilhado por todos na hora do lanche) e a organizar a sala depois das brincadeiras - é importante que as crianças guardem os elementos separados em cestinhas ou caixinhas, isto cria nelas um sentido de ordem e forma, preparando para
o pensar lógico. Elas não sabem fazê-lo sozinhas e precisam do exemplo adulto de que a arrumação é feita com gosto. Se fizermos com vontade e alegria, as crianças também irão fazê-lo.

      Este tempo em que a criança cresceu fortalecida pela possibilidade de brincar e imitar dá a ela uma prontidão para a educação formal. Agora sim, gradativamente ela adquire condições de permanecer mais tempo concentrada, pois suas forças vitais tornam-se disponíveis para atuar na memória, sem
ônus para seu desenvolvimento físico. Distingue-se nas crianças que saem dos jardins da infância

     Waldorf para iniciar a vida escolar (1º ano), muito entusiasmo e vontade de aprender, além das bochechas sempre rosadas.

Texto retirado da
http://www.escolaturmalina.com.br/download/artigos/a_educacao_da_crianca_de_0_a_7_anos.pdf

imagens retiradas do google
fotos tiradas na escola Querencia em porto alegre
http://www.ewq.com.br/60358.html

Pessoal isso é só uma pitadinha da maravilha que são as escolas Waldorf... é só procurar no Google e viajar nessa maravilha de instituição.

beijossssssssssss
Dani Garcia

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11 comentários

  1. Quando fui colocar a Bibi na escola pesquisei muito sobre o método Waldorf e amei, é o ideal para qualquer criança, principalmente pelo vínculo mantido com a mesma prof nos primeiros anos de escola. infelizmente não tive condição financeira para proporcionar esse aprendizado a ela.
    Creio que o ensino público seria muito melhor se as escolas oportunizassem esse aprendizado a seus alunos.
    Eu tive condições de cuidar dos meus 2 filhos em casa até a idade de entrarem na escola com 6 anos, sendo muitas vezes criticada pela própria família, mas meus filhos hoje são muito mais tranquilos que meu sobrinho que esteve em uma creche desde os 3 meses, meus filhos sabem brincar no quintal, e uma pedra ou um tronco caido no chão são constantemente nosso navio ou avião, e temos prazer em colher folhas e montar brinquedos mais naturais. Eles conviveram com o cheiro de bolo que Bisa fazia, e podiam colocar a mão na massa pra ajudar o papai a fazer o pão.
    Experiencias que eu creio que fazem diferença hoje no modo deles serem.

    Beijinhos Candi

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  2. olha..estou encantada, amei, procurei uma com a localização mais proxima de onde resido atualmente, e infelizmente fica mto longe pra mim..mas adorei o post. estava procurando este assunto, pois quero achar uma escolinha p meu filho mais velho de 2 anos, mas quero assim..uma escola que da gosto de ver..enquanto isso continuo pesquisando..mas parabens pelo post e sempre que tiver alguma novidade escreva pra nós..bjinhos..

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  3. É uma escola assim que procuro...
    Incrivel como as pessoas olham torto e discriminam porque minha filha tem quase dois anos e não vai pra creche. Parece coisa de outro mundo.
    Ela tem interação com outras crianças pois faz natação desde os 4 meses...

    Bjos adorei o post

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  4. aiiii gurias penso assim como vcs...agente quer uma escola q seja a continuação da nossa casa, e principalmente quem precisa colocar os filhos cedo na escola, deve sofrer muitooo com isso...
    Aqui em Porto Alegre tem uma escola waldorf, e minha mãe teve o prazer de conhecer pessoalmente e voltou encantada, com o carinho, a atenção de todos, e a escola cheia de mães e pais participando, tinham mães fazendo vela com os filhos numa sala, tinham maes na cozinha fazendo biscoito... tudo muito natural sabe... pena é longe da minha casa, pois caso contrario estaria la com o Davi,,,, ahhhh e a escola daqui não cobra tudo isso não...é tipo uma parceria entre os pais e a escola...
    bjussssssssssssssssssss

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  5. Oi Dani!
    Ótimo post, não conhecia essa escola.

    Eu fiquei em casa até quase 7 anos, só entrei na escola na primeira série, passei toda a minha infância subindo em árvores e brincando no quintal...eita coisa boa. Agradeço a Deus que pude ficar com a minha filha também até agora, só esse ano, com 6 anos que foi pra escola. Sinto saudades das nossas tardes juntas, lá no bosque que tem perto de casa, mas fico feliz também porque onde ela está estudando é uma ótima escola e ela vem todos os dias com novidades.

    Um beijo grande pra Você e pra todas as mamães que passam por aqui.
    Um ótimo final de semana!!!

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  6. Legal Dani!

    Quem nao quer uma escola assim para o filho?

    Eu encontrei uma escolinha aqui que utiliza o método Montessori, é algo que sempre admirei e tenho certeza de que será bom para o meu menino, pois respeita a individualidade e prega a liberdade de aprendizagem.
    Ele comeca em setembro, estamos muito empolgados por aqui.

    Beijocas e um ótimo fim de semana :)

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  7. Eu não conhecia esta escola. Quem não quer que seu filho estude numa dessas.

    Parabéns Dani!

    Marcelo Vieira
    www.mmppv.blogspot.com

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  8. Não existe uma escola perfeita, por mais que a metodologia pareça tão ideal pra nós.
    O que faz uma escola ser melhor do que as outras, são os professores que ali estão lecionando.
    Já trabalhei em escolas simples, com professores excelentes que trabalhavam o "todo" da criança e já trabalhei em escolas com uma excelente estrutura física, com uma proposta pedagógica de ponta e que era só "pra inglês" ver.
    A escola se faz de pessoas e as crianças nas séries inciais precisam sim de serem desenvolvidas cognitivamente, mas o efetivo e os princípios devem vir em primeiro lugar.
    Beijos, Genis.

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  9. nesse escola , fazem crianças burras , só sabem brinca, educação nova era, odiei

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  10. nesse escola , fazem crianças burras , só sabem brinca, educação nova era, odiei

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