Cida Comportamento

Pequenas atitudes, grandes progressos!

segunda-feira, junho 13, 2011Cida Kuntze

Imagem: cyberdiet.terra.com


É interessante comprovar como uma mudança pra melhor pode ocorrer numa família, no trabalho, na escola, etc, quando se adota uma nova postura, um novo olhar, uma nova atitude.

Uma conhecida vivia em guerra com a filha adolescente. Todos os dias, após a menina chegar do colégio era a mesma história. Depois do: "Mãnhêeeee, porque você mexeu nas minhas coisas?" uma discussão se travava. Ela então pensou a respeito e combinou com a filha que a mesma deveria manter o quarto limpo e organizado, assim não "mexeria" mais nas coisas dela, pois fazia isso pra poder limpar o quarto. 
A garota concordou e além de manter tudo em ordem, agora quando ela chega do colégio vem contente conversar e contar as novidades.
Acabou aquele estress, mas foi necessário a mãe dar o primeiro passo e respeitar o espaço da filha, assim conseguiu respeito também. Nós que somos mais velhos, precisamos agir com sabedoria e amor.
.
Outra família estava com sérios problemas para dar limites e acabar com a agressividade dos filhos de 6 e 8 anos. Os meninos além de se agredirem, chutavam e davam socos no pai quando esse vinha repreendê-los. Um amigo vendo a situação e ouvindo o desabafo do pai, que não sabia mais o quê fazer, sugeriu que o mesmo não levasse tanto trabalho pra casa, mas que tirasse todos os dias um tempo pra brincar com os filhos.
Ele então decidiu mudar de atitude, ao invés de ficar trabalhando em casa o tempo todo, ou só castigando os meninos, passou a jogar bola com eles, andar de bibicleta, ou brincar de algum joguinho todos os dias, pelo menos uma hora depois que chegava do trabalho. O resultado? Não poderia ter sido melhor, pois ambos estão muito tranquilos e obedientes. Quando eles desrespeitam alguma regra da casa, ou se agridem, recebem um castigo, mas agora eles aceitam e pedem desculpas. O pai teve que mudar primeiro, ser mais presente,  pra ver a mudança nos filhos.

As pessoas muitas vezes insistem em continuar com velhos hábitos, velhas atitudes, mesmo vendo que não estão trazendo benefícios pra si, nem pros outros, pelo simples fato de não desejarem mudar.

Muitas vezes não enxergamos que a solução para um problema está nas nossas mãos. Com uma simples mudança de atitude poderemos ver grandes progressos!

Ficamos esperando que os outros mudem, quando na verdade a mudança tem que começar em nós!!!

Aprendi com Jesus que "a candeia do corpo são os olhos; de sorte que se os meus olhos forem bons, todo o meu corpo terá luz." Mateus 6:22.

Precisamos ter olhos bons, pra olhar a nossa família e ao nosso redor com misericórdia e amor, assim poderemos mudar as atitudes que não estão nos levando a ter bons resultados nos nossos relacionamentos.

Bom, essa reflexão não escrevi só pra vocês, mas pra mim também, pois todos precisamos nos autoavaliar e ver onde podemos estar melhorando sempre! 

A todos que passam por aqui um abraço e o meu desejo de uma semana de muita paz!

Carinhosamente...Cida do *Compartilhando...

VEJA MAIS POSTAGENS

9 comentários

  1. Cida querida...são posts como esse que faz a gente refletir...graças a Deus nunca tive problemas com meus filhos...mas o post me ajudou a mudar comigo mesma...as vezes tenho me sabotado em algumas coisas...e eu sei que mudei, fiquei mais distantes das pessoas que tem afeição por mim...e o post me fez ver isso...obrigada amiga por me fazer enxergar esses pequenos detalhes.....uma semana maravilhosa...xero no coração

    ResponderExcluir
  2. Mais um excelente post, um incetivo a uma reflexao e mudanca de atitudes.

    Eu mesma já mudei muitas atitudes minhas em prol da minha família. Confesso que é dificil, mas vendo os próprios defeitos pude ver que seria o melhor. E foi mesmo!

    Cida minha amiga do coracao, estou te devendo um email, prometo que nesta semana vai.

    Beijos e uma semana excelente para você e toda a sua família :)

    ResponderExcluir
  3. Bom é saber que em qualquer momento da vida podemos nos avaliar e mudar... aprender com nossos filhos, ter humildade... estou passando por esse processo com minha filha de 15 anos; precisamos chegar a extremos para eu rever algumas das minhas atitudes... mas,agora sei que isso foi necessário para ocorrer a mudança e tudo tem sido tão melhor!!

    Bjs e boa semana!

    Sil

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post Cida!
    Lição de vida. Todos deveriam ler e seguir em seu dia a dia. Muitas pessoas passam por situações como estas e não sabem o que fazer.
    Esta partilha é benéfica para todos!

    Abraços Paternos!
    www.mmppv.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. adorooooooooooooooooooooooooooo
    bjussssssss

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, Cida.
    Se os outros não mudam, uma mudança de nossos hábitos pode melhorar a convivência.
    É oportuna uma reflexão assim.
    Boa semana.
    Da
    Celina

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida,

    É biblico, a mulher sábia edifica a sua casa e a tola destrói... Vamos nos fazer de tolo pra ganhar o tolo? Vamos ceder em alguns momentos? A cura de nossas vidas estão em nossas ações.

    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Cida, que lindo esse texto! Adorei os dois exemplos que você citou. Realmente, ao invés de ficarmos reclamando dos problemas nós mesmos temos que mudar de atitude se quisermos solucioná-los. Gostei de verdade, esse texto me tocou profundamente, e vejo que há muitas coisas que preciso mudar em minha vida. Um beijo!

    ResponderExcluir
  9. Amiga
    É a mais pura verdade... a gente precisa sair, de vez enquando, da nossa "zona de conforto", se auto-avaliar e tentar mudar o que precisa ser mudado. É difícil, mas isso só nos melhora e nos faz crescer. Um grande abraço !

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!